domingo, 2 de setembro de 2012

Quando Deus intervém na história de nossas vidas.




Amados irmãos, todos nós precisamos da intervenção de Deus em nossa vida. E Deus, que é amoroso, cheio de graça e misericórdia, quer intervir  para nos abençoar. Portanto, permitamos que o Senhor entre nela, e certamente, será totalmente alterada para melhor.




O texto de Atos 12,  fala do jeito que Pedro foi liberto da prisão em que Herodes o havia colocado. Tiago tinha sido morto recentemente, e Pedro a mesma execução. Era projeto de Herodes, fazê-lo. A sua execução estava marcada para após as festas dos pães asmos. Deus, contudo, resolveu intervir na história de Pedro. Esse momento na vida dele  nos ensina o que acontece quanto o Senhor intervém em nossa vida.





"Enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja orava continuamente a Deus por ele.Herodes estava para fazê-lo comparecer, naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, preso com duas correntes; e os guardas vigiavam a porta da prisão.(Atos 12,5-6)





Então, o povo sabia a importância da intercessão e sempre pedindo a Deus para ter piedade de Pedro.





E Deus tinha um projeto para Pedro, então não deixou ele morrer e mandou um anjo para ajudá-lo. Veja:





"Foi quando apareceu o anjo do Senhor, e uma luz iluminou a cela. O anjo tocou o ombro de Pedro, acordou-o e disse: “Levanta-te depressa!” As correntes caíram-lhe das mãos. O anjo continuou: “Põe o cinto e calça tuas sandálias!” Pedro obedeceu, e o anjo lhe disse: “Veste tua capa e vem comigo!” Pedro acompanhou-o, sem saber que a intervenção do anjo era realidade; pensava que era uma visão. Depois de passarem pela primeira e pela segunda guarda, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. O portão abriu-se sozinho. Eles saíram, caminharam por uma rua, e logo depois o anjo o deixou". (Atos 12,7-10).





Podemos observar que  o cinto é referido na Bíblia como símbolo de fidelidade (Is.11:5), força e autoridade (1 Sm.2:4; 2 Sm.22:40; Sl.18:32,39; 65:6; Is.45:5; 22:21), honra e dignidade aos filhos de Arão – sacerdotes – (Êx.28:40), verdade (Ef.6:14) e alegria (Sl.30:11). 








Como disse Frei Bento explicando que o sentido da palavra de Jesus aqui é dizer que ao seguirmos pelo mundo, para anunciar o Evangelho, devemos estar livres, leves, sem nada que nos amarre, que nos prenda, tudo que nos faça pobres," nem pão, nem mochila, nem dinheiro no cinto".





É o sentido da pobreza evangélica , anunciar o Evangelho aos pobres , como pobres, sem nada de nosso. Apenas uma túnica que é a Igreja, apenas um cajado que é o Evangelho que nos sustenta a caminhada, apenas as sandálias para que quando for necessário, sacudirmos o pó da indiferença e seguirmos em frente.





Vejam a confiança de Pedro, quando o anjo foi libertá-lo, Pedro estava dormindo. Observe a grande transformação de Pedro, antes ele havia negado Jesus por três vezes, agora, estava prestes a morrer e dormia. 





Pedro não estava chorando, não estava nervoso e nem reclamando. Pedro era um novo homem. Nada o abalava, pois recebeu o Espírito Santo, a força que vem do alto.





Duas coisas agradaram a Deus, o fato de seus amigos intercederem por ele, é um ato de amor, sem dúvida e também a confiança de Pedro, que colocou Deus em primeiro lugar.





Assim, meus irmãos Deus veio e ajudou Pedro. Deus também já interveio tantas vezes na minha vida. Só que ao contrário de Pedro, ainda sou afobada, sou inquieta, mas sinto que Já estou mudando, porque a palavra me ensina muito, como agora, ao escrever para você, o Senhor está falando comigo.





Louvado Seja Deus. Que ele nos conceda a graça de sermos transformados como Pedro o foi e mais ainda, de valorizarmos a intercessão.





Que possamos orar continuamente pelas pessoas.





Augusta Moreira dos Santos


Grupo de Oração São Francisco-Vazante-MG


www.grupodeoracaosaofrancisco.blogspot.com.br

A Bíblia é o livro dos livros.




Olá!




Daremos sequência à meditação sobre a palavra de Deus e os efeitos que ela provoca em nós.


Sem dúvida alguma, ela mexe e remexe com o nosso interior, quando há abertura de coração.





"Desde criança conheces as Escrituras Sagradas. Elas têm o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé no Cristo Jesus. Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça.Assim, a pessoa que é de Deus estará capacitada e bem preparada para toda boa obra".(II Timóteo, 3,15-17)





A Bíblia é o livro dos livros.  Os efeitos que seu estudo nos proporciona, não são encontrados em nenhum outro livro. 





A Bíblia é um livro confiável em seus relatos históricos. Tanto a arqueologia como a História comprovam isso. 





Ela narra os acontecimentos desde antes e após a criação do mundo, como também os acontecimentos vindouros. É ela que narra também sobre o fim dos tempos que culminará com a vinda de Jesus, o resgate dos fiéis, a destruição dos ímpios, selando assim o destino eterno da humanidade no novo céu e a nova terra..





 A Bíblia nos dá a sabedoria que nenhum outro livro pode oferecer e nela está a vontade de Deus, sendo útil para ensinar, para consolar, para animar, para exortar.





A Bíblia responde seguramente todas as perguntas. Funciona como espelho, mostrando a situação de cada pessoa diante do Seu Criador.  





A palavra de Deus orienta em todos os aspectos que um ser humano precisa, no que se refere a sua vida física, emocional e espiritual.





 “A Palavra de Deus é viva e eficaz” (Hb 4,12). É uma palavra do Deus da Vida, do Deus Criador de tudo. É palavra eficaz pois ela produz efeito e cumpre a missão para a qual é enviada (Is 55,10-11).





Quando Deus ainda não havia falado, quando não havia palavra de Deus, faltava vida: “A terra estava vazia e vaga, e as trevas cobriam o abismo” (Gn 1,2a). Ou seja, sem a Palavra de Deus, não há sentido em nada.





No meio deste mundo em mudanças rápidas, crises constantes, doenças modernas, perdas de valores, inundação de idéias novas, etc. parece que estamos sem direção. É justamente neste momento que devemos nos agarrar em algo firme, que é a bíblia, pois tudo passa, mas “a Palavra de Deus permanece para sempre” (1Pedro 1,23-25).





Neste mês da bíblia, não podemos esquecer de Nossa Senhora, que teve momentos decisivos na história da nossa salvação.





Ela que pela fé disse sim. Ela que por ser obediente a Deus, acreditou nos seus planos. Nossa Senhora, que presenciou todo o sofrimento de Jesus e ali no silêncio suportou toda aquela espada de dor.





Essa mãe, que Jesus nos momentos finais de sua vida, entregou a João, eis aí tua mãe, disse para o discípulo e falou para a sua mãe: "eis aí o teu filho". Com essas palavras, Jesus quis nos dizer que Ele é o primogênito de uma multidão de filhos que somos nós.





Não podemos esquecer que após a morte de Jesus e aguardando a vinda do Espírito Santo, Maria ficou o tempo todo com os apóstolos e junto com eles recebeu o Espírito Santo como todos os demais que ali estavam.





Naquele momento ela representou todas as mulheres. E apartir dali, mudou a vida das mulheres e da humanidade.





