quarta-feira, 2 de maio de 2012

Aparições de Nossa Senhora: Sim ou Não?






"Uma vez o Bispo de Pescara perguntou ao Papa como comportar-se com os fiéis que vão a Medjugorje, e o Papa perguntou-lhe:


" - O que fazem ali os peregrinos?"


Respondeu o Bispo: "-Rezam, se confessam e fazem penitência!"


E o Papa acrescentou: "- Então deixe as pessoas irem!"


(Dom Franco Rodeo, Bispo da Eslovênia, a Pe. Slavko, maio de 1997)










Reporter: Frei Erick Ramon 





D. Estevão Bettencourt, osb.





Em síntese: A Igreja sabe que a revelação das verdades da fé se encerrou com a geração dos Apóstolos. De então por diante nenhum artigo de fé pode ser acrescentado ao Credo. Todavia a Igreja admite a possibilidade de revelações particulares do Sagrado Coração de Jesus, da Virgem Maria ou de outros Santos; tais aparições têm por objetivo lembrar aos homens a mensagem do Evangelho, principalmente o dever de orar e converter-se. – Ao examinar tais revelações, as autoridades eclesiásticas são muito cautelosas, a fim de não confundir fenômenos meramente psicológicos e parapsicológicos com intervenções do Céu. Sobre muitos casos tidos como genuínas aparições a Igreja tem proferido juízo negativo, desaprovando-os; sobre outros não se tem manifestado por não ver razões favoráveis ou desfavoráveis; em alguns poucos casos tem autorizado e fomentado a devoção ao S. Coração de Jesus ou à Virgem SS., fundamentada nos frutos espirituais e nos sinais decorrentes das alegadas aparições; tal é o que se dá em Paray-Le-Monial, Lourdes e Fátima ...





Têm-se multiplicado as notícias de aparições da Virgem SS. com revelações, mensagens e também com lágrimas, em várias partes do mundo. Algumas estatísticas revelam a freqüência do fenômeno: assim Bernard Billot O.S.B. contou 232 casos entre 1928 e 1975 ocorridos em 32 países, sendo que só na Itália 78 casos. – De 1975 a nossos dias poder-se-iam enumerar muitos outros casos, inclusive no Brasil. Quanto aos casos de lágrimas de Maria SS., contam-se treze entre 1952 e 1972.





Daí a pergunta: que atitude deve tomar um fiel católico diante de tão dilatada onda de extraordinário? É recomendável dizer-lhe Sim? Um Não seria falta de fé? – É o que vamos considerar nas páginas subseqüentes.





1. A ATITUDE OFICIAL DA IGREJA





Antes do mais, convém lembrar que se distinguem revelação pública e revelações particulares. A primeira se destina a toda a Igreja de todos os tempos e lugares e é transmitida pelos Profetas, pelo Senhor Jesus e pelos Apóstolos. Ao contrário, as revelações particulares se destinam a uma pessoa ou um grupo de pessoas para corroborar a fé e suscitar um reafervoramento dos fiéis; são transmitidas por homens e mulheres especialmente agraciados; não se impõem à fé dos católicos, mas podem merecer respeito na medida em que a Igreja permita a sua propagação.





A necessidade de estabelecer critérios para avaliar as revelações particulares impôs-se à Igreja a partir do século XV. O Concílio de Basiléia (1431) viu-se obrigado a abordar o assunto quando tratou da canonização dos Santos.





A Igreja quer ser cautelosa diante dos fenômenos extraordinários, pois estes se apresentam muitas vezes como algo de ambíguo: tanto podem ser sinais oriundos de Deus como podem ser expressões do psiquismo humano sugestionado ou doentio. Por isto a Igreja manda examinar com precisão cada caso. O resultado da pesquisa pode ser triplo:





Declaração de que, no caso, nada de transcendental pôde ser apurado, havendo mesmo indícios de sugestão ou talvez morbidez da parte dos “videntes”. Na hipótese de morbidez e elementos antiéticos (exploração financeira, vaidade, fraude ...), a Igreja desabona a “revelação”. Exemplo de desabono é o Aviso ou Advertência do S. Ofício datada de 29/1/1954, declarando que não consta, em absoluto, terem origem sobrenatural as promessas que o Senhor Deus teria feito a Santa Brígida;





- reticências ou silêncio devido à falta de indícios que levam a abonar ou desabonar a “revelação”; o exame das ocorrências nada conclui em tais casos. Em conseqüência, a Igreja pede que não haja culto público inspirado pelas pretensas aparições;





