domingo, 23 de outubro de 2011

A importância e urgência da Libertação e Do Exorcismo no Ministério Sacerdotal -Congresso da Associação Internacional dos Exorcista Jun/ 2009



Queridos irmãos e irmãs , é para mim um grande prazer e honra ter sido convidado para passar algum tempo com vocês neste retiro e discutir sobre o assunto: A importância e Urgência da Libertação e Do Exorcismo no Ministério Sacerdotal. Eu espero que o Espírito santo me ajude a expressar minhas idéias claramente para que seja de algum beneficio para vocês em seus ministérios.


Eu acho que vocês têm falado sobre exorcismo e libertação o retiro inteiro, e provavelmente alguns dos assuntos que vou me referir já foram mencionados por outros palestrantes.Por favor, I gostaria de me desculpar mas, alguns problemas em nossas igrejas vem precisamente porque “nós supomos que vocês já soubessem..”






1. Conceitos fundamentais sobre a libertação dos espíritos




A. Incredulidade(Falta de Fé)




Eu começarei salientando que um dos principais problemas para o Cristianismo, e especialmente para os Católicos, é a falta de fé, e em particular, a falta de fé na existência de Satanás.


Embora a Bíblia mencione muita vezes a existência de Satanás , não como um elemento moral para o homem mas como uma Criatura real, como um mal e uma entidade perversa, nós no entanto achamos um grande numero de Cristãos e não Cristãos por todo o mundo que crêem que a existência de espíritos que podem possuir e atormentar pessoas e até mesmo a pratica do exorcismo é uma justificada superstição.


Por mais que três séculos tivessem contribuído enormemente para este problema ao redor do mundo, e oque é ainda pior, é o fato que um grande numero de estudiosos bíblicos , Bispos e padres descrevem as pessoas possessas na bíblia como simples pessoas com doenças mentais ou em outros casos como apenas figuras literárias do autor.


Há quem pense como eles ,negando a existência do demônio e o seu impacto entre nós e também desacreditando as escrituras e e por tanto as revelações feitas por Jesus Cristo.


Fonte de toda a verdade de quem aprendemos os mistérios que nos dão vida, estes indivíduos não podem portanto ser chamado de cristãos, isto não importa se eles foram batizados ou não, porque o nome de cristão é dado há quem acredita e segue Jesus Cristo e aceita como verdade o que sua palavra nos revelou.




De acordo com a maioria dos mais conhecidos estrategistas militares, a pior coisa que você pode fazer quando esta em uma guerra é ignorar ou não acreditar na existência de seus inimigos, porque quando o demônio esta na escuridão ele pode planejar e realizar seus planos sem ser visto ou incomodado.


A melhor estratégia de Satanás é passar desapercebido e melhor ainda ser considerado um mito ou uma figura literária, porque desta maneira ele pode agir e infestar todas as áreas da atividade humana, como ele já fes em nossos dias. Eu falarei mais sobre isso quando nós analisarmos as situações presentes em nossos dias relacionadas a nossa sociedade.




B. As realidade dos ataques satânicos




Uma vez que tenhamos estabelecido que Satanás, para aqueles de nós que acreditam que Jesus Cristo é um Deus vivo, é um ser real que foi criado por Deus, não com uma natureza má em si, mas em sua rebelião contra Deus tornou-se mal e adquiriu a capacidade para destruir a vida do homem e se ele não for parado, ele vai levar o homem à sua condenação eterna, onde Satanás foi colocado para sempre, agora vamos ver como ele se comporta e como podemos enfrentá-lo e derrotá-lo.




Deus tem concedido a esta criatura maligna poder na terra, não só para tentar e seduzir o homem, como mostrado nos evangelhos sinóticos quando Jesus Cristo foi tentado, mas ainda mais este ser maligno tem recebido poder para entrar dentro dos corpos de homens e mulheres para dominalos , bem como para prejudicá-los, amarrá-los ou torná-los doentes de diferente maneiras.




Este tipo de ataque , chamado possessão , é bem documentado por toda a Bíblia.



Por exemplo, no livro de Tobias(6:7. 8:2-3) onde é mostrado um tipo de ataque de satanás, e no final podemos ver uma espécie de exorcismo. Vemos outro tipo de possessão demoníaca na Serpente do Éden ou em outro caso de Saul quando nos lemos.




"O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito maligno, vindo da parte do Senhor, o atormentava. Os servos de Saul lhe disseram: "Há um espírito maligno mandado por Deus te atormentando"(1 Sam.16:14-15; Veja também 1Sam 16:23; 18:10-11; 19:9-10).




Ou considerar as palavras de Deus “O homem ou mulher que consultar os mortos ou for a feiticeiro, certamente será morto. Serão apedrejados, e o seu sangue será sobre eles.” Então é muito claro que nós podemos ver como o espírito maligno ataca a humanidade.




A literatura Judaica também fala sobre isto.Estas importantes referencias dadas por Flavius Josephus,o qual ele mesmo, foi um testemunho de um exorcismo feito usando um antigo ritual de Salomon.


Em Antiguidades Judaicas (8:46-49), ele afirma que ele viu como um exorcista (Eliezer), utilizando um ritual Salomon expulsa um demônio, na presença de muitas pessoas. Eliezer perguntou-lhe (ao demônio), a fim de provar que ele realmente deixou que o homem.


Isso explicaria o texto em Mateus 12:27, onde Jesus Cristo diz:



“Se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam os vossos filhos?


Desse modo, podemos ver que isso era algo comum entre o povo judeu.”




C. A Possessão




A fim de enteder oque é Possessão eu gostaria de usar a definição dada por Dr.Merril Unger in seu livro, Demônios no Mundo moderdo, que nos fala o seguinte,



A possessão Demoníaca é uma condição na qual um ou mais espíritos malignos ou demônios habitam o ser humano e obtêm o completo controle de sua vítima e apagando temporariamente a sua consciência , eles podem falar e agir através deles como um escravo e usá-lo como uma ferramenta . O demônio ou os demônios que habitam vem e vão como um proprietário da casa que pode ou não pode estar “em casa ”.




Ele diz que “quando o demônio esta” ”em casa””ele pode preciptar um ataque, nesses ataques a vitima passa de seu estado normal, no qual ele age como outras pessoas, para o estado anormal de uma possessão”.




Na possessão o estado da vitima poderia ser marcado por depressão e profunda melancolia ou algmas vezes por vaga estupidez que se assemelham a idiotices.




As vezes, a vítima pode estar estática ou extremamente malévola e descontroladamente feroz, durante a transição do normal para o estado anormal a vítima frequentemente é jogada em um paroxismo de violência, muitas vezes caindo no chão inconsciente, espumando pela boca com sintomas semelhantes à epilepsia e histeria.


Esses distúrbios podem incluir ser surdos, mudos, cegos, epilépticos, coxo, e / ou louco que poderia ser submetido a um tipo comum de doença e que a causa , já apontamos antes, Que muitas pessoas não acreditam na existência do diabo e suas obras , No entanto a bíblia é muito cuidadosa em distinguir entre os 2.




A fim de ajudar-nos a tarefa de discernimento, Kurt Koch em seu livro Occult Bondage and Deliverance, oferece-nos, à partida de Marcos 5:1-20, oito sinais que nos mostra os sintomas da posse. Você pode ler isso no papel dado à conferência.





V 2 O homem tinha um espírito imundo, em outras palavras, ele foi habitado por outra pessoa O homem exibiu poderes incomuns de força física. Ninguém poderia segura-lo mais.




V4 Ele mostrou acessos de raiva. Ele tinha separado e arrancado os grilhões da cadeia e quebrou em pedaços.




V 6-7. O quarto(v4) é um sinal de desintegração, a divisão da personalidade. (No entanto, a Escritura mostra apenas a personalidade do novo, em vez da constante mudança das duas personalidades.