Lembremo-nos da Exortação Apostólica Pós-Sinodal do Papa Bento XVI, sobre a Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja: “Contemplando na Mãe de Deus uma vida modelada totalmente pela Palavra, descobrimo-nos também nós chamados a entrar no mistério da fé, pela qual Cristo vem habitar na nossa vida. Como nos recorda Santo Ambrósio, cada cristão que crê, em certo sentido, concebe e gera em si mesmo o Verbo de Deus: se há uma só Mãe de Cristo segundo a carne, segundo a fé, porém, Cristo é o fruto de todos. Portanto, o que aconteceu em Maria pode voltar a acontecer em cada um de nós diariamente na escuta da Palavra e na celebração dos Sacramentos” (Verbum Domini, nº 28).





Que Deus nos conceda a graça de fazer a vontade Dele, como Maria o fêz.





Augusta Moreira dos Santos


Grupo de Oração São Francisco de Assis-Vazante


www.grupodeoracaosaofranciscodeassis.blogspot.com.br

A palavra de Deus vai brilhando o nosso interior, vai iluminando a nossa mente, vai irrigando o nosso coração.









Pois a palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Julga os pensamentos e as intenções do coração. (Hebreus 4,12)





É isso meus irmãos, a palavra surte um efeito em nós, que não dá para descrever. Ela muda o jeito de viver e ser das pessoas. Ela dá aquilo que o mundo não dá, paz, alegria, esperança, confiança, humildade, perdão, etc.





Quando você decide confiar em Deus, escutar a palavra (com atenção), Ele vai abrir o seu coração e fazer com que você aceite a palavra e ao aceitá-la, você será transformado.





Na palavra diz: Recebereis o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas. Sim, quando acolhemos a palavra de Deus, quando abrimos o nosso coração ao amor e arrependemos dos nossos erros, o Espírito Santo faz morada em nós.





Quando a gente percebe está diferente, pensando de outra forma, testemunhando o amor de Deus, partilhando com o outro o que de bom há em nós.





Recebemos um novo ânimo, uma disposição para a partilha, para o amor, para o bem.





Assim, quem diz que é de Deus, que faz a vontade de Deus, deve viver como Jesus viveu.





Quando lemos por ler, as palavras não passam de palavras bonitas, mas quando você decide encarnar a palavra, colocá-la na sua vida, viver essa palavra, você vai meditando, saboreando cada palavra e deixando-a germinar dentro de você. Passa a viver como Jesus viveu.





E como Jesus viveu?





(a) Jesus teve compaixão, de Marta e Maria e se emocionou por Lázaro e, o ressuscitou, dando graças ao Pai celestial.


b) Jesus expulsou demônios.


c) Jesus curou os doentes


d)Jesus fez a vontade de Deus


e) Jesus foi obediente ao pai celestial e os seus pais terrenos


f) Jesus orou em todas as situações, ficou de joelhos, passou pela agonia, pelo sofrimento, etc.


g) Jesus chamou os pecadores, entre eles, Maria Madalena, quem não tem pecado que atire a primeira pedra.


h) Jesus acolheu Zaqueu, desce daí, porque hoje quero estar contigo na tua casa.


i) Jesus nos ensinou a orar,


j) Jesus preparou os discípulos para a missão


l) Jesus perdoou até os que lhe crucificaram, Pai perdoai-lhes porque não sabem o que fazem.


m) Jesus falou a verdade e ainda disse, que porque falava a verdade o mundo o odiava, mas que nós o mundo não odeia, pois falamos a linguagem do mundo e a dele é uma linguagem espiritual e que por isso o odiavam e queriam matá-lo.


n) Jesus disse que não veio para os sadios e sim para os doentes.


o) Jesus fez cura, milagres e prodígios.


p) Jesus foi perseguido, humilhado e maltratado


q) Jesus foi tido como mentiroso, como falso profeta, como aquele que era do maligno.


r) Jesus foi crucificado


s) Jesus sequer foi reconhecido como aquele que tinha uma missão especial, nem mesmo pelos seus familiares.





Quem está sempre lendo a palavra de Deus, permanece em Deus e quem permanece em Deus, deve viver como Jesus viveu, isso significa que farei as mesmas coisas que Ele, caminharei no mesmo caminho, nas mesmas situações.





Agradecemos a Deus sem cessar, porque, ao receberdes a palavra de Deus que ouvistes de nós, vós a recebestes não como palavra humana, mas como o que ela de fato é: palavra de Deus, que age em vós que acreditais. (I Tessalonicenses 2,13)





Sim, a palavra de Deus, tem de fato, agido em mim. Mudei os meus hábitos, afastei das más companhias, larguei os vícios e sei que a luta é diária, temos que vigiar e orar para não cair em tentação.





Então, o meu exercício hoje, é a humildade, a partilha, a palavra de Deus e, tantas outras atividades espirituais, que preciso fazer para não voltar a vida velha.





A palavra de Deus vai guiando o meu caminha, me mostrando a onde errei e o que está errado em mim. Assim a palavra vai me modelando. Ela é um perfume, que vai espalhando o amor e espantando o mal. A palavra espanta as más companhias, os falsos amigos. Ela vai purificando o ambiente, livrando da avareza, do ódio, da preguiça, do egoísmo, das mentiras, das falsidades.





A palavra de Deus vai brilhando o nosso interior, vai iluminando a nossa mente, vai irrigando o nosso coração.





Portanto, somos do entendimento de que a palavra é viva e eficaz e age em nós.





Augusta Moreira dos Santos


Grupo de Oração São Francisco de Assis-Vazante-MG


www.grupodeoracaosaofranciscodeassis.blogspot.com.br

sábado, 1 de setembro de 2012

Uma homenagem à palavra de Deus neste mês da bíblia









Olá!


Neste mês da bíblia, fazendo uma homenagem à "Ela", quero te informar que existem56 registros com o termo "Palavra de Deus".





E até estou expondo a maioria destes versículos, aqui, para que você possa saboreá-los.





Esse alimento não traz indigestão, ao contrário, ele cura, salva e liberta.



A bíblia é o meu precioso "tesouro".





Quem é de Deus escuta a Palavra de Deus. Vós não escutais, porque não sois de Deus”. (São João 8,47)





Pois a palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Julga os pensamentos e as intenções do coração. (Hebreus 4,12)





Quando terminaram a oração, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus. (Atos dos Apóstolos 4,31)





Nascestes de novo, não de uma semente corruptível, mas incorruptível, mediante a palavra de Deus, viva e permanente. (I São Pedro 1,23)





Pela fé compreendemos que o universo foi organizado por uma palavra de Deus, de sorte que as coisas visíveis provêm daquilo que não se vê. (Hebreus 11,3)





Dela eu me fiz ministro, exercendo a função que Deus me confiou a vosso respeito: a de fazer chegar até vós a palavra de Deus, (Colossenses 1,25)





Por ele, eu tenho sofrido até ser acorrentado como um malfeitor. Mas a palavra de Deus não está acorrentada. (II Timóteo 2,9)





Com efeito, essas coisas são santificadas pela palavra de Deus e pela oração. (I Timóteo 4,5)





Agradecemos a Deus sem cessar, porque, ao receberdes a palavra de Deus que ouvistes de nós, vós a recebestes não como palavra humana, mas como o que ela de fato é: palavra de Deus, que age em vós que acreditais. (I Tessalonicenses 2,13)





Rejeitamos todo procedimento dissimulado e indigno, feito de astúcias, e não falsificamos a palavra de Deus. Pelo contrário, manifestamos a verdade e, assim, nos recomendamos a toda consciência humana, diante de Deus. (II Coríntios 4,2)