- permissão para que se divulguem a “revelação” e sua mensagem. Nunca, porém, a Igreja incorpora o conteúdo de tal revelação ao patrimônio da fé transmitido por Jesus Cristo e pelos Apóstolos; aliás, toda autêntica revelação não pode ser mais do que a explicitação do que já está contido no depósito da revelação pública ou nos artigos do Credo oficial. Como dito, a revelação pública ou das verdades de fé se encerrou com a geração apostólica. A fórmula exata da atitude da Igreja diante de uma revelação aceitável é, por exemplo, a resposta da S. Congregação dos Ritos ao arcebispo de Santiago do Chile datada de 6/2/1875; este prelado, tendo pedido o parecer da Santa Sé a respeito de uma aparição ocorrida em seu país, recebeu a seguinte resposta:





“Embora a mencionada aparição não tenha sido aprovada pela Sé Apostólica, todavia não foi reprovada nem condenada pela mesma, mas, sim, permitida como objeto de fé piedosa, ... fé humana¹, depositada em piedosa tradição (como nos referem) e confirmada por testemunhas e documentos válidos” (Decreta authentica Congregationis S. Rituum, t. III. Romae 1900, n.º 3336, p. 48).





A mesma fórmula foi repetida pela Congregação dos Ritos em 12/5/1877, quando três Bispos lhe perguntaram se a Santa Sé havia aprovado as aparições de Lourdes e La Salette (ibidem, nº. 3419, p. 79).





Por sua vez, Pio X, na encíclica Pascendi (1907), querendo promulgar normas em matéria de culto, de relíquias e de tradições piedosas, citou as decisões atrás mencionadas e as comentou brevemente.





Como se vê, na melhor das hipóteses a Igreja declara nada haver contra tal ou tal fenômeno de aparição. É claro, porém, que esta Declaração mesma tem peso e valor, pois supõe um exame doutrinário sério e cauteloso.





A título de complementação, observamos, que, segundo alguns teólogos, a Igreja chegou a dar um laudo de reconhecimento positivo às aparições do Sagrado Coração de Jesus a S. Margarida-Maria Alacoque em Paray-Le-Monial (ano de 1673). Com efeito; alguns documentos oficiais da Igreja aludem a essas aparições – o que parece tributar-lhes reconhecimento público; vejam-se o Breve de Beatificação de S. Margarida-Maria, o Decreto da Congregação dos Ritos datado de 1875, a encíclica Annum Sacrum de Leão XIII sobre a Consagração do gênero humano ao S. Coração de Jesus (15/5/1899) e a encíclica Miserentissimus Redemptor de Pio XI (8/5/1928). Pode-se opinar livremente a respeito do parecer de tais teólogos.





Em certos casos a Igreja pode ir além de uma aprovação negativa. Com outras palavras: além de reconhecer que tal ou tal revelação não fere a fé e a Moral, a Igreja pode permitir que se construa alguma capela ou santuário relacionado com a revelação em foco; pode permitir que se institua uma festa litúrgica ligada aos fatos ... ou que se publiquem livros e estampem imagens ilustrativas; numa palavra: ... pode permitir o culto público decorrente de tal aparição; foi o que se deu, por exemplo, com as aparições de La Salette na França (1846), com as de Beauring (1932) e Banneux (1933) na Bélgica, de Lourdes (1858* e Fátima (1917).





2. A RESERVA DA IGREJA





Importa registrar algumas expressões da atitude reservada da Igreja frente aos fenômenos de aparição.





Aos 4/2/1954, Mons. Alfredo Ottaviani, então Assessor do S. Ofício (do qual foi posteriormente Cardeal Pró-Prefeito), escreveu um artigo no jornal L’Osservatore Romano, no qual ponderava.





“Já há alguns anos, assistimos a um recrudescimento da paixão popular pelo maravilhoso, inclusive em matéria religiosa. Multidões de fiéis se dirigem a lugares de presumidas visões e pretensos prodígios e abandonam, em troca, a Igreja, os sacramentos, a pregação.





Pessoas que ignoram as primeiras palavras do Credo, convertem-se em apóstolos de ardente religiosidade. Atrevem-se a falar do Papa, dos Bispos, do clero em tom de evidente reprovação, e se enfurecem porque os prelados e clérigos não participam das manifestações ardentes de certos movimentos populares.