V 7 O homem mostrou uma resistência ou oposição a fé cristã e as coisas espirituais. Ele disse a Jesus para deixá-lo sozinho.




V 8 O sexto sintoma é hiperestesia(uma sensibilidade excessiva) . O Gadareno tinha poderes de clariviência . Ele sabia imediatamente quem era Jesus.




V 9 . Em seguida é a variação ou alteração de voz. Uma legião de demônios falou dele.



V 13 O oitavo sinal é a transferência oculta. Os demônios deixaram o homem e entraram nos porcos.




Então podemos ver que, se seguirmos estes sinais, podemos destacar que as características do segundo, terceiro e quarto que acabamos de descrever, são semelhantes em muitos aspectos com os sintomas de certas doenças mentais , No entanto , digo , de acordo com minha experiência que nenhum caso são exatamente o mesmo.


A cinco características restantes , por outro lado não podem ser encontradas em qualquer classificação psiquiátrica.Por exemplo clarividência em si nunca é um sinal de doença mental, e um doente mental nunca será capaz de falar com uma voz ou uma língua que não foi previamente aprendida.


Além desses ataques, como dissemos antes, que se referem à habitação de Satanás, a experiência e a pesquisa nos permitem afirmar que existem algumas experiências diferentes de posse total, mas que ainda afectam os sentidos e, por vezes, a liberdade, a saúde, economia e outras áreas da vida desta pessoa.




D. Como lutar contra isto – O Exorcismo




Para lutar contra este ataque satânico a igreja estabeleceu o ritual de exorcismo, com o o qual nós utilizamos para expulsar Satanás para fora do corpo ou fora das áreas atacadas.




A palavra EXORCISMO vem da palalavra EKBALLO que significa literalmente expulsar, conduzir para fora ou enviar para fora, em outras palavras, durante o exorcismo existe uma luta entre o Espírito que tem poder sobre a pessoa e a pessoa que procura livrar-se ou expulsar o espírito maligno , nesta luta o espírito maligno volta com toda sua força e tenta enganar o exorcista para permanecer o maior tempo possível no corpo da pessoa por ele possuída, desta forma causando danos ou usando-os para fins malignos de destruir a raça humana.




É por isso que devemos chamar apenas um Exorcista e não qualquer pessoa, pelo menos para expulsar o demônios que o tem derrotado, porque é preciso lembrar que esta é uma luta entre um espírito muito forte e a natureza humana.



Deve-se então um homem humilde através do qual o Espírito santo pode trabalhar facilmente, somente este homem, em nome de Jesus Cristo, Será capaz de derrotar e expulsar o demônio desta pessoa.




Para ordenar que satanás saia de uma pessoa, é necessário de acordo com a Lei canônica, que isso seja feito por um sacerdote ordenado pelo Bispo para realizar esta ação.




No entanto, nós dissemos anteriormente que não temos unicamente possessão onde o demônio habita e controla uma pessoa, mas que existem também outros tipos de ataques que o demônio exerce sem possuir a pessoa.


Nós podemos dizer que o exorcismo nestes casos podem ser feitos por qualquer um, seria suficiente estar aberto a ação do Espírito santo através do qual nosso Senhor Jesus Cristo pode trabalhar sobre a pessoa possuída e libertá-la, que neste caso é conhecido como,ORAÇÃO DE LIBERTAÇÃO.




2. Jesus Cristo e o ministério de Libertação




Se nós quisermos entender a importância do ministério de Libertação Sacerdotal é necessário rever como isto foi praticado por Jesus Cristo de quem nós somos discípulos e representantes.




Gostari de começar por dizer que mesmo com a leitura superficial dos documentos que se referem a atividade de Jesus Cristo mostrada nos evangelhos bem como das primeiras Comunidades Cristãs, especialmente no Livro de Atos , mostram claramente que a pratica do exorcismo de Jesus Cristo bem como de seus seguidores tinham um papel importante.




Olhando para o Ministério de Jesus Cristo podemos dividir em 3 grandes atividades Pregação, Cura e Libertação, o apóstolo João sugere que, dado que o objetivo de Jesus Cristo foi de libertar-nos do diabo a destruir o trabalho de Satanás com nos vemos em sua primeira carta (1 jo 3,8), não há duvida que sua atividade exorcista foi fundamental na sua obra redentora.




Nas escrituras , nós podemos encontrar, não é por acaso que a palavra “espírito” ou “espíritos”, como usado para designar um demônio, ocorre duas vezes em Mateus, três vezes em Marcos e duas vezes em Lucas com a adição do”mal”, duas em Lucas, com a dos “impuros” uma vez em Mateus, onze vezes em Marcos, e quatro vezes em Lucas.


A palavra demônio , no singular ou plural aparece nove vezes em Mateus, três vezes em Marcos , quatorze vezes em Lucas e seis vezes em João. A expressão,”O espírito imundo de um demônio ” aparece uma vez em Lucas, enquanto o verbo “ser endemoninhado” aparece em outra forma ou outras sete vezes em Mateus, quatro vezes em Marcos e uma vez nos Evangelhos de Lucas e João. Resumindo, podemos encontrar 50 versículos nos evangelhos referindo-se à palavra demônio e 14 vezes a palavra Satã.




A importância do ministério de Libertação de Jesus se propagou apenas pelo fato de olharmos seu ministério na galiléia depois que Ele chamou os seus discípulos, os olhou e anunciou o Evangelho e logo podemos ver a oposição do diabo, que é finalizado com o seu primeiro exorcismo , e precisamente por esta ação, diz o Evangelho, a sua reputação espalhado por toda parte (Mc 1:21-23). Além disso, no mesmo Evangelho, Marcos refere que no mesmo dia, curou e libertou muitos homens oprimidos pelo demôinio (Mc 1:34).




Outra passagem importante de seu ministério de exorcismo pode ser encontrada em Mateus 8:31 que nos remete ao exorcismo dos demônios de Gadara, em Mateus 9:33 a cura de um endemoninhado mudo; em Mateus 17:14-21 o exorcismo do endemoninhado epiléptico, em Mc 7,26 a importante passagem na qual ele exorciza a siro-fenícia filha, em primeiro Lc 4:33 podemos ver um homem libertado por Jesus na sinagoga de Cafarnaum, novamente Lc 8:1 refere-se que muitas mulheres libertas e curadas por Jesus estão lhe seguindo. Finalizando , e com um testemunho sobre a relação existente entre a possessão e doença, Lc 13:11 testemunho do exorcismo de uma mulher aleijada.




Ao ler com atenção, podemos encontrar muitos ensinamentos de como Jesus Cristo, realizava estes exorcismos e até mesmo das conseqüências que uma pessoa pode ter, se após ter sido liberta, ele / ela não segue uma vida espiritual séria. (cf. Lucas 11:24-26).




Finalmente, podemos dizer que a importância da cura e da prática exorcista no projeto de Jesus Cristo é corroborada pelo seu interesse em transmitir aos seus seguidores a capacidade de aplicá-lo e relacioná-la de forma indissociável à Boa Nova do Reino e da conversão de sua parte ética, como mostrado por muitas passagens, da qual temos uma referência, vou falar, talvez o mais significativo em Mc 3:13-15 onde é muito claro que Ele chamou os doze, os chefes da Igreja a uma missão muito específica " de proclamar a mensagem, com o poder de expulsar demônios"


Em Mateus 10:7-8 em que ele afirma: "Ele deu-lhes poder sobre os espíritos imundos com poder para expulsá-los". Além disso, a missão dos discípulos será a mesma onde podemos ver em Lc 10:1.17, Todos os que crêem tem o mesmo poder “E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios..” Mc 16:17 É claro que o movimento iniciado por ele deveria multiplicar o número de exorcistas.