Este dá testemunho de que tudo quanto viu é palavra de Deus e testemunho de Jesus Cristo. (Apocalipse 1,2)





Está vestido com um manto embebido de sangue. Ele é chamado pelo nome de “Palavra de Deus”. (Apocalipse 19,13)





Enfim, ponde o capacete da salvação e empunhai a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. (Efésios 6,17)





Ele respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são estes aqui, que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”. (São Lucas 8,21)





Tendo descido até os limites da cidade, Samuel disse a Saul: “Ordena ao criado que vá à nossa frente. Tu, porém, fica aqui um momento, para que eu te dê a conhecer a palavra de Deus”. (I Samuel 9,27)





Toda palavra de Deus é comprovada: Ele é um escudo para os que nele se abrigam. (Provérbios 30,5)





* { Fonte da Sabedoria é a palavra de Deus nas alturas e o acesso a ela são os mandamentos eternos. } (Eclesiástico 1,5)





A pessoa sensata crê na palavra de Deus; para ela a Lei é tão digna de fé como, para quem pergunta, o oráculo. (Eclesiástico 33,3)





Mas contra quem vou eu falar, contra quem testemunhar, para que me dêem atenção? Têm os ouvidos tapados, incapazes de escutar! A palavra de Deus para eles é objeto de gozação, não têm por ela o menor interesse. (Jeremias 6,10)





Certo dia, Jesus estava à beira do lago de Genesaré, e a multidão se comprimia a seu redor para ouvir a Palavra de Deus. (São Lucas 5,1)





A parábola quer dizer o seguinte: a semente é a Palavra de Deus. (São Lucas 8,11)





Ele respondeu: “Felizes, sobretudo, são os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”. (São Lucas 11,28)





Entretanto, a palavra de Deus crescia, e o número dos discípulos se multiplicava consideravelmente em Jerusalém. Também um grande grupo de sacerdotes † judeus aderiu à fé. (Atos dos Apóstolos 6,7)





Os apóstolos que estavam em Jerusalém souberam que a Samaria acolhera a palavra de Deus e enviaram para lá Pedro e João. (Atos dos Apóstolos 8,14)





Os apóstolos e os irmãos que viviam na Judéia souberam que também os de origem pagã haviam acolhido a palavra de Deus. (Atos dos Apóstolos 11,1)





Então, com coragem, Paulo e Barnabé declararam: “Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que vamos dirigir-nos aos pagãos. (Atos dos Apóstolos 13,46)





Assim Paulo ficou um ano e meio entre eles, ensinando-lhes a palavra de Deus. (Atos dos Apóstolos 18,11)





Vi então tronos, e os seus ocupantes sentaram-se e receberam o poder de julgar. Vi também aqueles que foram decapitados por causa do Testemunho de Jesus e da Palavra de Deus e os que não tinham adorado a fera, nem a sua estátua, nem tinham recebido na fronte ou na mão a marca da fera. Eles voltaram a viver, para reinarem com Cristo durante mil anos. (Apocalipse 20,4)





Não quis sequer fazer comentários sobre os versículos bíblicos, pois como você pode observar eles próprios falam por si, de tão perfeita que é a palavra de Deus, que os versículos que fala sobre a própria palavra são o mais esclarecedores, na minha opinião.





Portanto, somos do entendimento que a palavra de Deus é a semente que vai germinando.





Augusta Moreira dos Santos


Grupo de Oração São Francisco de Assis-Vazante-MG


grupodeoracaosaofranciscodeassis.blogspot.com.br

A bíblia é o meu precioso tesouro.









Um dia ouvi um padre dizendo que temos que tomar muito cuidado, pois o demônio utiliza a própria palavra de Deus para tentar tirar as pessoas do caminho correto.





Fiquei a pensar naquilo. E o padre disse ainda mais, que o demônio utilizou foi a palavra de Deus para tentar convencer Jesus a não cumprir o projeto de Deus na vida dele.





O padre também disse, que Jesus como conhecedor da palavra e por ser obediente ao pai, foi pela palavra de Deus que Ele enfrentou o inimigo e assim o demônio afastou.





Vejo, que realmente esse padre tem razão. Até me recordo de alguns anos atrás, num período que fui muito tentada, vinha à minha mente versículos bíblicos, para justificar os meus erros e aos poucos fui me afastando da palavra de Deus, das pessoas da Igreja e, de tudo aquilo que era importante para a minha salvação.





Entendi que um tomate sadio no meio dos podres, corre o risco de apodrecer, se não for tirado dali.





Percebi também, que os escolhidos de Deus, precisam fazer dietas, para chegar no céu, assim como um atleta, faz dieta, preparação para ganhar uma olimpíada.



Agradecemos a Deus sem cessar, porque, ao receberdes a palavra de Deus que ouvistes de nós, vós a recebestes não como palavra humana, mas como o que ela de fato é: palavra de Deus, que age em vós que acreditais. (I Tessalonicenses 2,13)


O cristão precisa afastar das más companhias, não pode ser dado á bebidas até embriagar-se, não pode roubar, não pode mentir e nem ser falso e tantas outra coisas "que não pode".





Entendi que a amizade com o mundo é inimizade com Deus. Finalmente compreendi que Deus é espírito e nós somos carnais e que teremos que ser um dia espirituais para estar na glória com o Senhor, então as coisas do mundo são contrárias ás do Espírito.





Hoje, encontrei diversos textos, que me fizeram refletir sobre a salvação e vi que são importantes, mas não podemos de forma alguma usar esse ou aquele versículo individualmente, pois corremos o risco de sermos radicais ou até de cometer injustiças.





Compreendi nesta vida, que Deus é o criador, que Jesus é o Salvador e o Espírito Santo é o santificador.





Há uma hierarquia no céu. E particularmente sinto Maria(Nossa Senhora), como minha mãe. Sinto de verdade, que Ela é minha mãe.(e doravante todas as gerações vão chamá-la de bem aventurada).





Há uns versículos bíblicos que fomentam a nossa fé. Digo sempre, que a bíblia me alegra, faz o meu coração arder. Não a utilizo para afrontar ciclano ou beltrano, utilizo a biblia, porque ela sacia o meu espírito, alegra o meu coração, dá sentido a minha vida. 





"E não há salvação em nenhum outro, pois não há nenhum outro nome debaixo do céu, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." (Atos 4:12)


"Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, que se deu em resgate por todos ..." (1 Timóteo 2:5)


"Há um só corpo e um só Espírito ... um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que está acima de tudo e por todos e em todos vós." (Efésios 4:4)


Jesus disse-lhe: "Eu sou o caminho, ea verdade, ea vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. "(João 14:6)


"Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo, e vai ir e encontrar pasto ... Eu vim para que tenham vida, e que eles tenham em abundância. "(João 10:9)


Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição ea vida, quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. "(João 11:25)


Então Jesus lhes falou outra vez, dizendo: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. "(João 8:12)


E Jesus disse-lhes: "Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim não terá fome e quem crê em mim nunca terá sede. "(João 6:35)


"Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que eu darei é a minha carne, que Eu darei pela vida do mundo "(João 6:51).


"... Quem crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. "(João 3:15-16)


"Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, e aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele." (João 3:36)


"Por isso, eu disse a você que você vai morrer em seus pecados, porque, se você não acredita que eu sou, morrereis nos vossos pecados." (João 8:24)


"Em verdade, eu vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." (João 5:24)


"... E o testemunho é este:.. Que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho Quem tem o Filho tem a vida; Aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida" (1 Jo 5 : 11)


"E nós vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo. Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus. "(1 João 4:14)





Portanto, irmãos, hoje, quis falar sobre Jesus, mas poderia falar sobre Nossa Senhora, sobre os anjos, sobre o pai eterno.