Não Julguemos que podemos ser religiosos de qualquer modo, é preciso que saibamos ser corretamente religiosos. Podem existir, e existem, desvios do senso religioso como dos demais sentimentos nossos. O senso religioso há de ser orientado pela razão, alimentado pela graça, governado pela Igreja, como toda a nossa vida, e mais severamente ainda. Existe uma instrução, uma educação, uma formação religiosa. Quem combateu, com tanta leviandade, a autoridade da Igreja e o sentimento religioso, encontra-se atualmente diante de explosões impressionantes de sentimento religioso instintivo, sem luz alguma de racionalidade, sem consciência da graça, sem controle, sem governo, isto é tão verídico que terminam em deplorável desobediência à autoridade eclesiástica, que interveio para pôr o devido freio. Assim aconteceu na Itália, em conseqüência das chamadas aparições de Voltago; na França, perante os feitos de Alpis e Bouxières, com ramificações em Ham-sur-Sambre (Bélgica); na Alemanha, com as visões de Heroldsbach; nos Estados Unidos, com as manifestações de Necedah (La Crosse), e poderia continuar citando exemplos em outros países, próximos e distantes”.





Estas observações conservam sua plena atualidade em nossos dias, quando novos e novos exemplos de fenômenos extraordinários se podem apontar.





Para ilustrar a cautela necessária perante apregoadas aparições de Nossa Senhora, segue-se uma lista de 26 dos casos ocorridos entre 1931 e 1950, atentamente estudados pela autoridade da Igreja:





ANO LOCAL VIDENTES RESULTADO


1931 Esquizoga (Espanha) Dois meninos: depois 150 pessoas Decisão negativa


1932 Beauring (Bélgica) Dois rapazes; três meninas Reconhecida pelo Bispo de Namur (Bélgica) em 1943


1933 Banneux (Bélgica) Uma menina de 12 anos; oito aparições Reconhecida pelo Bispo de Liége (Bélgica) em 1949


1945 Codosera (Espanha) Uma menina de 10 anos; depois 100 pessoas Sem decisão


1937 Heede (Alemanha) Quatro meninas de 12 a 14 anos; mais de 100 aparições Sem decisão


1937 Voltago-Belluno (Itália) Uma jovem e algumas meninas; várias aparições Decisão negativa


1944 Bonate (Itália) Uma menina de 7 anos; 12 aparições Decisão negativa


1946 Pfaffenhofen (Alemanha) Uma jovem: três aparições Sem decisão


1947 lle Bouchard (França) Vários meninos Sem decisão


1947 Bouxières (França) Um grupo de meninos Decisão negativa


1947 Tre Fontane (Roma) Um homem de 34 anos; 3 meninos. Várias aparições Sem decisão


1947 Fortsweiller (Alemanha) Uma mulher; oito aparições Sem decisão


1947 Urucaina (Brasil) Um sacerdote Decisão negativa


1948 Assis (Itália) Uma multidão: “a Virgem que se move” Decisão negativa


1948 Gimigliano. Ascoli Piceno (Itália) Uma menina de 13 anos Decisão negativa


1948 Lipa (Filipinas) Uma postulante de 19 anos Decisão negativa


1948 Marta. Viterbo (Itália) Um menino de 10 anos; depois, jovens e adultos; muitas aparições Decisão negativa


1948 Aspang (Áustria) Um homem de 61 anos Sem decisão


1948 Cluj (Romênia) Uma multidão Decisão negativa


1949 Fehrbach (Alemanha) Uma menina de 12 anos Decisão negativa


1949 Lublin (Polônia) Uma multidão: “a Virgem que chora” Decisão negativa


1949 Hasznos (Hungria) Uma multidão Decisão negativa


1949 Heroldsbach (Alemanha) Quatro meninas; depois oito pessoas Decisão negativa


1950 Acquaviva Platani Caltanisetta (Itália) Uma menina de 12 anos; sete aparições Decisão negativa


1950 Athis-Mons (França) Vários adultos Decisão negativa


1950 Necedah (La Crosse, Estados Unidos) Um homem Decisão negativa


A P A R I Ç Õ E S





Como se depreende, em vinte anos houve 26 casos; muito significativo é o grande número dos mesmos ocorridos nos cinco primeiros anos após a segunda guerra mundial (194501950). Em onze desses casos, tratava-se de meninas de 7 a 14 anos; em seis, de meninos e rapazes; duas vezes ocorreu um sacerdote, uma vez uma jovem postulante de Congregação Religiosa; sete vezes, adultos; sete vezes, um grupo numeroso de videntes.





Em dezessete casos, a Igreja formulou uma decisão negativa; em sete casos não chegou a se pronunciar definitivamente (o que parece pouco abonador da autenticidade das aparições respectivas).





Somente em dois casos os Bispos das respectivas dioceses se exprimiram favoravelmente e autorizaram o culto a Nossa Senhora no lugar das aparições, com os títulos de Nossa Senhora de Beauring e de Banneux respectivamente.





Tal listagem comprova a cautela da Igreja, que procura distinguir cuidadosamente fatos de origem transcendental e fenômenos psicológicos meramente humanos.