Em seguida, podemos ver muito claramente que a prática exorcista de Jesus Cristo não constitue um elemento marginal ou folclóricos de sua vida pública, mas um dos fatores mais central e significativa do seu ministério.






3. A Igreja primitiva eo ministério de libertação.




Os depoimentos das primeiras comunidades não deixam dúvidas que os apóstolos receberam esse poder para expulsar demônios, como vimos no envio dos 12 e depois dos 72, e que usaram esse poder, mesmo após a ressurreição e ascensão de Jesus Cristo para o céu.




Mesmo que seja verdade que os textos no livro de Atos centra sua atenção na defesa contra o maligno, como mostrado na carta aos Efésios (Ef 5-6), não podemos ignorar alguns dos textos onde podemos ver claramente que o exorcismo era uma prática comum entre os discípulos da Igreja primitiva.




Só para se ter uma idéia do poder e perseverança que os discípulos tinham na luta contra Satanás. O melhor exemplo pode ser encontrado no livro de Atos, capítulo 16, onde Paulo expulsa um demônio de uma menina que praticou adivinhação sob o feitiço do demônio (Atos 16:16-19). Por outro lado, em Atos 19:12 nos é dito que foi o suficiente para ter um lenço que tinha sido tocado por Paulo para poder realizar um exorcismo (Atos 19:12).




Além destes testemunhos temos outros, onde podemos ver o grande poder os apóstolos tinham sobre os demónios, que não só tinham o poder de expulsá-los, mas faze-los útil para corrigir aqueles que se desviaram da vida evangélica ou impedem o crescimento do reino, como mostrado pela primeira carta de Paulo a Timóteo (1 Timóteo 1:20); e eu os entreguei a Satanás, para que sejam ensinados pela disciplina a não blasfemarem. Podemos ver uma passagem semelhante em (1 corintios 5:5) ;entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor.




4. O ministério de libertação na Igreja de hoje




Podemos dizer que a Igreja, no seu contexto geral, nunca parou de usar a prática do exorcismo, mas seria muito bom se pudéssemos refletir sobre a forma como é feito hoje.




Em nossos dias a prática do exorcismo e libertação, é feito principalmente por bispos que, através da sucessão apostólica, o poder de expulsar demônios, como já vimos nos textos do NT onde é muito claro que uma das razões para que foram chamados foi precisamente este.




O "Código Canônico", estabelece que os bispos podem e devem delegar esta autoridade, que é executado como um "sacramental" de sábios e santos sacerdotes devidamente por eles escolhido (cf. cân. 1172).




Descobrimos que há muito poucos bispos e sacerdotes que exercem esse ministério, que é uma parte muito importante do ministério de Jesus Cristo. As razões? Eles poderiam ser muito diferentes, no entanto, entre os mais comuns encontramos o seguinte:



a. Não é necessário ... por que devemos fazê-lo?




Alguns Bispos, sacerdotes acreditam que hoje este ministério não é tão necessária como estava na antiga palavra, porque hoje vivemos em um mundo onde o demônio, em qualquer caso, só pode prejudicá-lo através de uma tentação que pode ser rejeitada com uma vida espiritual boa .


Outros, como indiquei anteriormente, acredita que os exorcismos realizados por Jesus Cristo (para aqueles que acreditam no presente), pertencia a situações do mundo antigo ou, em qualquer caso de culturas em que este era mais fácil de acontecer. Outros, enfim, acreditam que nosso mundo está bem e que não há necessidade de exercer este ministério.




Contrariamente a tudo isso, hoje o mundo, abriu suas portas para o demônio. Hoje, a seitas satânicas não precisam se esconder mais. Elas podem até mesmo ser registrado como igrejas em alguns governos, como o México, onde há um secretário para a "Igreja de Satanás".


Temos música com as palavras e elementos claramente satânico que não tem qualquer tipo de restrição de ninguém. E poderíamos citar muitos mais elementos que falam de uma presença total de Satanás em nossa sociedade. Como na TV, no cinema e no resto da mídia de massa, onde podemos encontra o diabo sendo promovido com liberdade...




Por outro lado, no mundo moderno a sociedade é muito comum e considera como um "jogo" para "brincar" as tábuas Ouija. A experiência nos diz que uma pessoa que "brinca", com tábuas de Ouija, lê o horóscopo, é associado com a astrologia, videntes, espíritas e médiuns; esta pessoa está brincando com fogo, pois as chances de ele / ela serem possuído por um demônio aumentam exponencialmente.



Nós estamos vivendo em um mundo que se afastou de Deus e introduziu a sua vida inteira nos campos do diabo. Isto permite-nos ver hoje a importância e urgencia do ministério de libertação e exorcismo, não só na igreja, mas em toda a nossa sociedade.



Finalmente, a maioria dos sacerdotes que não têm conhecimento desta questão, como já dissemos no início, acreditam que as pessoas que os procuram com sintomas de possessão ou perturbação causada pelo inimigo, realmente só têm problemas psicológicos. Conseqüentemente causando um grande dano espiritual (e às vezes física e moral), porque muitos deles irão acabar nas mãos de pessoas que trabalham justamente para Satanás.




b. O medo de represálias do diabo




Outras pessoas acreditam que o diabo pode retaliar contra aqueles que fazem parte de um exorcismo, que é totalmente falso, e só revela a ignorância sobre a questão do diabo e suas atividades no mundo e especialmente sobre a natureza humana.



Se eles tivessem mais informações sobre este problema, eles saberiam que o diabo não pode exercer o seu poder como ele desejou poder, porque ele estará sempre sujeito à vontade de Deus e soberania.




Apenas para tornar mais evidente dessa ignorância, deixe-me afirmar que o diabo fica furioso sempre que um sacerdote realiza uma confissão em profundidade para um irmão,do que quando ele realiza um exorcismo, porque no primeiro caso, o padre realmente rouba a vítima das mãos do diabo, que sem a ajuda do padre teria sido arrastado para o inferno, enquanto no segundo caso, a única coisa que o diabo poderia ter feito era perturbar essa pessoa durante o seu tempo na terra, e nada mais.


Sempre que um padre, com a ajuda de Deus é capaz de atingir uma conversão em profundidade, o diabo, se ele tivesse uma chance, iria destruí-lo. Satanás odeia da pior maneira possível todos os sacerdotes santos, mesmo que não estejam directamente relacionados com o ministério de libertação.




c. Muito pouco de santidade e vida espiritual




Além das declarações anteriores, temos o fato de uma santidade fraca dos sacerdotes, o que certamente é um requisito para enfrentar o diabo. Infelizmente, como já foi dito, especialmente por Sua Santidade Bento XVI, muitos dos nossos irmãos sacerdotes vivem em uma situação em que sua santidade não é o esperado ou desejado, não apenas para enfrentar o diabo, mas até mesmo para orientar adequadamente os filhos de Deus.


Com a desculpa de uma enorme carga de trabalho, muitos dos nossos padres rezam muito pouco e comprometeram seriamente a sua vida espiritual. Certamente, para enfrentar o diabo nestas situações seria inútil ou até mesmo perigoso para a vida espiritual e moral do sacerdote.




d. Falta de generosidade




Finalmente, também podemos encontrar elementos fortes que falam da falta de generosidade dos sacerdotes, porque sempre que eles enfrentam o diabo, que é uma tarefa difícil que coloca a vida dos sacerdotes em perigo. Quem está disposto a servir a seus irmãos para superar este problema, nunca terá descanso suficiente. O Evangelho nos diz que há tanta gente à procura de Jesus Cristo e Seus apóstolos, que nem sequer têm tempo suficiente para comer. Hoje, infelizmente, nós queremos como sacerdotes viver como o resto do povo e por a nossa vida em ordem com tudo programado, especialmente, o nosso tempo de lazer.




Como podemos ver, por razões diferentes, a realidade é que existem muito poucos padres e bispos que hoje prestam esse serviço na Igreja.