A bíblia é o meu precioso tesouro.





Augusta Moreira dos Santos


Grupo de Oração São Francisco de Assis


www.grupodeoracaosaofranciscodeassis.blogspot.com.br

Aqueles que são da luz, que desejam o céu, não podem ter amizade com o inferno, pois correm o risco de ficar no mesmo caldeirão.




Olá!





Hoje, faremos uma reflexão de como as pessoas se tornarão nos últimos tempos. É algo que precisa ser refletido e pensado de todas as formas.





Quando digo que precisamos do auto-conhecimento é porque necessitamos vigiar e orar para não cair.





A palavra de Deus vem nos alimentar com a misericórdia do Senhor. 





Quando nos alimentamos da palavra de Deus, significa que ficamos saciados através das virtudes, do amor, do perdão, da compreensão, do entendimento e de muitos frutos do Espírito Santo, como paz, alegria, bondade, mansidão e tantas outras coisas boas, que nos levarão ao caminho do bem.





O alimento da palavra de Deus, traz a intimidade  do nosso Deus até nós. Através da palavra, Deus nos fala e assim nesta intimidade com o pai vamos sendo transformados.





Então, o pai nos exorta, consola, edifica e nos ajuda a distinguir o que é melhor para a nossa vida.





Uma coisa que aprendi neste mundo é que devemos evitar as más companhias, pois um tomate podre no meio dos sadios, vai apodrecendo os demais.





Aprendi também, que temos dois ouvidos e uma boca, para ouvir mais e falar menos.





Entendi nesta vida, que sem a palavra de Deus, vamos nos definhando, morrendo aos poucos, endurecendo o coração.





Compreendi que o mal quer acabar com tudo e que usa todos os artifícios para nos destruir, então é preciso fazer como Jesus disse: Vigiai e orai para não cairdes em tentação.





Meus amados, é preciso essa alerta veja o que está em Timóteo:





"Ficai sabendo que, nos últimos dias, sobrevirão momentos difíceis. As pessoas serão egoístas, gananciosas, presunçosas, soberbas, difamadoras, rebeldes a seus pais, ingratas, sacrílegas,sem coração, implacáveis, caluniadoras, incontinentes, desumanos, inimigos do bem,traidoras, insolentes, presunçosas, mais amigas dos prazeres do que de Deus, tendo a aparência da piedade, mas desmentindo o seu efeito. Foge também dessa gente.Deles fazem parte os que entram pelas casas e levam cativas mulheres sem juízo, cheias de pecado e movidas por várias paixões,sempre aprendendo, sem nunca chegar ao conhecimento da verdade.(II Timóteo, 3,1-7)."





Vejam que a colocação bíblica é posta no futuro. Isso significa que hoje são de um jeito e amanhã serão de outro.





Observem: Virão momentos difíceis e as pessoas serão: 


a) egoístas,


b)gananciosas, 


c)presunçosas, 


d)soberbas, 


e)difamadoras


f) rebeldes com seus pais


h)ingratas, 


i)sacrílegas,


j)sem coração, 


l)implacáveis, 


m)caluniadoras, 


n)incontinentes, 


o)desumanos, 


p)inimigos do bem,


q)traidoras, 


r)insolentes,


s)presunçosas, 


t)mais amigas dos prazeres do que de Deus


u)tendo a aparência da piedade,  mas desmentindo o seu efeito.





O que é proposto para nós? Foge também dessa gente. Então, o que temos que fazer é fugir mesmo, pois se formos amigos destas pessoas ficaremos iguais a elas.





Obviamente, não podemos discriminar as pessoas, temos até que tentar evangelizá-las, pois quem precisa de remédio são os doentes. Precisamos amá-las, acolhê-las, mas amizade, isso não, a menos que queiram realmente mudar e desejem nossa ajuda.





Mas, digo por experiência própria, chega um momento que entenderemos que temos que amar o próximo como a nós mesmos, fazendo o bem, ajudando, mas aquele que não quer nada com Jesus, que não aceita Jesus como o Senhor da sua vida, que não o coloca em primeiro lugar, temos é que fugir dele.





Aqueles que são da luz, que desejam o céu, não podem ter amizade com o inferno, pois correm o risco de ficar no mesmo caldeirão.





Reflitamos sobre tudo o que foi mencionado e que Deus na sua infinita bondade nos dê a graça de mudar de vida.





Portanto, somos do entendimento de que devemos afastar de tudo aquilo que possa tirar a nossa intimidade com Deus.





Augusta Moreira dos Santos


Grupo de Oração São Francisco-Vazante-MG


www.grupodeoracaosaofranciscodeassis.blogspot.com.br

SEGUNDA VINDA DE CRISTO NA BÍBLIA







A Igreja tem acompanhado com fé e esperança, ao longo de sua história, a Parusia (Segunda vinda de Cristo) que é proclamada diariamente nas celebrações litúrgicas, logo após o Pai Nosso, quando o celebrante inicia com:


“Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz… enquanto vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador”.





E ainda durante a Oração Eucarística:





“Toda vez que se come deste pão e se bebe deste vinho se recorda a paixão de Jesus Cristo e se fica esperando sua volta!”





No início do cristianismo, esta esperança permaneceu, desde o dia da ascensão, quando o anjo proclamou para os que assistiam:





“Homens da Galiléia, por que ficais aí a olhar para o céu? Este Jesus, que vos foi arrebatado para o céu, há de vir do mesmo modo como vistes partir”. (At 1,11).





Sendo assim, toda aquela geração, inclusive Paulo, estava certa de que viveriam este momento único.





Os Tessalonicenses recusaram-se a trabalhar e a fazerem projetos futuros esperando a qualquer momento o “fim do mundo”.





Paulo em II Ts 2,3 adverte-os alertando que antes do fim deve advir a ‘apostasia’ (perca da fé).





O Espírito Santo acompanhou a todos os iluminando para que, enquanto aguardavam o reencontro com o mestre, procurassem viver na fé, buscando a conversão através de obediência aos Seus ensinamentos.





Oravam, vigiavam e anunciavam a Boa Nova, sempre esperando conforme afirma Ap 22,20: “Vem, Senhor Jesus!”.





Depois disto, muitos foram os homens que, desconhecendo a Palavra de Deus, foram além, chegando a fixar datas para este acontecimento colocando, na maioria das vezes, o medo, o pavor, evidenciando a grande tribulação, mostrando interesse no aspecto humano e não no espiritual que seria o de preparar cada um, individualmente, evangelizando-os, formando-os para que fortalecidos na fé, enxerguem o essencial que vem depois, por que “Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido”. (I Cor 13,12).


Esta preocupação em marcar datas vai contra a palavra de Deus, onde o próprio Jesus diz que:





“Quanto àquele dia e àquela hora, ninguém o sabe, nem mesmo os anjos do céu, mas somente o Pai”. (Mt 24,36).





São Lucas narra em seu Evangelho que haverá sinais precursores que acompanharão o “Dia do Senhor”, como alguns fenômenos naturais, celestes e terrestres.


“Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas. Os homens definharão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra. As próprias forças dos céus serão abaladas” (Lc 21,25-26).