No artigo seguinte a este, é apresentado um caso de aparição de Nossa Senhora, que, após criterioso exame, mereceu reconhecimento das autoridades eclesiásticas. Trata-se de uma história pouco conhecida, mas muito significativa pelos frutos espirituais que ocasionou.





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¹ Fé humana é o assentimento que se presta a testemunhas humanas dignas de crédito. Fé divina é o Sim dito a Deus que nos fala.







Posição da Igreja sobre as Aparições



Reporter: Frei Miltom




Antes de tratarmos desta questão, seria conveniente esclarecer a todos os fiéis católicos, quais são as normas da Igreja Católica em questões das Aparições, dentro das quais os pastores , bispos e padres, devem agir, orientando suas atividades e ação pastoral. Para isso, trouxemos alguns estudos colhidos sobre Aparições pelo Padre René Laurentin, um dos maiores senão o maior mariólogo, teólogo de fama internacional. Como este Padre é um importante representante de nossa Igreja Católica nos estudos de Aparições e suas afirmações são acatadas pelo Vaticano, e como devemos manter a unidade e submissão à nossa Igreja, achamos útil fornecermos algumas passagens desde documento que podem nos ajudar no discernimento do fato sobre as Aparições.





Quais São as normas da Igreja Católica em questões de Aparições?





Resposta: A Igreja Católica Apostólica Romana dá as seguintes normas sobre o modo como devem orientar-se as autoridades eclesiásticas nos casos de Aparições.


" Se Roma, mesmo depois de ter tomado minuciosas informações, não se apressa em dissuadir e reprimir (a participação nas orações)... é porque o documento elaborado pela Congregação para a doutrina da Fé, no tempo do Cardela Seper, apresenta uma sábia distinção que insiste em articular melhor juízo e pastoral em matéria de Aparições.


É certamente importante, que o discernimento seja elaborado com todos os meios científicos possíveis... Não se deve porém, perder de vista que as aparições são um fenômeno de fé dentro do povo de Deus e que os videntes e os cristãos envolvidos neste fenômeno devem ser assumidos pastoralmente do modo melhor e não do pior.





Como julgar Corretamente uma Aparição?





Resposta: " É necessário um trabalho imenso para julgar corretamente uma aparição. Lourdes exigiu-me mais de vinte anos; Pontmain mais de cinco anos; a Medalha Milagrosa, nove anos; e tudo isso com a ajuda de grupos de estudos... Medjugorje custou-me já dezoito viagens e milhares de horas de trabalho. Estou, portanto, em condições de avaliar os limites e relatividade de um juízo global sobre tantas aparições das quais tivera apenas um breve (rápido) conhecimento." (Pe. René Laurentin, Le Apparizioni della Vergine, p. 55)





Os fatores que desprezam e reprimiram as aparições fizeram prevalecer princípios hoje muito usados mas devem ser abolidos. Por exemplo este: "Até que uma aparição não for reconhecida oficialmente pela Igreja, não se deve falar dela e não se deve ir aos lugares de aparição." Esta não é absolutamente a posição Tradicional da Igreja.


Superemos, portanto, como o Concílio Vaticano II, o rígido vínculo que transforma os fiéis leigos em autômatos , capazes somente de esperar cegamente, encurralados em uma obediência passiva , tanto antes como depois do juízo da Igreja: antes devem manter abstenção de julgar , depois só lhes resta a submissão. Esta passividade é contrária à própria essência da vida cristã e da sua liberdade, porque os fiéis leigos e a autoridade vivem da Graça de Deus, da Luz do Espírito Santo. Eles participam dela e cooperam no discernimento das aparições."


(Pe. René Laurentin, Le Apparizioni della Vergine, p. 38s)


Portanto a partir deste esclarecimento e do conhecimento das normas da Igreja nestes casos de Aparições, podemos afirmar que não se encontram em nenhum tipo de desobediência os fiéis católicos que freqüentam ou participam de presumíveis lugares de aparições da Santíssima Virgem ou de Seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Infelizmente alguns padres insistem em dizer que são desobedientes , que se encontram em desobediência à Igreja os fiéis que vão aos lugares de aparições e lá rezarem.