Esta falta de ministros, que poderiam estar prestando esse serviço de uma maneira normal nos levou a uma situação em que este ministério é realizado por leigos, com resultados que nem sempre são os melhores.


É por isso que a Congregação para a Doutrina da Fé, em 1984, emitiu uma nota a todos os bispos solicitando-lhes que prestem mais atenção a estas situações e excessos, para evitar qualquer dano aos fiéis, bem como quaisquer distorções da fé.


No entanto, esta nota ainda deixa um vazio na lei canônica, uma vez que não diz nada sobre a urgência de pastores ou pessoas santas que prestariam ajuda aos sacerdotes, nas práticas de libertação e exorcismo, conforme estipulado pela lei canônica.





5. Conclusões




Gostaria de terminar com algumas conclusões, bem como algumas recomendações que poderiam ser prático, para aqueles que já estão envolvidos neste ministério de libertação, bem como para aqueles que ainda não estão envolvidos.




É um fato inegável, especialmente para os cristãos, a existência de Satanás no mundo, e que ele está sempre com raiva buscando a destruição de homens e mulheres.


Ele faz isso de várias maneiras, especialmente com as tentações, e em casos especiais, por possuir a vontade de suas vítimas ou por perturbá-los de fora em seus bens, saúde e relações sociais.


Portanto, não podemos ignorá-lo, como tem sido feito ultimamente, porque o que lhe permite agir com maior facilidade e veneno nossa sociedade.




O Ministério de Jesus Cristo foi centrado na pregação e no Exorcismo, como parte do Seu ministério de cura, como esta no evangelhos, foi uma parte fundamental de seu projeto Evangelico . A Igreja, na figura dos apóstolos, testemunha que isto também fazia parte dos primeiros evangelizadores. As afirmações anteriores nos levam a concluir que o ministério de libertação não é opcional do sacerdócio na Igreja, mas é uma parte fundamental de sua missão, que tal como o seu fundador, visa estabelecer o Reino lançando o diabo para fora da vida do homem (em todas as suas formas de ataques, doenças e perturbações).




É uma realidade que nosso mundo precisa hoje mais do que nunca da ação libertadora, uma vez que o diabo está trabalhando hoje em nossa sociedade, que abriu suas portas e tirou todas as restrições para as seitas, magos, feiticeiros, etc, com prejuízos graves para o povo de Deus.




Uma vez que só o sacerdote pode realizar essa atividade, é necessário ter mais padres da diocese que, movido pela caridade, estará disposto a ser instrumento de Deus para libertar nossos irmãos. Estes sacerdotes deveriam aprender mais sobre o inimigo e falar mais e sem medo sobre este mal que está destruindo as famílias. Esconder o problema do povo só vai criar uma grande ignorância permitindo assim que o inimigo trabalhe em total liberdade.
 



Tendo em conta que o sacerdote é um "alter Christus", ele deve aceitar que este ministério não é reservado para poucos, pois é parte do ministério ordenado. Mesmo se é verdade que, a fim de executar um exorcismo grande que exige o consentimento e autorização do Ordinário, o que não exclui-nos de praticar o exorcismo menor e as libertações que no caso solicitamos algumas das autorizações necessárias, que são normalmente concedidos pelos bispos.




Se os sacerdotes não realizam este ministério, em seguida, as pessoas que estão sob a influência do diabo acabarão indo para os bruxos e outras pessoas que dizem que podem ajudá-los. Isso só irá causar situações piores para aqueles que foram perturbados ou mesmo possuídos.


Somente o poder de Jesus Cristo, trabalhando de dentro da Igreja por aqueles que receberam o poder de expulsar o demônio, pode expulsá-lo e destruir as obras do diabo. Então, se nós não podemos ajudar nossos irmãos, então, seremos julgado com dureza por tudo o que o diabo poderia ter feito em nosso irmão que foi rejeitado por nós. Deixe-me lembrá-lo que como um "Alter Christus" devemos realizar este ministério, assim como Jesus Cristo vai fazê-lo hoje, com amor e paciência.




Este ministério deve ser feito com sabedoria e diligência, porque se não fizermos isso, em vez de ajudar, podemos prejudicar gravemente a pessoa. Se uma pessoa é afetada por uma situação física ou psicológica, e o sacerdote sugere que possa ser uma possessão demoníaca, poderia prejudicar essa pessoa ainda pior que, se essa pessoa realmente havia sido possuído ou perturbadas pelo diabo, porque a pior existencia do diabo é aquela criada por nós mesmos.


Por esta razão, a Igreja Católica tornou-se um pouco cauteloso ao lidar com este problema. Richard J. Woods escreve: "Assim, a Igreja exige que a decisão final sobre a posse só será feita após a consulta a um especialista, que hoje seria através de exames médicos, psiquiátricos e parapsicológicos".
 



Por uma questão de fato, o Ritual prevê que um sacerdote chamado para investigar uma alegação de posse "não deve acreditar com demasiada facilidade que uma pessoa está possuída por um espírito do mal, mas ele deve conhecer os sinais pelos quais uma pessoa possuída pode ser distinguido de alguém que sofre de melancolia ou alguma outra doença. "


Certamente, em casos raros, especialmente quando se lida com situações graves de tempo de libertação ou exorcismo, temos, além da autorização do Ordinário, uma preparação espiritual especial que permitirá o sacerdote enfrentar o diabo com força e poder.




Finalmente, o sacerdote não deve ter medo de enfrentar o demônio pensando que ele pode ser prejudicado pelo diabo. Isso só acontece com aqueles que não estão vivendo uma vida de graça e que não estão levando uma vida de oração e penitência. Isso não deve ser um problema, pois pelo seu relacionamento com Jesus Cristo e ao ministério que exerce em nome de Jesus Cristo e sua Igreja, um padre deve viver uma vida de graça e deve ser uma pessoa de oração e penitência.



Creio que tudo isso nos permite ver que é urgente, que os sacerdotes retomem o ministério e junto com o nosso Senhor Lutem contra as forças de Satanás o expulsando de nossa sociedade.
 



São João diz em sua primeira carta, que o mundo está sob o poder do diabo (1Jo 5,19), mas enquanto há um sacerdote generoso completamente dispostos a assumir o ministério de Jesus Cristo, haverá uma luz no do mundo, e esta luz que permitirá o Reino crescer.




Queridos irmãos leigos e religiosos: precisamos de suas orações porque é isso que nos mantém, temos de lutar com preces como a que Maria realizou pelo Filho até a luta final na crucificação.


Não nos deixem sós. Se trabalharmos como um corpo, com a ajuda de Deus, seremos capazes de devolver o mundo ao seu legítimo proprietário: Jesus Cristo Nosso Senhor, a quem devemos todo o poder, honra e glória. Amem.
 



Obrigado.



Fr. Ernesto María Caro


Congresso da Associação Internacional dos Exorcista Jun/ 2009



Postagem:http://defendeinosnocombate.blogspot.com/2010/03/importancia-e-urgencia-da-libertacao-e.html


Relembrando Sobre Tia Laura - Dom de Milagres e de Curas

DIRETRIZES DA AÇÂO EVANGELIZADORA - 2011 - 2015








Vale salientar que as Diretrizes são um convite para que todo batizado, como discípulo missionário, assuma o mandato de Jesus Cristo: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa – Nova a toda criatura!” (Mc. 16,15). Assim poderão testemunhar a Boa- Nova na medida em que cada Igreja particular visibilize as Diretrizes através dos planejamentos pastorais, do plano pastoral.


As DIRETRIZES DA AÇAO EVANGELIZADORA trazem como objetivo geral, Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (cf. Jo 10,10), rumo ao Reino.


