quarta-feira, 20 de junho de 2012

Conversão, ruptura com os vícios









A conversão
requer a ruptura com os vícios. Por isso, os seres


humanos
devem passar dos vícios às virtudes.





O
vocábulo “vício” deriva do latim “vitium”, que significa defeito.


Na
moral, o vício designa a propensão de cometer pecados. Os


vícios
são maus hábitos adquiridos por deficiências da vontade e


da
educação.





Os  vícios 
capitais  são  inclinações 
perversas  que,  pela


repetição
de atos condenáveis, corrompem a consciência moral


e  alteram 
a  avaliação  do  bem  e 
do  mal.  São 
denominados


capitais
porque são fatores de outros pecados e vícios.





De
acordo com a tradição ética clássica, os vícios capitais são


sete:
soberba, avareza, preguiça, luxúria, inveja, ira e gula. Os


convertidos
devem superar os vícios capitais.





Asoberba
consiste num orgulho exagerado, em que a pessoa


faz
a supervalorização de si mesma. Nega a dependência de


Deus.
Contraria a humildade.





A
avareza  é  um 
excessivo  amor  pelos 
bens  materiais,


negligenciando  os 
bens  espirituais  e  os  deveres 
de  justiça  e


caridade.
O avarento faz o apelo desmedido à riqueza e a tudo o


que
possui. Opõe-se à virtude da liberalidade.





A
preguiça é a indolência e a repugnância perante o esforço


exigido
pelo cumprimento dos deveres. O preguiçoso negligencia 


seus compromissos com
Deus e com os outros. Apreguiça é


contrária
à virtude do trabalho.





Aluxúria
é a busca desordenad a e incontida do prazer sexual.


O
viciado procura a satisfação desregrada do instinto sexual. A


luxúria
é pecado contra a castidade e a pureza.





A
inveja é a visão desdenhosa, desgostosa ou odiosa do bem


do
próximo ou daquilo que ele é. O invejoso 
sente tristeza e


azedume  pelos 
dons  dos  outros, 
precisamente  porque  os


percebe
como uma perda para si mesmo ou uma diminuição da


própria
superioridade. Ele peca contra a caridade e a fraternidade.





A
ira é um sentimento de desagrado, geralmente acompanhado 


pelo antagonismo
provocado por uma ofensa real ou imaginá-


ria.
É pecaminosa quando é expressa por um desejo deliberado


de
vingança, agressividade e violência. Opõe-se às virtudes do


autodomínio
e da paciência.





A
gula  constitui  é 
um  desejo  irracional, 
desordenado  por


alimento
ou bebida, geralmente expresso por comer e beber em


excesso.
O guloso sente a satisfação desregrada por aquilo que



gosto e prazer. Peca contra a virtude da temperança.





A
conversão exige a superação de todos os vícios na existência  da 
pessoa.  


O  convertido 
procura  abandonar  os 
vícios


capitais,
porque denigrem sua conduta humana, ética e espiritual.





Os
vícios capitais causam uma série de pecados no comportamento 


da pessoa. Fazem
proliferar outros vícios. Por isso, a vida


do
convertido é uma contínua luta contra os vícios capitais.


A
graça de Deus tem o poder de purificar os convertidos dos


vícios.
Por isso, eles podem contar com o auxílio do Senhor no


seu
empenho contra os vícios.





Pe.
Eugênio Antônio Bisinoto CSsR

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