Em II Tm 3,1-7:





“Nota bem o seguinte: nos últimos dias haverá um período difícil. Os homens se tornarão egoístas, avarentos, fanfarrões, soberbos, rebeldes aos pais, ingratos, malvados, desalmados, desleais, caluniadores, devassos, cruéis, inimigos dos bons, traidores, insolentes, cegos de orgulho, amigos dos prazeres e não de Deus, ostentarão a aparência de piedade, mas desdenharão a realidade. Dessa gente, afasta-te! Deles fazem parte os que se insinuam jeitosamente pelas casas e enfeitiçam mulherzinhas carregadas de pecados, atormentadas por toda espécie de paixões, sempre a aprender sem nunca chegar ao conhecimento da verdade…”





Será que reconhecemos, no tempo atual, alguma semelhança com estas revelações?





A palavra de Deus nos fala de vários sinais e Jesus afirma que “… o céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão” (Mc 13,31).





Por tudo isso, precisamos ficar em alerta, orando e vigiando, pois não sabemos quando será o momento, embora o aguardamos para estarmos na Jerusalém Celeste, onde teremos uma vida de comunhão com Deus (Ap 22,4), de descanso (Ap 21,4), de santidade (Ap 21, 27), de gozo (Ap 21,4), então obteremos o pleno conhecimento (I Cor 13,12) na Glória Eterna (II Cor 4,17).


Como então não desejarmos este momento no qual alcançaremos o fim a que fomos destinados?





Nesta espera, cabe a nós o esforço para vivermos o chamado maior.





Entre a ascensão de Jesus e o último dia situa-se o tempo da Igreja e é nele que nos colocaremos tendo a consciência de que o testemunho não se dá só por palavras.





Este também é um grande sinal do segundo Advento, o viver em comunidade na fidelidade a Jesus.





Estes tempos finais experimentados pelos cristãos decididos e corajosos, hão de nos conduzir para Deus, através da obediência que nos chama a perseverar “na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações” (At 2,42) indo sempre em busca do chamado vivido pela igreja primitiva: a pregação do Evangelho em todo o mundo.





“E esta uma boa nova do reino será pregada em toda a Terra, em testemunho a todo o mundo. E então virá o fim”. (Mt 24,14)





Queremos a salvação de todos, Ele quer a todos dar o conhecimento do seu Evangelho, embora nem todos o aceitem, quer dar a cada um a possibilidade de ser salvo.





A Igreja, isto é, cada um de nós, procura difundir o Evangelho esperando, com o coração cheio da mais pura alegria, confiante na Palavra do Senhor onde diz:


“Eu te conjuro em presença de Deus e de Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, por sua aparição e por seu Reino: prega a palavra, insiste oportuna e importunamente, repreende, ameaça, exorta com toda paciência e empenho de instruir. Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas. Tu, porém, sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministério” (II Tm 4,1-5).





Essa é a nossa missão, esse é o nosso chamado preparemo-nos para receber o Senhor que vem:





“Vem, Senhor Jesus” (Ap 22,20).








Publicado por afeexplicada em 07/01/2012 em Bíblia, Cristologia

"O Prêmio da humildade é o temor do SENHOR, a riqueza, a glória e a vida".









Olá!





Nunca havia parado para pensar sobre o prêmio que a gente recebe ao ter humildade. Mas é isso, o que a bíblia diz: "o Prêmio da humildade é o temor do SENHOR, a riqueza, a glória e a vida". (Provérbios 22,4)





Isso é maravilhoso! Saibam que não aproveitamos essas graças, essa riqueza, porque ainda muito nos falta e, em particular, a maturidade e a liberdade interior.





Paulo disse:"Servi ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas e em meio a provações que sofri, por causa das ciladas dos judeus". (Atos dos Apóstolos 20,19).





As vezes, é necessário lágrimas para se chegar à humildade. Teve um dia desses, que a minha vontade era jogar tudo pro alto. Abandonar os planos que o Senhor tinha para mim, porque tinha de exercitar a humildade e o orgulho que há em mim, me impedia de seguir adiante com os planos do Senhor e entre lágrimas, parei, pensei, refleti e voltei atrás. Me humilhei diante de alguém, me fazendo como o barro nas mãos do oleiro, para deixar Deus fazer a obra acontecer.





É assim, que se alcança a humildade. Não tem outro jeito.





Qual de nós que considera o outro superior? E Paulo nos diz: "Nada façais por ambição ou vanglória, mas, com humildade, cada um considere os outros como superiores a si" (Filipenses 2,3)





Pois é, por vezes achamos que somos melhores que os outros e isso não pode ocorrer conosco.





"Com toda humildade e mansidão, e com paciência, suportai-vos uns aos outros no amor", (Efésios 4,2)





Como é difícil suportar principalmente as pessoas que não temos afinidade e para suportá-las é preciso ter humildade, paciência e mansidão. Esses são os maravilhosos frutos do Espírito Santo. Só vamos adquiri-los exercitando, desejando e pedindo ao Senhor.





Paulo foi um exemplo de mudança. Foi um exemplo de transformação e tudo fez por amor. Tanto que disse, sou fraco com o fraco e forte com o forte, para ganhar a todos.





Vamos, revestir do amor do Senhor e como eleitos de Deus, santos e amados, ter sentimentos de compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência; (Colossenses 3,12)





Conclui-se que " Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes". (I São Pedro 5,5)





Que Deus nos conceda a graça da humildade!





Augusta Moreira dos Santos


Grupo de Oração São Francisco de Assis


Vazante-MG


Mês da Bíblia - A beleza do evangelho







Neste mês de setembro, comemoramos o mês da bíblia e a Igreja Católica pretende que neste mês seja estudado o evangelho de Marcos através do tema “Discípulos Missionários a partir do evangelho de Marcos” e do Lema “Coragem! Levanta-te, ele te chama!”  (Mc 10,49).





Lendo o evangelho de São Marcos, o meu coração ardeu...





Sem dúvida alguma a palavra de Deus, alimenta também a nossa alma. Pude descobrir tantos tesouros escondidos e entender que Deus faz um chamamento a cada um de nós e o faz individualmente.





Começa o evangelho de Sao Marcos, com João Batista pregando um batismo de conversão, para o perdão dos pecados.(Mc 1,4). Ele prepara o caminho do Senhor dizendo que batizou com água mas que viria aquele que ia batizar com o Espírito Santo.(Mc 1,8).





O batismo de João era um sinal para mudança de vida. Era uma cerimônia que procurava despertar novo jeito de viver, era um batismo de conversão. Rito e atitude, juntos para fazer operar na pessoa a graça de Deus. 





Sim, a graça de Deus se fazia presente na vida das pessoas, tanto que se arrependiam dos seus erros e os seus pecados eram perdoados. E Jesus veio para batizar com o Espírito Santo. Tanto que ele disse: É preciso que eu vá, porque se eu não for, o Espírito Santo não virá a vós.





Está aí a beleza do evangelho. Tudo faz sentido. É Jesus, que trouxe o ardor missionário, através do Espírito Santo, é Ele que trouxe o fogo interior. É Ele que incendeia nossa alma.





Mc1,17.Então disse-lhes(Simão e André): “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. E eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram.





Quando Jesus aparece na vida das pessoas, dá coragem. Eles não duvidaram. Foram imediatamente. Jesus chama de diferente formas. Uns se dedicam exclusivamente ao evangelho, outros acreditam e servem a Deus no cotidiano junto dos seus e o Senhor nos convida a ir...





Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.





Madre Tereza, disse, que uns vieram para fazer diferença no mundo, outros nos seus lares, outros no seu país. E você vai ou não vai fazer diferença?