As  DIRETRIZES DA AÇAO EVANGELIZADORA são divididas em cinco capítulos: Cap. I: Partir de Jesus Cristo; Cap. II: Marcas de Nosso Tempo; Cap. III: Urgências na Ação Evangelizadora; Cap. IV: Perspectivas de Ação; Cap. V: Indicações Operacionais.


O documento propõe que a Igreja no Brasil seja aquela que escuta a voz do Espírito Santo, reafirma a importância de conhecer a realidade e traçar metas específicas para a ação evangelizadora à luz da Sagrada Escritura e da Tradição.


É certo, que deseja contemplar o cotidiano do povo brasileiro, principalmente dos mais sofridos, voltar às fontes da fé e indicar caminhos a serem trilhados. As Diretrizes são rumos que indicam o caminho a seguir, abordando aspectos prioritários da Ação Evangelizadora, princípios norteadores.


O documento acima mencionado apresenta cinco urgências na ação evangelizadora, tais urgências dizem respeito à busca e ao encontro de caminhos para a transmissão e a sedimentação da fé neste período histórico de transformações profundas. São elas: Igreja em estado permanente de missão; Igreja casa de iniciação à vida cristã; Igreja lugar de animação bíblica; Igreja comunidade de comunidades; Igreja a serviço da vida plena para todos.


Portanto, significa buscar uma base coerente para enfrentá-los. Voltar às fontes e recomeçar a partir de Jesus Cristo.


Vê-se que a Igreja deve se colocar no caminho do amor-serviço aos sofredores desta terra.


O documento nos pede que é necessário irmos além das diretrizes e traçar planos diocesano de pastoral que possam concretiza-lo, nesses quatro anos, 2011-2015.


Essas Diretrizes manifestam, através das cinco urgências, o caminho discernido como resposta a este tempo de profundas transformações, se fazendo necessário que no processo de planejamento tenha os sete passos: onde estamos; onde precisamos estar; urgências pastorais; o que queremos alcançar; como vamos agir; o que vamos fazer; renovação das estruturas.






Dia Mundial das Missões: confira estatísticas da Igreja Católica







Domingo, 23 de outubro de 2011, 12h01


Agência Fides


ArquivoVaticano é o "coração" da catolicidade no mundoA Agência Fides revela algumas estatísticas para apresentar um quadro panorâmico da Igreja missionária no mundo. As tabelas são extraídas do último “Anuário Estatístico da Igreja” publicado (e atualizado em 31 de dezembro de 2009) e se referem a membros da Igreja, suas estruturas pastorais, atividades no campo da saúde, assistencial e educativo. É também indicada a variação, aumento (+) ou redução (-), em relação ao ano precedente, segundo o confronto efetuado pela Agência Fides.


População mundial
Em 31 de dezembro de 2009, a população mundial era de 6.777.599.000 pessoas, com um aumento de 79.246.000 unidades em relação ao ano precedente. O aumento global se constata em todos continentes: África (+19.983.000); América (+8.744.000); Ásia (+47.702.000); Oceania (+967.000); Europa (+1.850.000).


Católicos


Na mesma data, o número de católicos era de 1.180.665.000, com um aumento total de 14.951.000 em relação ao ano passado. Este incremento interessa todos os continentes: África (+6.530.000); América (+5.863.000); Ásia (+1.814.000); Europa (+597.000); Oceania (+147.000).


A porcentagem dos católicos aumentou globalmente de 0,02%, confirmando-se em 17,42%. No detalhe dos continentes, registraram-se aumentos na África (+0,3); América (+0,04) e Ásia (+ 0,01), enquanto diminuições se verificaram, como no ano passado, na Europa (- 0,02) e Oceania (- 0,3).


Habitantes e católicos por sacerdote


O número de habitantes por sacerdote aumentou também este ano de 139 unidades, alcançando 13.154 unidades. Dividindo por continentes: aumentos na América (+70), Europa (+ 42) e Oceania (+181), e diminuições na África (-313) e Ásia (-628).


O número de católicos por sacerdote aumentou no total em 27 unidades, alcançando 2.876. Registram-se aumentos em todos os continentes, enquanto a única diminuição foi na Ásia: África (+25); América (+32); Ásia (-30); Europa (+16); Oceania (+25).


Circunscrições eclesiásticas e estações missionárias
As circunscrições eclesiásticas são 11 a mais em relação ao ano precedente, chegando a 2.956. novas circunscrições foram criadas na África (+3), América (+2) e Ásia (+6).


As estações missionárias com sacerdote residente são no total 1.850 (185 a mais em relação ao ano precedente) e aumentaram na África (+280) e América (+94), com diminuições na Ásia (-69), Europa (-110) e Oceania (-10).


As estações missionárias sem sacerdote residente se tornaram 5.459 unidades, somando no total 130.948, com aumentos na África (+2.143), América (+2.131), Ásia (+937) e Oceania (+278), enquanto se reduzem na Europa (-30).


Bispos


O número total de Bispos no mundo aumentou de 63 unidades, chegando a 5.065. No total, aumentam seja os Bispos diocesanos como os religiosos. Os Bispos diocesanos são 3.828 (42 a mais em relação ao ano precedente), enquanto os Bispos religiosos são 1.237 (21 a mais).


O aumento de Bispos diocesanos interessa todos os continentes: África (+2), América (+19), Ásia (+1), Europa (+17), Oceania (+3). Quanto aos Bispos religiosos, a única redução se registra na Oceania (-1), enquanto África (+10), América (+4), Ásia (+5) e Europa (+3) registraram aumento.


Sacerdotes


O número total de sacerdotes no mundo aumentou em 1.427 em relação ao ano precedente, chegando a 410.593. A maior diminuição foi mais uma vez na Europa (-1.674), enquanto o número aumenta na África foi (+1.155), na América (+413), na Ásia (+1.519) e na Oceania (+14).


Os sacerdotes diocesanos no mundo aumentaram globalmente em 1.535, chegando a um total de 275.542, tendo aumentado na África (+888), América (+946), Ásia (+780) e Oceania (+26) e diminuído na Europa (-1.105).


Os sacerdotes religiosos diminuíram de 108 unidades, e são no total 135.051. O aumento é marcado, como já há alguns anos, pela África (+267) e Ásia (+739), enquanto reduções se verificaram na América (-533), Europa (-569) e Oceania (-12).


Diáconos permanentes


Os diáconos permanentes no mundo aumentaram em 952 unidades, totalizando 38.155. O aumento mais consistente se confirma mais uma vez na América (+552) e na Europa (+326), seguidas por Oceania (+57) e Ásia (+23). A única diminuição foi na África (-6).


Os diáconos permanentes diocesanos no mundo são 37.592, com um aumento total de 1.053 unidade. Aumentam em todos os continentes com exceção da África (-2), e mais precisamente: América (+623), Ásia (+15), Europa (+359) e Oceania (+58).


Os diáconos permanentes religiosos são 563, isto é, 101 a menos em relação ao ano precedente, com um único aumento na Ásia (+8) e reduções na África (-4), América (-71), Europa (-33), Oceania (-1).


Religiosos e religiosas


Os religiosos não sacerdotes são 412 a menos, e somam globalmente 54.229. Registram-se aumentos apenas na África (+294), mas se reduzem na América (-195), Ásia (-60), Europa (-445) e Oceania (-6).


Confirma-se a redução global do número de religiosas (-9.697) que são no total 729.371, assim divididas: aumentam novamente este ano na África (+1.249) e na Ásia (+1.399), e diminuem na América (-4.681), Europa (-7.468) e Oceania (-196).


Institutos seculares


Os membros dos Institutos seculares masculinos totalizam 737, tendo-se reduzido de 6 unidades. Em nível continental, aumentam na África (+5) e América (+3), permanece invariável na Oceania e se reduzem na Ásia (-1) e Europa (-13).