Na verdade são eles quem se encontram em desobediência às Normas da Igreja a que juraram fidelidade e também ao sucessor legítimo de Pedro, o Papa João Paulo II, quando, "abusando da sua autoridade" , ameaçam os fiéis que vão aos locais de aparição acusando-os de "desobediência à Igreja" tentando desta forma dissuadi-los de irem lá para rezar e, assim, encerrá-los a todos na real desobediência em que eles mesmos se encontram. Agindo assim, vão contra os exemplos do próprio Papa João Paulo II que confirmam os escritos do Padre René Laurentin sobre as aparições, se pronunciando (o Papa), sempre que interpelado, de acordo com as "Normas da Santa Sé", como narram estas duas testemunhas:





"Uma vez o Bispo de Pescara perguntou ao Papa como comportar-se com os fiéis que vão a Medjugorje, e o Papa perguntou-lhe:


" - O que fazem ali os peregrinos?"


Respondeu o Bispo: "-Rezam, se confessam e fazem penitência!"


E o Papa acrescentou: "- Então deixe as pessoas irem!"


(Dom Franco Rodeo, Bispo da Eslovênia, a Pe. Slavko, maio de 1997)





Narra o Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Maringá, no Paraná, Dom Murílio Krieger: "Antes de ir à Medjugorje , encontrei-me com o Santo Padre em uma audiência particular e lhe disse: Vou a Medjugorje pela quarta vez, ficarei lá uma semana. O Papa, então concentrou-se um pouco e depois acrescentou: "Medjugorje, Medjugorje, é um centro mundial de espiritualidade" (Da Sveta Bastina, Abril 1990)








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Ótimas Observações





Sabemos que as Aparições de Nossa Senhora em La Salette, França, no ano de 1846, levaram cinco anos para serem reconhecidas. As Aparições de Lourdes, na França, levaram cinco anos também. Fátima, em Portugal esperou 13 anos para uma proclamação favorável da Igreja, enquanto Guadalupe ficou à espera de uma declaração oficial da Igreja por 100 anos.


Há também o caso de Medjugorje, na ex-Iugoslávia, onde Nossa Senhora aparece já há 19 anos, e não há previsão para o fim das Aparições... E porque as Aparições ainda não acabaram, a Igreja não pode dar um parecer, devido ao fato de os acontecimentos ainda estarem-se desenvolvendo. Tanto em Medjugorje como em Jacareí, a Virgem Santíssima prometeu aparecer aos videntes uma vez por ano, até o fim de suas vidas. Portanto, se eles viverem mais 40 anos, por exemplo, as Aparições ainda ocorrerão uma vez por ano, durante mais 40 anos.


Já que a Igreja espera pelo término das mesmas para se pronunciar, chega-se então à conclusão de que as pessoas que esperam uma definição oficial da Igreja para crer e pôr em prática os Pedidos de Jesus e Maria nas Suas Aparições espalhadas pelo mundo todo, poderão morrer antes e não verão esta proclamação da Igreja e, por conseqüência, nunca praticarão as Mensagens.


Há algumas Aparições que nunca foram reconhecidas pela Igreja, porém, o povo construiu Grandes Santuários no local, vai em massa nesses lugares para rezar, recebem Graças de Nossa Senhora e voltam transformados para casa. É o caso, por exemplo, das Aparições de Nossa Senhora das Graças, em Paris, onde revelou a Medalha Milagrosa a Santa Catarina Labouré, que NUNCA FORAM APROVADAS pela Igreja, contudo, o próprio Papa João Paulo II foi em peregrinação à Capela da Rue du Bac, onde se deram as Aparições. Nesta Capela estão os corpos intactos de Santa Catarina Labouré, que viu Nossa Senhora, e de Santa Luíza Marillac, fundadora da Congregação religiosa a que pertencia Santa Catarina.








Em Pontmain, também na França, a Igreja NUNCA SE PRONUNCIOU sobre a autenticidade das Aparições, porém, o povo vai lá rezar em multidões e acontecem grandes Graças... NÃO É NECESSÁRIO que haja uma declaração da Igreja a esse respeito para se crer numa Aparição, pois em todos os lugares em que Jesus e Nossa Senhora apareceram, a Igreja sempre foi a última a chegar e acreditar. Não se deve ficar preocupado com declarações e posições oficiais da Igreja, e sim, com a conversão diária, que é sumamente importante e que demonstrará ao mundo inteiro a luminosa Presença Celeste nos locais das Aparições, e com a obediência às Mensagens de Nosso Senhor e Nossa Senhora, que é o que nos levará à Salvação.


Sabemos pelos estudos do padre René Laurentin, que as normas corretas que a Igreja toma com respeito às Aparições são bem claras: NÃO PROIBIR aos fiéis de ir aos locais das Aparições para rezar e o mais possível, dar-lhes a MELHOR assistência Pastoral. Portanto, os que ESTÃO EM DESOBEDIÊNCIA SÃO OS SACERDOTES e BISPOS QUE PROIBEM O POVO DE IR ÀS APARIÇÕES e não OS FIÉIS QUE VÃO às Aparições para rezar. Não deixemos que ninguém nos engane; nos inculque temores ou falsos pesos na nossa consciência e nem nos domine.