Jesus curou a sogra de Pedro de uma febre e ela se pôs a servi-los.(Mc 1,31)


O mestre purificou um leproso, que passou a proclamar e divulgar o ocorrido(M1,45)





No capítulo 2 pela fé quatro homens abriram o teto para descer um paralítico para chegar até onde Jesus estava. Já no versículo 14, O mestre chama levi:", viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me”! Ele se levantou e seguiu-o.





Os escribas criticaram e indagaram porque Jesus comia com os publicanos e pecadores e Jesus dizia que não é a justos que Ele veio chamar mas a pecadores e disse mais, que não são os que possuem saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.  No versículo 15 diz que eram muitos os que o seguiam.





Neste mesmo capítulo indagaram porque os discípulos de João jejuavam e os Dele não. Então Jesus respondeu que quando os convidados do casamento estão com os noivos não fazem jejum, mas quando o noivo lhe for tirado jejuarão, mesmo porque ninguém coloca remendo de pano novo em roupa velha, senão rasga.





Segue no mesmo capítulo dizendo que o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado. Jesus disse isso porque não queriam que Ele realizasse curas no sábado e que não panhassem espigas.



Sabemos que hoje em dia, não é isso que diverge entre católicos e outros irmãos nossos de outras denominações e sim se o dia de guarda deve ser sábado ou domingo. Então já que mencionei, vamos aproveitar para esclarecer a respeito.





É inadmissível que nós cristãos, tenhamos tantas dúvidas na nossa Igreja, deixando que muitos até saiam da Igreja Católica, porque não temos argumentos explicativos para convencê-los de que estão errados.



A Igreja Católica tem explicações e orientações para tudo. É uma organização brilhante. Uma hierarquia maravilhosa. O que precisamos é de formação. É de habituarmos a ler.



Deus tem nos concedido tantas graças, que até pela internet encontramos tudo para a nossa formação. Por exemplo, sobre as dúvidas se devemos guardar o sábado ou domingo. Vejamos as explicações convincentes e corretas da nossa Igreja, que está no catecismo da Igreja Católica.



Assim como na língua portuguesa, temos o dicionário para sanar as dúvidas, na Igreja Católica temos o catecismo.



Observem:



2189. «Guarda o dia do sábado para o santificar» (Dt 5, 12). «O sétimo dia será um dia de repouso completo, consagrado ao Senhor» (Ex 31, 15).

2190. O sábado, que representava o acabamento da primeira criação, é substituído pelo domingo, que lembra a criação nova, inaugurada na ressurreição de Cristo.

2191. A Igreja celebra o dia da ressurreição de Cristo no oitavo dia que, com razão, se chama dia do Senhor ou domingo (109).

2192. «O domingo [...] deve guardar-se em toda a Igreja como o primordial dia festivo de preceito» (110). «No domingo e outros dias santos de preceito, os fiéis têm obrigação de participar na Missa» (111).

2193. «No domingo e nos outros dias festivos de preceito, os fiéis [...] abstenham-se daqueles trabalhos e negócios que impeçam o culto a prestar a Deus, a alegria própria do dia do Senhor ou o devido descanso do espírito e do corpo» (112).

2194. A instituição do domingo contribui para que «todos gozem do tempo suficiente de repouso e lazer, que lhes permita atender vida familiar, cultural, social e religiosa» (113).

2195. Todo o cristão deve evitar impor a outrem, sem necessidade, o que o impeça de guardar o Dia do Senhor.






Todo o evangelho de São Marcos é recheado da compaixão de Jesus pelos sofredores e faz um chamamento a cada um de nós a segui-lo e mostra através de parábolas sobre o Reino, sobre a missão, sobre o chamado e orienta os seus na missão.





Que Deus nos conceda a graça de no mês da bíblia passar a refletir mais sobre as nossas vidas e a partir de agora, encontrar tempo para a leitura, porque a palavra de Deus nos transforma.



Augusta Moreira dos Santos

Grupo de Oração São Francisco de Assis-Vazante-MG






sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A Marca da besta-Feliz é aquele que observa as palavras da profecia deste livro.









Olá!





Há um assunto muito comentado e, que cabe, a cada um de nós prestar atenção, que é sobre a profecia de apocalipse: "Eis que eu venho em breve. Feliz aquele que observa as palavras da profecia deste livro”.(Apocalipse 22,7).





Antes, porém, quero dizer que há um versículo bíblico que me persegue, pois, praticamente todas as vezes que peço uma palavra ao Senhor, sai esse versículo: "Agradecemos a Deus sem cessar, porque, ao receberdes a palavra de Deus que ouvistes de nós, vós a recebestes não como palavra humana, mas como o que ela de fato é: palavra de Deus, que age em vós que acreditais".(I Tessalonicenses, 2,13).





E estou configurando essa palavra na minha vida. Estou fazendo da palavra de Deus o meu caminho.





Lendo o apocalipse e o livro de Daniel, Isaías e Zacarias, como também os evangelhos, percebi que aqueles que não fazem uso da leitura da biblia, vão sofrer muito, pois poderão ser enganados pelo poder do anticristo. Os que  vão adorar a fera, serão enganados, pelo falso profeta,(provavelmente um governante), elas pensarão que ele é bom, é verdadeiro, que quer o bem de todos, só que será puro fingimento e falsidade. Ele  terá poder de  fazer milagres.





Mas qual é a principal revelação que o livro de apocalipse nos dá?  Ele revela a identidade do Anti-Cristo, com pistas, sinais de Deus, para descobrirmos.





Nós como Igreja vivemos esse tempo da Parusia. Já fomos avisados que o Nosso Rei virá em breve, e que cada vez está mais próxima a sua chegada. A nós cabe o acolhimento ou não da exortação à mudança de vida, pois disso dependerá o que vamos colher no tempo da segunda vinda de Cristo, Nosso Rei. Ele virá, isso é certo! E então, temos que estar atentos e mudar de vida, prestar atenção na palavra de Deus, preparando para a sua chegada.





“O Senhor não tarda a cumprir sua promessa, como alguns interpretam a demora. É que ele está usando de paciência para convosco, pois não deseja que ninguém se perca. Ao contrário, quer que todos venham a converter-se” (2Pd 3,9).





A demora de Jesus em chegar pela segunda vez é a nossa chance para colocar a nossa vida de acordo com suas exigências, pois nada poderá mudar essa verdade: Ele está chegando.





Monsenhor Jonas Abib, esclarece muito bem a cada um de nós, no livro"Céus Novos e uma Terra Nova"  onde ele diz: "Acontecerá uma impostura religiosa. O anticristo aparecerá como alguém bom que fará a proposta de ser o governador do mundo inteiro. E apresentará às pessoas a possibilidade de solucionar os grandes problemas que angustiam a humanidade: fome, habitação, desemprego, saúde, desigualdade, entre os povos…"





Ele continua explicando: "Momentaneamente, o sistema que ele vai querer impor trará solução para os problemas e muitas pessoas vão aplaudi-lo. Terá a arrogância de se mostrar como Deus e se assentar no trono, no meio do Templo, no coração da Igreja, para ser adorado como tal". 





Para ser feliz é necessário observar a profecia, pois trata-se de uma advertência de Deus, para nós os cristãos. Sabemos que a profecia é para exortar, consolar e edificar. Sendo assim, não podemos deixar o livro de apocalipse de lado.





"Eis que eu venho em breve. Feliz aquele que observa as palavras da profecia deste livro”.


(Apocalipse 22,7)





Vamos ao livro?