Os membros de Institutos seculares femininos se reduziram este ano de 386 unidades, , totalizando 26.260 membros. Aumentam na África (+37), Ásia (+180) e Oceania (+1), e se reduzem na América (-30) e na Europa (-574).


Missionários leigos e Catequistas


O número de Missionários leigos no mundo é 320.226, com um aumento global de 3.390: na África (+736), Ásia (+3.774) e Europa (+428). Diminuições foram registradas na América (-1.531) e Oceania (-17).


Os catequistas no mundo são globalmente 68.515 a mais, chegando a 3.151.077. o número aumentou na África (+19.538), América (+36.319), Ásia (+13.365) e Oceania (+287). A única redução se registrou na Europa (-994),


Seminaristas maiores


O número de seminaristas maiores, diocesanos e religiosos aumentou de novo este ano: globalmente os candidatos ao sacerdócio são 954 a mais, totalizando o número de 117.978. Como nos anos passados, o aumentos se verificam na África (+565), Ásia (+781) e Oceania (+15), e as reduções, novamente este ano, se verificaram na América (-60) e na Europa (-347).


Os seminaristas maiores diocesanos são 71.219 (+43 em relação ao ano precedente) e os religiosos 46.759 (+911). Os seminaristas diocesanos aumentaram na África (+425) e na Ásia (+121), e se reduziram na América (-353), Oceania (-14) e Europa (-136). Os seminaristas religiosos aumentam na África (+140), América (+293), Ásia (+660) e Oceania (+29) e se reduzem na Europa (-211).


Seminaristas menores


O número total de seminaristas menores, diocesanos e religiosos, aumentou de 1.631 unidades, chegando ao número de 103.991. Aumentaram na África (+1.765), Ásia (+211) e Oceania (+53) e se reduziram América (-337) e Europa (-61).


Os seminaristas menores diocesanos são 79.142 (+1155) e os religiosos 24.849 (+476). Já os seminaristas menores diminuíram na América (-264), Ásia (-97) e Europa (-18), mas aumentaram na África (+1.483) e na Oceania (+51). Os seminaristas religiosos estão diminuindo na América (-73) e na Europa (-43), e aumentando na África (+282), Ásia (+308) e Oceania (+2).


Institutos de instrução e educação


No campo da instrução e da educação, a Igreja administra no mundo 68.119 escolas maternais, frequentadas por 6.522.320 alunos; 92.971 escolas primárias onde estudam 30.973.114 alunos; 42.495 escolas superiores médias com 17.114.737 alunos.


Além disso, acompanha 2.288.258 jovens de escolas superiores e 3.275.440 estudantes universitários. Seja o número de Institutos como o de alunos, de todos os níveis, está em aumento em relação ao ano precedente.


Institutos de saúde, de beneficência e de assistência


Os institutos de beneficência e assistência administrados no mundo pela Igreja incluem: 5.558 hospitais, com maior presença na América (1.721) e África (1.290); 17.763 postos de saúde, a maioria na América (5.495), África (5.280) e Ásia (3.634); 561 leprosários, distribuídos principalmente na Ásia (288) e África (174); 16.073 casas para idosos, doentes crônicos e pessoas com deficiências, em maioria na Europa (8.238) e na América (4.144); 9.956 orfanatos, um terço dos quais na Ásia (3.406); 12.387 jardins de infância; 13.736 consultórios matrimoniais distribuídos em maioria na Europa (5.948) e América (4.696); 36.933 centros de educação ou reeducação social e 12.050 instituições de outros tipos, grande parte na América (4.484), Europa (3.939) e Ásia (1.857).


Circunscrições eclesiásticas dependentes da Congregação para a Evangelização dos Povos


Em 1º de outubro de 2011, as circunscrições eclesiásticas dependentes da Congregação para a Evangelização dos Povos (Cep) eram 1103 no total. A maior parte delas se encontra na África (499) e na Ásia (473), seguidas por América (85) e Oceania (46).


Fonte: Portal Canção Nova

sábado, 22 de outubro de 2011

Nossa Senhora em aparição FILMADA e outros vídeos impressionantes

Nossa Senhora em aparição FILMADA (ASSISTA ATÉ O FIM). … aconteceu na Costa do Marfim em 20 de ABril de 2011.













Talvez o que mais intriga os cientistas sobre o manto de Nossa Senhora



Misterios no olhar de Nossa Senhora de Guadalupe segundo a ciência

.











Aparição de Maria

Nossa Senhora de Medjugorje: Nossa Senhora de Medjugorje … Quero compartilhar convosco, este belo e impressionante vídeo, no qual a Virgem Maria se deixou filmar em Medjugorje, durante …













O padre Roberto da Toca de Assis fala para nós sobre a quaresma de São Miguel Arcanjo que somos convidados a reza-la no período do ano que vai da festa da Assunção de Nossa Senhora dia 15/08 até o dia dos Santos Anjos dia 29/09





quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Cantinho da Criança A história do Monsenhor Jonas Abib

Palavra vivenciada por Augusta Moreira dos Santos - Não vim trazer a paz mas a divisão

O Evangelho do dia de hoje, é muito oportuno e quero comentar sobre o mesmo, visto que posso dizer que a palavra de Deus é viva,  pois ela se cumpre a cada dia.


Após a leitura escrita, passarei aos comentários e ao final, há um vídeo meu, no Grupo, falando entre outras coisas, sobre a minha missão.


Evangelho - Lc 12,49-53


Não vim trazer a paz mas a divisão.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 12,49-53


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:

49Eu vim para lançar fogo sobre a terra,

e como gostaria que já estivesse aceso!

50Devo receber um batismo,

e como estou ansioso até que isto se cumpra!

51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra?

Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão.

52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas,

três ficarão divididas contra duas e duas contra três;

53ficarão divididos:

o pai contra o filho e o filho contra o pai;

a mãe contra a filha e a filha contra a mãe;

a sogra contra a nora e a nora contra a sogra.'

Palavra da Salvação.


Vejo que essa palavra se cumpre na minha vida e percebo também na vida de muitos conhecidos meus.


Recebi um chamado especial do Senhor, como você caro leitor, poderá verificar no vídeo.


No entanto, percebo as dificuldades, pois realmente há na minha família os que são contra e há os que são a favor deu me dedicar à minha vocação. Realmente há essa divisão como está na bíblia.


O triste é, que são pessoas que têm conhecimento bíblico, que têm fé em Deus e no entanto,  parece que se revoltaram sem nenhum motivo aparente.


Ao ler essa passagem no dia de hoje, ela foi um consolo para mim, visto que não posso fugir de uma realidade bíblica.


As escrituras estão aí para ser cumpridas na íntegra, passarão os céus e a terra mas as suas palavras não passarão disse Jesus.


Não cabe a mim fazer questionamentos e nem condenar a minha família, mas sim acolher a palavra e acolher com amor os meus familiares, mesmo nas diferenças.


Fui chamada a ser uma missionária católica, a pregar, a orar, a difundir a minha religião, a avivar e reavivar a chama do amor de Deus nas pessoas.


Quero cumprir o projeto de Deus na minha vida, bendita seja essa palavra que acalmou o meu coração.
Glória a Deus.


Lucimar faz propaganda do Avivamento em Vazante-MG

Como ocorre todos os anos, haverá o Avivamento, promovido pela Renovação Carismática Católica de Vazante, através da Coordenação do Tio Jonas e equipe, com participação dos missionários da Canção Nova.

Por Causa da Tua Palavra lançaremos as Redes, é o Tema deste ano e a expectativa é grande por parte de todos.



Veja o convite feito por Lucimar coordenadora do Grupo de Oração São Francisco de Assis e que filmamos, para assim, divulgar ainda mais, o evento.



Vídeos do Grupo de Oração São Francisco em Vazante-MG, desta segunda feira dia - 17-10-2011

O grupo de oração desta segunda feira foi recheado pela palavra de Deus, que foi um convite a nos abandonar-mos no amor do Pai, enxarcando do Espírito Santo e assim por intermédio dele, derrubar as barreiras na nossa vida.