Esta geral descrença que ocorre hoje na Igreja e no mundo com respeito aos Milagres e Aparições é um sinal claro de que a "fumaça de satanás que entrou na Igreja por alguma abertura" da qual falava o papa Paulo VI; obscureceu as mentes, os espíritos e as inteligências, cegando-as e impedindo-as de verem a urgente intervenção de DEUS em nossos tempos.


Em Jacareí, a Igreja tem se mantido distante dos fatos. Nenhum dos sacerdotes acredita, e todos atacam as Aparições em suas homilias, sermões, jornais, programas de rádio, de televisão e por todos os meios que podem. O Bispo da diocese de São José dos Campos vive enviando cartas, fax e comunicados para as paróquias e dioceses do País, dizendo que as Aparições são falsas e que não se devem fazer peregrinações para Jacareí... e por conseguinte, todos os movimentos, pastorais e grupos da Igreja (incluindo a renovação carismática) também atacam, perseguem e desprezam as Aparições de Jacareí. Muitos tentam de todos os modos combater as Aparições, procurando dissuadir as pessoas de irem ao local das mesmas... Inutilmente, pois há uma força sobrenatural que a todos atrai para aquele local Bendito das Aparições de Jacareí, para a oração e para DEUS, Nosso Senhor, e quando chega a hora, o povo aflui de todas as partes para escutar as Mensagens dos Sacratíssimos Corações de Jesus, Maria e São José.


Numerosas conversões têm se verificado por toda a parte desde que Nossa Senhora começou a aparecer em Jacareí. Mais evidente que isso, é impossível!


No entanto, sabemos que no fim, os Dois Sagrados Corações TRIUNFARÃO, e ficará patente aos olhos de todos a VERDADE, e felizes aqueles que acreditaram sem ter visto, e puseram em prática as Mensagens do Céu.







HISTÓRIA DAS APARIÇÕES EM MEDJUGORJE



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Síntese histórica dos acontecimentos em Medjugorje desde 1981 até 2008











A fim de aprofundarmos o significado dos acontecimentos extraordinários de Medjugorje apresentamos aqui uma síntese histórica, dividida em três, partes das aparições de Nossa Senhora em Medjugorje desde 1981 até o presente :











O que já passou : o que aconteceu até agora em Medjugorje 





O que está acontecendo : o momento que estamos vivendo





O que ainda está para acontecer : o futuro nas aparições de Medjugorje. 











O que aconteceu até agora em Medjugorje 





Há 30 anos Medjugorje era uma desconhecida vila rural no interior da extinta Iugoslávia. As famílias, em sua maioria pobres, trabalhavam em suas plantações de tabaco e uva. As crianças e jovens trrabalhavam na lavoura e estudavam. Muitos deixavam a região para buscarem melhores oportunidades em outros países da Europa. Ninguém, jamais, elegeria Medjugorje como destino de uma viagem de férias. As famílias, católicas, carregavam uma história heróica de resistência de seus antepassados. E a geração daquela época, quando tudo começou, vivia oprimida pelo regime comunista. 





Em Medjugorje não era costume se falar das aparições de Nossa Senhora em Fátima ou Lourdes ou outra. Tanto assim que vários videntes declaram que não sabiam que existiam aparições de Nossa Senhora.





O inicio das aparições deixou a todos perplexos: os próprios jovens ( eles viviam um misto de felicidade e perplexidade) , seus pais e familiares, o povo da Vila e redondezas, as autoridades da Igreja local e as autoridades administrativas e policiais da época, a medicina local e outras instâncias de autoridades cientifica. 





No começo os próprios videntes tinham alguma dúvida. Vicka, orientada pela avó, levou água benta no terceiro dia, aspergiu a aparição e disse: 'Se és Nossa Senhora fica..senão vai embora!' Nossa Senhora apenas sorriu. Nos primeiros dias seus pais procuraram o padre local sem saber o que fazer. Diziam: "Padre, eu não sei o que fazer... meu filho diz que vê Nossa Senhora?" O padre alertava aos jovens que não se devia brincar com coisa tão séria. A polícia os levava para interrogar e para exames médicos psiquiátricos. Médicos e assistentes sociais subiram na colina para presenciar a aparição e sairam de lá perplexos. Todos os exames sempre os declaravam normais. No oitavo dia, fugindo da polícia, bateram na porta da Igreja e pediram proteção ao pároco padre Jozo Zovko. Ele os levou para dentro e lá Nossa Senhora lhes apareceu e padre Jozo começou a acreditar. 