Vi então tronos, e os seus ocupantes sentaram-se e receberam o poder de julgar. Vi também aqueles que foram decapitados por causa do Testemunho de Jesus e da Palavra de Deus e os que não tinham adorado a fera, nem a sua estátua, nem tinham recebido na fronte ou na mão a marca da fera. Eles voltaram a viver, para reinarem com Cristo durante mil anos. (Apocalipse 20,4)





Ele agarrou o Dragão, a antiga Serpente, que é o Diabo, Satanás. Acorrentou-o por mil anos (Apocalipse 20,2)





e lançou-o dentro do Abismo. Depois, trancou e lacrou o Abismo, para que o Dragão não seduzisse mais as nações, até que terminassem os mil anos. Depois dos mil anos, o Dragão deve ser solto, mas por pouco tempo. (Apocalipse 20,3)





Devemos nos ater ao que realmente é importante que guardemos, então voltaremos ao versículo 4 para recapitular: "Vi então tronos, e os seus ocupantes sentaram-se e receberam o poder de julgar. Vi também aqueles que foram decapitados por causa do Testemunho de Jesus e da Palavra de Deus e os que não tinham adorado a fera, nem a sua estátua, nem tinham recebido na fronte ou na mão a marca da fera. Eles voltaram a viver, para reinarem com Cristo durante mil anos". (Apocalipse 20,4)





João viu quem morreu e voltou a viver para reinar com Cristo:


a)aqueles que foram (MORTOS)  por causa do Testemunho de Jesus e da Palavra de Deus


b)Os que não tinham adorado a fera, 


c)Os que não tinham adorado a estátua da fera, 


d)Os que não tinham recebido na fronte ou na mão a marca da fera.





Assim, meus irmãos, os que  adorarem a fera, serão enganados, pelo falso profeta, elas pensarão que ele  é verdadeiro, só que não será,  pois fingirá e terá poder de  fazer milagres, por isso elas deixarão colocar a marca da fera e adorarão a estátua.





"A Fera, porém, foi aprisionada, junto com o falso profeta, que realizava milagres a seu serviço, seduzindo todos os que haviam recebido a marca da fera e adorado a sua estátua. Ambos foram lançados vivos no lago de fogo com enxofre ardente".(Apocalipse 19,20)





"Saiu o primeiro anjo e despejou a sua taça na terra, e causou úlceras malignas e repugnantes nas pessoas que traziam a marca da fera e adoravam a sua estátua". (Apocalipse 16,2)





Aos gafanhotos com poder igual ao dos escorpiões da terra, foi dito que:  "não danificassem a vegetação da terra, nem as ervas nem as árvores, mas somente as pessoas que não levassem na fronte a marca do selo de Deus). (Apocalipse 9,4)





Então é para eles ferroarem somente as pessoas que levarem a marca da fera e  adorarem a estátua.





Aqui diz que os filhos de Deus terão na fronte a marca de Deus essa marca é um selo ou seja o selo de Deus. Então, é preciso ficar atento e conhecer a palavra, pois os filhos de Deus tem uma marca de Deus e os que foram enganados pelo falso profeta também têm uma marca. 





Os que serão enganados, vão sofrer muito, ao receberem ulceras malignas e repugnantes e os que têm a marca de Deus(o selo), não ocorrerá nenhum mal com elas.





Assim:


Os filhos de Deus terão um selo de Deus na fronte.


Os que foram enganados pelo falso profeta  terão uma marca na fronte ou na mão.





"Não lhes foi permitido matá-las, mas sim atormentá-las durante cinco meses. E a dor que causavam era semelhante à dor da picada do escorpião quando morde alguém. Naqueles dias, as pessoas vão procurar a morte e não a encontrarão. Vão desejar morrer, mas a morte fugirá delas!"(Apocalipse, 9,5-6)





Os que serão enganados pelo falso profeta vão ser atormentados por cinco meses por esse vespeiro e vão desejar a morte, mas não conseguirão morrer, vão sofrer mesmo.





É preciso que entendamos que o sofrimento virá para aqueles que serão enganados ou melhor, seduzidos pela fera:





A fumaça do seu tormento subirá para sempre, e, dia e noite, não terão descanso aqueles que adoram a Fera e sua estátua, e quem quer que leve a marca com o seu nome”. (Apocalipse 14,11)





Vi ainda outro anjo, que subia do lado onde nasce o sol. Ele trazia consigo o selo do Deus vivo e gritou, em alta voz, aos quatro anjos que tinham recebido o poder de danificar a terra e o mar. Ele exclamou:(Apocalipse 7,2)





“Não façais mal à terra, nem ao mar, nem às arvores, até que tenhamos marcado a fronte dos servos do nosso Deus”. (Apocalipse 7,3)





Não entristeçais o Espírito Santo de Deus, com o qual fostes marcados, como por um sinal, para o dia da redenção. (Efésios 4,30) 





Quem recebeu o Espírito Santo é um sinal para o dia da libertação e isso significa que conhecendo as escrituras e vivenciando a palavra não vão ser enganados.





Pois é, vai chegar um dia que ocorrerá o que aqui está escrito: E foram soltos os quatro anjos, que estavam com a hora, o dia, o mês e o ano marcados para matar a terça parte da humanidade. (Apocalipse 9,15)





Então o Resumo de tudo está aqui, neste texto bíblico que vamos ler com atenção e ao final vamos ver o que não pode ser esquecido por nós.





Observe a visão que João teve em apocalipse que grifei para melhor compreensão: "Eu vi ainda outra fera sair da terra. Tinha dois chifres como um cordeiro, mas falava como um dragão.Ela exerce todo o poder da primeira fera, a serviço desta. Ela faz com que a terra e seus habitantes adorem a primeira Fera, cuja ferida mortal tinha sido curada. Ela realiza grandes milagres, até mesmo o de fazer descer fogo do céu sobre a terra à vista de todos. Por causa do poder de fazer esses milagres, sempre a serviço da † primeira Fera, ela consegue seduzir os habitantes da terra, dizendo-lhes que devem fazer uma estátua da Fera, que tinha sido ferida à espada, mas ficou com vida. Foi-lhe permitido animar a estátua da Fera, de modo que a estátua falasse, e fosse morto quem não a adorasse. Ela faz com que todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, recebam uma marca na mão direita ou na fronte. E ninguém pode comprar ou vender, se não tiver a marca que é o nome da Fera, aliás, o número do seu nome. Aqui está a inteligência: quem for inteligente decifre o número da Fera, pois o número representa uma pessoa. Seu número é seiscentos e sessenta e seis. (Apocalipse 11, 13-18)"





Essa fera que engana as pessoas, é falsa, fica no Poder como se fosse verdadeira, como se fosse uma pessoa boa, ela faz com que a terra e seus habitantes adorem o mal, pensando que é o bem, ela realiza grandes milagres, até mesmo fazer descer fogo do céu, ela engana o povo para fazer uma estátua do mal achando que é do bem e convence o povo a fazer uma estátua dessa fera e quem não adorar essa fera vai ser morto.





Essa fera faz com que as pessoas recebam uma marca na mão direita ou na fronte e ninguém pode comprar ou vender se não tiver a marca que é o nome da Fera.