Deu para perceber que é exatamente por causa dessas barreiras que não cumprimos e sequer sabemos sobre a nossa missão, o nosso chamado nesta vida.


Lucimar deu comparações, contando estorinhas para colocarmos na nossa realidade de vida, fez um momento de perdão e orou fervorasamente para que as barreiras fossem derrubadas.


Já ,Augusta Moreira dos Santos, através da palavra de Deus, surpreendeu a todos com as mensagens que eram tiradas daquela palavra e testemunhou sobre sua vida e a sua missão, dizendo que hoje, pode dizer qual é a sua missão e porque veio a esse mundo. E complementou fazendo oração pelo povo.


Silvana, Leda e Dona Maria, dão testemunho.


Melhor do que as palavras escritas, é você ver os vídeos:


Augusta diz que sua missão é ser missionária católica






Lucimar conta uma estorinha para você comparar com a sua vida




Leda dá testemunho no Grupo de Oração

Augusta diz que é preciso nos enxarcarmos do Espírito Santo
Lucimar fala sobre o Avivamento
Silvana testemunha no Grupo de Oração


Dona Maria testemunha sobre o Cerco de Jericó
Augusta diz que meu maior inimigo pode ser eu mesmo
Lucimar faz pedidos ao Senhor
Augusta diz: Quem és tu? Eu sou Jesus aquele que tu persegues


terça-feira, 18 de outubro de 2011

CATÓLICO PODE SER MAÇOM?









Notícia Postada em 16/04/2011


Saiba a posição oficial da Igreja sobre esta sociedade secreta


por Dom Eugênio de Araujo Sales | do SacraMusic


Desde o Papa Clemente XII, com a Constituição Apostólica “In eminenti”, de 28 de abril de 1738
até nossos dias, a Igreja tem proibido aos fiéis a adesão à Maçonaria ou associações maçônicas.






NO CONCÍLIO VATICANO II


Após o Concílio Vaticano II, houve quem levantasse a possibilidade de o católico, conservando a sua identidade, ingressar na Maçonaria. Igualmente, se questionou a qual entidade se aplicava o interdito, pois há várias correntes: se à anglo-saxônica ou à franco-maçonaria, a atéia e a deísta, anti-clerical ou de tendência católica.


Para superar essa interrogação, o Documento da Congregação para a Doutrina da Fé, com data de 26 de novembro de 1983, e que trata da atitude oficial da Igreja frente à Maçonaria, utiliza a expressão “associações maçônicas”, sem distinguir uma das outras.



É vedado a todos nós, eclesiásticos ou leigos, ingressar nessa organização e quem o fizer, está “em estado de pecado grave e não pode aproximar-se da Sagrada Comunhão”. Entretanto, quem a elas se associar de boa fé e ignorando penalidades, não pecou gravemente. Permanecer após tomar conhecimento da posição da Igreja, seria formalizar o ato de desobediência em matéria grave.



NEM PADRES E NEM BISPOS PODEM DAR PARECER


A Congregação, no mesmo Documento de 26 de novembro de 1983, declara que “não compete às autoridades eclesiásticas locais (Conferência Episcopal, Bispos, párocos, sacerdotes, religiosos) pronunciarem-se sobre a natureza das associações maçônicas, com um juízo que implique derrogação do quanto acima estabelecido”.


O texto faz referência à Declaração de 17 de fevereiro de 1981, que reservava à Sé Apostólica qualquer pronunciamento que implicasse em derrogação da lei canônica em vigor. Tratava-se do cânon 2335 do Código de Direito Canônico de 1917, que previa excomunhão “ipso facto” a quem ingressasse na Maçonaria.



Reconhecer uma incompatibilidade doutrinária não implica fomentar um clima de hostilidade. Preservar a própria identidade e defendê-la, não significa incentivar atritos. Aliás, somente o respeito à Verdade facilita a paz e a busca da concórdia entre os indivíduos.



A MAÇONARIA NO CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO


O novo Código de Direito Canônico assim se expressa: “Quem se inscreve em alguma associação que conspira contra a Igreja, seja punido com justa pena; e quem promove ou dirige uma dessas associações, seja punido com interdito” (cânon 1374).



No dia seguinte à entrada em vigor do novo Código, isto é, 26 de novembro, é publicada a citada Declaração com a aprovação do Santo Padre. Diz o Documento que a Maçonaria não vem expressamente citada por um critério redacional e acrescenta:


“Permanece, portanto, inalterado o parecer negativo da Igreja, a respeito das associações maçônicas, pois os seus princípios foram sempre considerados inconciliáveis com a Doutrina da Igreja e, por isso, permanece proibida a inscrição nelas. Em 1997, a Livraria do Vaticano editou uma obra intitulada “A Maçonaria nas disposições do Código de Direito Canônico de 1917 e de 1983”, de autoria de Zbigniew Suchecki.



A EXCOMUNHÃO


O sucesso levou à tradução para o italiano de outro livro do mesmo autor. Eu fazia parte da Comissão do novo Código, na parte final da elaboração. Recordo-me bem. Houve uma emenda para fazer permanecer, de modo explícito, a condenação à Maçonaria, como foi obtido para o aborto, com excomunhão “latae sententiae”.



A votação, no caso do abortamento, alcançou os dois terços requeridos e foi incluído o termo. No que se refere à Maçonaria, houve maioria em favor da explicitação da mesma associação, mas não com o índice requerido. Nos debates prévios foi alegado não ser necessário, pois o texto já continha uma proibição implícita.



OBRAS SOBRE O ASSUNTO


Dom Boaventura Kloppenburg, em sua obra “Igreja e Maçonaria: conciliação possível?” recentemente reeditado em 4ª edição pela “Vozes”, trata profusamente deste assunto, no capítulo “Dos princípios do liberalismo religioso à maçonaria brasileira”. E no capítulo XI, “O Maçom perante a Igreja católica – As razões da condenação da Maçonaria” – Frontal oposição de doutrinas”.



Outra obra recém-publicada pela Editora “Santuário” é “Maçonaria e Igreja católica”, de Dom João Evangelista Martins Terra. Permanecendo a proibição no ensinamento da Igreja, houve nesse período pós-conciliar uma profunda modificação no relacionamento entre pessoas, entre católicos e maçons.



INCOMPATIBILIDADE EVIDENCIADA

Embora permanecendo separadas, existe um clima de respeito mútuo que permite um diálogo. O exemplo foi o aparecimento de reuniões entre católicos e maçons para estudo como o de uma Comissão das Grandes Lojas reunidas da Alemanha e a Conferência Episcopal Alemã, de 1974 a 1980.



A Declaração final do Episcopado alemão evidencia a incompatibilidade, pois a maçonaria não mudou em sua essência. A pesquisa acurada sobre rituais e os fundamentos dessa instituição demonstra a existência de doutrinas que se excluem. Entre as causas dessa separação, enumera: a ideologia dos maçons, o conceito de Verdade, de Religião, de Deus, a Revelação, sobre a tolerância, os ritos, a perfeição do homem e a espiritualidade.



De outro lado, a realidade alemã vê a possibilidade de colaboração pastoral na área da Justiça Social e Direitos Humanos. O fato de existirem eclesiásticos na maçonaria prova que há falhas na disciplina. São dadas explicações, não justificativas, baseadas em situações históricas, como no caso da Independência do Brasil.



Dom Boaventura Kloppenburg, em sua obra examina o assunto e o reduz a dimensões reais O respeito mútuo e a fidelidade aos ensinamentos da Igreja nos possibilitam uma convivência pacífica com os irmãos maçons.




Notícia Postada em 16/04/2011










2011: Catolicismo e Maçonaria continuam incompatíveis.