Dia 24 de junho de 1981, quando primeiro se falou que Nossa Senhora tinha aparecido, foi uma quarta feira . No dia 27 Nossa Senhora se apresentou com a Rainha da Paz. No quarto dia, após as aparições dos dias 25, 26 e 27, já se reuniram no domingo, dia 28, aproximadamente quinze mil pessoas de Medjugorje e redondezas para acompanharem o fenômeno. E a partir dali o fluxo de peregrinos nunca mais parou de crescer. 





Exatamente 18 meses após o início das aparições, no Natal de 1982, Mirjana numa aparição que durou 45 minutos, foi a primeira vidente a receber o décimo segredo e a deixar de ter aparições diárias. Nossa Senhora lhe prometeu aparecer no dia 18 de maio anualmente. Naquele 25 de dezembro Nossa Senhora também lhe entregou o 'pergaminho' onde todos os 10 segredos estão escritos com a data de sua realização. Um pouco mais tarde , orientada por Nossa Senhora, Mirjana escolhe um sacerdote que terá a missão de revelar os segredos 3 dias antes de eles acontecerem. Ela, que tinha a liberdade de escolher a qualquer sacerdote, escolhe o padre franciscano Pedro Ljubicic. A escolha é aprovada por Nossa Senhora. 





A notícia das aparições já se espalhara pelo mundo. Em 1983 o Governo da Iugoslávia autorizou peregrinações e multidões começam a afluir para Medjugorje. Também em 1983 e 1984 duas universidades da Itália e da França fazem uma profunda investigação científica médico-teológica sob a direção do Dr Henry Joieux (França), Dr Luigi Frigério (Itália) e do grande teólogo, especialista em aparições marianas, René Laurentin.sobre os videntes e as aparições. As comissões cientificas declaram a idoneidade dos videntes, a sua perfeita sanidade mental e a identificação positiva daqueles fenômenos, sob a ótica da teologia, com aquilo que a teologia mística conhece a respeito do assunto.





Apesar disso, o bispo da Diocese de Mostar, Dom Pavao Zanic, a qual pertence a paróquia de Medjugorje declara serem falsas as aparições. A Congregação para a Doutrina da Fé presidida pelo cardeal Joseph Ratzinger, futuro Papa Bento XVI, não acata esta opinião e transfere para a Conferência Episcopal da Iugoslávia a responsabilidade das investigações. 





Em março de 1984 Nossa Senhora começa a dar as mensagens todas as quintas feiras através da vidente Marija Pavlovic para a Paróquia de Medjugorje e conseqüentemente para o mundo . 





Em maio de 1985 Ivanka Ivankovic recebe o décimo segredo e deixa de ter as aparições diárias passando a tê-las em 25 de junho anualmente.





Em 1986, Ivanka, com 19 anos de idade, casa-se com Rajko Elez. 





Em janeiro de 1987 Nossa Senhora passa a dar as mensagens através de Marija Pavlovic, não mais todas as quintas feiras, mas uma vez por mês nos dias 25 e estas permanecem até a atualidade.





Em agosto deste mesmo ano iniciam-se as aparições mensais para Mirjana Soldo todos os dias 2 quando Nossa Senhora vem para rezar com ela pelos incrédulos que, segundo Nossa Senhora, são os responsáveis pelos males que acontecem no mundo. Nossa Senhora sempre se refere a estas pessoas como aqueles que ainda não conhecem o amor de Deus.





Em 1989 pe Slavko Barbaric reune em torno de 100 jovens de 5 países diferentes que queriam aprofundar o entendimento e a vivência da mensagem de Medjugorje e realiza o primeiro Festival da Juventude com canções, orações e testemunhos. A partir desta data, todos os anos, acontece em Medjugorje o Festival da Juventude com número crescente de jovens de muitos países diferentes. 





Em 1989 ocorre a queda do comunismo levando à desintegração da União das Repúblics Socialistas Sovieticas (URSS).. Estremece-se a frágil unidade da Federação Iugoslávia mantida desde o final da Segunda Guerra pela liderança do general Tito, que morrera em 1980, e pelo domínio imperialista da União Soviética. 





Em setembro de 1989 Mirjana Dragicevic, com 24 anos, casa-se com Marko Soldo. 





Em abril de 1991 a Comissão Teológica definida pela Igreja como responsável por Medjugorje aceitou oficialmente Medjugorje como um lugar de oração e de adoração. E deu a autorização para peregrinações particulares.