O primeiro anjo tocou, e caíram sobre a terra granizo e fogo misturados com sangue. A terça parte da terra foi queimada, a terça parte das árvores foi queimada, e toda a erva verde foi queimada. (Apocalipse 8,7)





O segundo anjo tocou, e algo como uma grande montanha ardendo em chamas foi lançado no mar. A terça parte do mar transformou-se em sangue. (Apocalipse 8,8)





A terça parte das criaturas, que viviam no mar, morreu. A terça parte dos navios naufragou. (Apocalipse 8,9)





O terceiro anjo tocou, e caiu do céu uma grande estrela, ardendo como uma tocha; caiu sobre a terça parte dos rios e sobre as fontes das águas. (Apocalipse 8,10)





O nome da estrela é ‘Amargor’. A terça parte das águas tornou-se amargor e muitas pessoas morreram devido às águas, porque se tinham tornado amargas. (Apocalipse 8,11)





O quarto anjo tocou, e foi atingida a terça parte do sol e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas, de modo que escureceu a terça parte deles, e o dia perdeu um terço de sua claridade, e a noite igualmente. (Apocalipse 8,12)





E foram soltos os quatro anjos, que estavam com a hora, o dia, o mês e o ano marcados para matar a terça parte da humanidade. (Apocalipse 9,15)





A terça parte da humanidade morreu por causa destas três pragas: o fogo, a fumaça e o enxofre que saíam das bocas dos cavalos. (Apocalipse 9,18)





Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, vestida como noiva enfeitada para o seu esposo. (Apocalipse 21,2)





Vi então um novo céu e uma nova terra. Pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. (Apocalipse, 21,1)





Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, vestida como noiva enfeitada para o seu esposo. Então, ouvi uma voz forte que saía do trono e dizia: “Esta é a morada de Deus-com-os-homens. Ele vai morar junto deles. Eles serão o seu povo, e o próprio Deus-com-eles será seu Deus.(Apocalipse, 21,2-3)





Nunca mais entrará nela o que é impuro, nem alguém que pratique a abominação e a mentira. Entrarão nela somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.(Apocalipse, 21,7)





Já não haverá maldição alguma. Na cidade estará o trono de Deus e do Cordeiro e seus servos poderão prestar-lhe culto. Verão a sua face e o seu nome estará sobre suas frontes.(Apocalipse, 22,3-4)





( Os outros mortos não voltaram a viver enquanto não terminaram os mil anos. ) Tal é a primeira ressurreição.(Apocalipse, 20,5)





Ditoso e santo quem participa da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles. Eles serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele durante mil anos.(Apocalipse, 20,6)





E quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão.(Apocalipse, 20,6)





Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono. Foram abertos livros, e mais um outro livro ainda: o livro da vida. Então foram julgados os mortos, de acordo com sua conduta, conforme está escrito nos livros.(Apocalipse, 20,12)





O mar devolveu os mortos que nele se encontravam. A Morte e a Morada dos mortos entregaram de volta os seus mortos. E cada um foi julgado conforme sua conduta.(Apocalipse, 20,13)





A Morte e a Morada dos mortos foram então atirados no lago de fogo. Esta é a segunda morte: o lago de fogo.(Apocalipse, 20,14)





Quem não tinha o seu nome escrito no livro da vida, foi também atirado no lago de fogo.


(Apocalipse, 20,14).





Mas eu darei às minhas duas testemunhas mil duzentos e sessenta dias para profetizarem, trajando vestes de penitência. (Apocalipse 11,3)





Depois dos três dias e meio, um sopro de vida veio de Deus, penetrou nos dois e eles ficaram de pé. Um grande medo caiu sobre todos os que olhavam para eles. (Apocalipse 11,11)





A mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe tinha preparado um lugar, para que aí fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias. (Apocalipse 12,6)





Deixa fora o pátio externo do Santuário; não tires as suas medidas, pois foi entregue às nações pagãs, e estas vão calcar aos pés a Cidade Santa durante quarenta e dois meses. (Apocalipse 11,2)





A Fera recebeu uma boca para proferir arrogância e blasfêmias. Recebeu também poder para agir durante quarenta e dois meses. (Apocalipse 13,5)





A partir do dia em que interromperem o sacrifício permanente e instalarem aquele ídolo abominável, hão de passar mil duzentos e noventa dias. (Daniel 12,11)





Não vou aqui fazer nenhuma interpretação da profecia, dos seus símbolos, pois interpretações individuais, é algo muito perigoso, mas para ter uma noção melhor do apocalipse, temos que ter um pouco de noção de história, geografia e matemática, além é claro, do entendimento dado por Deus, que tudo pode.





A palavra Apocalipse tem sua origem no grego que por sua vez,  significa "revelação" e nada tem a haver com a associação popular como o “fim do mundo”.mas acredito que quando as situações ocorrerem quem acreditar em Deus, na sua palavra e for uma pessoa temente ao Senhor, procurando cumprir os seus mandamentos, o Senhor dará o entendimento na hora certa para que ela não seja enganada e fará através do Espírito Santo que ela se recorde de tudo o que leu ou ouviu nesta profecia e não caia no erro.





Sabemos que haverá uma grande tribulação é o que relata os evangelhos e seremos julgados. O Senhor declara: “Pois o Filho do Homem virá com seus anjos na glória do seu Pai; e, então, retribuirá a cada um segundo a sua conduta” (Mt 16,27).





Perguntaram a Jesus: “Dize-nos: quando será isso? Qual será o sinal da tua vinda e do fim do mundo?” Jesus tomou a palavra e disse: “Cuidado para que ninguém vos engane!.Pois muitos virão, usando o meu nome e dizendo: ‘Eu sou o Cristo! ’ E enganarão muita gente.  "Quanto àquele dia e hora, porém, ninguém tem conhecimento, nem os anjos do céu, nem mesmo o Filho, mas somente o Pai".(São Mateus 24, 36). 





Jesus instrui os discípulos sobre os sinais que ocorrerão para ficarem sabendo quando será o fim do mundo e quando o Reino de Deus ficará perto. 





Jesus então diz: "Ouvireis falar de batalhas, notícias de guerras. Prestai atenção e não vos assusteis, pois é preciso que essas coisas aconteçam. Mas ainda não é o fim. De fato, há de se levantar nação contra nação e reino contra reino. Haverá fome e terremotos em vários lugares. Tudo isso é o começo das dores.“Então vos entregarão à tortura e à morte. E por causa do meu nome sereis odiados por todas as nações.Muitos sucumbirão, trairão uns aos outros e se odiarão mutuamente.  Hão de surgir muitos falsos profetas, que enganarão muita gente. A maldade se espalhará tanto que o amor de muitos esfriará. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”. A Boa Nova do Reino será proclamado em todo o mundo, como testemunho para todas as nações. E então virá o fim". (São Mateus 24,6-14).





"No tempo da sua tribulação permanece-lhe fiel, para teres parte na sua herança". (Eclesiástico 22,29)





"Como o forno prova os vasos do oleiro, assim é a prova da tribulação para os justos". (Eclesiástico 27,6)





"Não tenhas medo dos sofrimentos que vais passar. O diabo lançará alguns dentre vós na prisão. Assim sereis colocados à prova. Tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e eu te darei a coroa da vida". (Apocalipse 2,10)





Irmãos, Sabemos perfeitamente bem que muitas palavras das profecias vêm em sentido figurado, por exemplo, uma semana, não significava uma semana, não podendo pegar "ao pé da letra", mas o mais importante de todo o livro, no meu simples entendimento é para que as pessoas tomem consciência de algumas situações que ocorrerão.





Portanto, somos do entendimento de que teremos que ler mais a bíblia, fazer estudo dela, meditar, buscar a conversão, com uma mudança sincera de vida, abrir o coração para Deus, ficar atentos aos sinais bíblicos e pedir a luz do espírito santo para nos dar o entendimento e coragem para vencer toda tribulação, firmes na fé.





Que Deus nos conceda essa graça.








Augusta Moreira dos Santos


Grupo de Oração São Francisco de Assis-Vazante-MG


grupodeoracaosaofranciscodeassis.blogspot.com.br