 

extraído do portal:

http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/25556-maconaria-e-catolicismo-sao-incompativeis

 

DECLARAÇÃO DOS BISPOS CATÓLICOS DAS FILIPINAS


Apesar das muitas e repetidas sentenças de condenação da Maçonaria lançadas pela Santa Sé, parece que ainda há dúvidas se Católicos podem ou não se filiar à Maçonaria. Frequentemente se alega que várias sociedades maçônicas aqui nas Filipinas são organizações não- sectárias às quais Católicos podem aderir sem nenhum prejuízo à Fé Católica.
 
Isto é falso e Nós queremos reafirmar nos mais fortes e solenes termos a regra emitida pela Santa Sé, a qual decreta que qualquer Católico que conscientemente e deliberadamente adere à Maçonaria automaticamente incorre em excomunhão e não pode receber os Sacramentos da Igreja e nem ser enterrado em cemitério Católico.
 
Uma pequena reflexão é suficiente para mostrar a justiça e a racionalidade dessa proibição, não obstante todas as alegações em contrário. A Maçonaria é hoje aquilo que ela sempre foi. Uma seita naturalista que ignora ou nega muitas das verdades contidas nas Sagradas Escrituras e definidas pela Igreja Católica como necessárias para a Salvação.
Por exemplo, a doutrina oficial da Maçonaria nega, explicitamente ou por implicação, que Jesus Cristo é o Filho de Deus no sentido exato. De acordo com o ensinamento maçônico, Cristo não passou de um simples homem, certamente um homem sábio, todavia apenas um homem; portanto se Ele é chamado “Filho de Deus”, isso só pode ser tomado no sentido figurativo ou metafórico.
 
Consequentemente, aderir à doutrina oficial da Maçonaria através da adesão como membro dessa organização, em efeito significa negar ou duvidar de pelo menos uma das verdades essenciais da Fé Católica.  
 
É verdade que os Maçons acreditam numa espécie de divindade suprema à qual eles chamam “o Arquiteto do Universo”; mas essa divindade descrita nos livros oficiais da Maçonaria está muito longe de ser o Deus Todo Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, uma só natureza em três pessoas divinas, O qual os Católicos reconhecem e adoram.
 
De fato, o termo “Arquiteto do Universo” tem sido interpretado pelos maçons de vários modos, alguns dos quais nem podemos chamar de cristão. Além do mais, essa relatividade no que toca à natureza de Deus e nosso relacionamento com Ele, é por si só um grande perigo para a religião já que isso funciona como uma poderosa indução ao indiferentismo religioso, o qual por sua vez conduz ao ceticismo e por fim ao ateísmo.
 
Mas não é apenas no terreno doutrinal que a Maçonaria é inaceitável para Católicos. As condições de filiação a essa sociedade e suas práticas bem conhecidas, estão em direta violação não apenas da moralidade cristã como também da Lei Natural.
 
Todos os maçons, por exemplo, são obrigados a fazer um juramento solene comprometendo-se a manter segredo absoluto do que quer que seja ensinado a respeito de sua doutrina e deveres, sob a pena de sofrerem severas punições às quais incluem até mesmo a morte.
Existem muitas objeções a tal juramento. Em primeiro lugar; é claramente errado jurar manter segredo de algo que não deveria ser mantido em segredo.
 
Em segundo, as graves consequencias de se violar tal juramento, as quais incluem tortura, mutilação das mãos de outros membros da fraternidade, quer sejam seriamente consideradas ou não, invocando a suprema majestade de Deus como testemunha de um procedimento trivial e ridículo, no mínimo faz parte da natureza do sacrilégio.
 
Mas consideremos então que tais ameaças sejam levadas a sério, nesse caso é atribuído à sociedade maçônica o poder da pena capital, o qual Deus outorgou apenas ao Estado e sob severíssimas limitações.
 
Finalmente, a absoluta e irrestrita lealdade a uma organização privada e secreta, prometida através de juramento é diretamente contrária à Lei Natural, a qual prescreve que nossa adesão a qualquer sociedade privada é necessariamente limitada pela nossa obrigação primária a Deus, à Igreja, à sociedade civil e à família.  
 
Apesar da propagada profissão de neutralidade e até mesmo de amizade da Maçonaria por todas as religiões, é um fato histórico confirmado por incontáveis exemplos, de que a Maçonaria sempre foi e continua sendo consistentemente hostil à Igreja Católica e também contra muitas denominações cristãs não-Católicas. Em vários casos, sacerdotes sofreram ameaças por ouvirem confissões e reconciliarem maçons em seus leitos de morte.
 
A Maçonaria consistentemente advoga e ativamente promove a exclusão do Catolicismo de qualquer posição de influência, por mais legítima que seja, em qualquer campo da vida social. Tão amarga e incansável é essa hostilidade da Maçonaria pela Igreja Católica, que um proeminente maçon filipino foi efusivamente aplaudido por seus colegas maçons quando ele publicamente declarou que o maior inimigo do povo filipino não é o Comunismo ateu mas sim a Igreja Católica Romana.
 
Em resumo: Católicos estão proibidos de se associar à Fraternidade Maçônica. Católicos que conscientemente e deliberadamente se tornam maçons estão automaticamente excomungados; eles não podem receber os Sacramentos da Igreja;
 
eles não podem ser convidados para serem padrinhos em cerimônias de Batismo e Confirmação e nem tampouco como testemunhas em Matrimônios Católicos onde tal participação se constituiria um grave escândalo e finalmente, maçons não podem ser enterrados em cemitérios Católicos.
[Assinado por toda a hierarquia da Igreja Católica nas Filipinas:]
 
+ JULIO ROSALES, D.D. Arcebispo de Cebu

+ JAMES T. G. HAYES, (sj) Arcebispo de Gagayan

+ JOSE MA. CUENCO, Arcebispo de Jaro

+ CESAR MA. GUERRERO, Bispo de San Fernando

+ MANUEL M. MASCARINAS, Bispo de Tagbilaran

+ MARIANO MADRIAGA, Bispo de Lingayen

+ JUAN SISON, Bispo Auxiliar de Nueva Segovia

+ ALEJANDRO OLALIA, Bispo de Tuguegarao

+ MANUEL YAP, Bispo de Bacolod

+ PEREGRIN DE LA FUENTE, (op) Prelazia de Batanes-Babuyanes

+ LINO GONZAGA, Bispo de Palo

+ FLAVIANO ARIOLA, Bispo de Legaspi

+ PATRICK SHANLEY, (odc) Prelatura de Infanta

+ MONSENHOR PATRICK CRONIN, Administrador Apostólico de Ozamiz

+ REV. CHARLES VAN DEN OUWELANT, Administrador Apostólico de Surigao

+ SANTIAGO SANCHO, Arcebispo de Nueva Segovia

+ PEDRO P. SANTOS, Arcebispo de Nueva Caceres

+ RUFINO J. SANTOS, Arcebispo de Manilla

+ LUIS DEL ROSARIO, Bispo de Zamboanga

+ MIGUEL ACEBEDO, Bispo de Calbayog

+ ALFREDO OBVIAR, Administrador Apostólico de Lucena

+ WILLIAM BRASSEUR, (cicm) Vigário Apostólico de Montanosa

+ VICENTE REYES, Bispo Auxiliar de Manilla

+ GERARD MONGEAU, Administrador Apostólico de Sulu

+ WILLIAM DUSCHAK, Vigário Apostólico de Calapan

+ ANTONIO FRONDOSA, Bispo de Capiz

+ TEOPISTO ALBERTO, Bispo de Sorsogan

+ MONSENHOR CLOVIS THIBAULT, Administrador Apostólico de Davao

+ GREGORIO ESPIGA, (orsa) Prefeito Apostólico de Palawan
 
Postagem:
http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/25556-maconaria-e-catolicismo-sao-incompativeis