Dez anos exatamente após o início das aparições, em 25 de junho de 1991, a Croácia e a Eslovênia declaram a sua independência da Iugoslávia iniciando o processo de desintegração daquele país. E em 1992 inicia-se a guerra da Bósnia que segue até 1995 causando a morte de mais de 200 mil pessoas e a dissolução definitiva da Federação da Iugoslávia com a formação de seis novos países entre eles a Bósnia-Herzegovina onde fica Medjugorje. Medjugorje não é diretamente atingida pela guerra, mas permanece como um oásis de paz em meio ao conflito.





Jakov, com 22 anos, Casou-se no Domingo de Páscoa de 1993 na Igreja de São Tiago em Medjugorje com Anna Lisa Barozzi uma jovem italiana 





Em setembro de 1993 Marija Pavlovic, com 28 anos, casa-se com Paulo Lunetti 





Em 1994, com 29 anos, Ivan Dragicevic casou-se com a jovem americana Laureen Murphy. 





Em agosto de 1996 Doutor Navarro Valls, o Porta-Voz da Santa Sé, apresentou de forma explicita a posição de Roma: “Não se pode proibir as pessoas de irem lá a menos que se prove serem falsas as aparições. Isto não aconteceu até o momento; então ninguém pode dizer para as pessoas não irem lá se elas assim o desejarem. Quando os fiéis católicos vão a algum lugar eles têm direito aos cuidados espirituais. Assim, a Igreja não proíbe que sacerdotes acompanhem peregrinações a Medjugorje na Bósnia-Herzegovina” . 





No dia 11 de setembro de 1998 Nossa Senhora comunica a Jakov Colo que no dia seguinte a ele seria revelado o décimo segredo .Jakov estava em viagem aos Estados Unidos da América. No dia seguinte, Nossa Senhora lhe aparece, revela o décimo segredo e comunica que a partir daquele dia ela lhe apareceria uma vez por ano pelo Natal e não mais diariamente. Exatamente três anos depois da última aparição regular a Jakov, nos Estados Unidos, acontecem os atentados às torres gêmeas e ao Pentágono em 11 de setembro de 2001.





Entre abril e dezembro de 1998 dois novos estudos científicos psicofisiológicos e psicodiagnósticos foram realizados nos videntes a pedido das autoridades eclesiásticas responsáveis imediatas pela paróquia de São Tiago (Medjugorje). O objetivo era de comparar os fenômenos em 1998 com aqueles encontrados nos estudos franceses e italianos anteriores de 1983-1984. Participaram destes estudos o Instituto de Ciências de Fenômenos Páranormais - (Innsbruck -Áustria), o Centro de Estudos e Investigações Psicofisiológicas dos Estados de Consciência (Milão - Itália), a Escola Européia de Psicoterapia e Hipnose (Milão- Itália) e o Centro de Parapsicologia (Bolonha - Itália). Destes estudos se declarou que durante os últimos 17 anos (os exames foram realizados em 1998) a contar do início de suas experiências relacionadas com as aparições estas pessoas não manifestaram nem manifestam nenhum sintoma patológico como perturbações de transe, perturbações dissociativas e perturbações de perda do sentido da realidade. Que, de fato, estas pessoas manifestaram sintomas vinculados a reações de stress que são justificados, pois surgem devido a uma grande estimulação exógena e endógena como conseqüência de sua vida cotidiana. De suas conversas pessoais se descobre que o estado inicial de consciência e o estado posteriormente transformado surge devido às experiências incomuns que eles mesmos têm reconhecido e definido como visões/aparições da Virgem Maria. 





Em novembro do ano 2000 morre padre Slavko Barbaric que estava em Medjugorje desde 1982 e que foi diretor espiritual dos videntes. Pe Slavko, que falava cinco linguas, esteve no Brasil em janeiro do ano de 1989. Ele morreu no monte Krizevac. numa sexta-feira após a realização da Via-sacra com os peregrinos. Numa aparição do dia seguinte Nossa Senhora revela que ele está junto com ela no Céu intercedendo por todos. 





Em janeiro de 2002, com 37 anos, Vicka casa-se com Mario Mijatovick na Igreja de Medjugorje. 





Em 2005 foram realizados novos exames neurológicos que revelaram que durante as aparições, estando os videntes com os olhos abertos, seus cérebros mantêm-se em ritmo alfa, isto é, em profundo relaxamento.





A Festa dos 25 anos, em 2006, atraiu a Medjugorje em torno de duzentas mil pessoas vindas de 47 países .





O 18º Festival da Juventude, em agosto de 2007, novamente atraiu milhares de jovens à Medjugorje 





Em 2008, Dom Dominique Mamberti, o Secretário da Santa Sé para as Relações com os Estados (Ministro de Relações Exteriores) esteve em visita oficial à Bósnia-Herzegovina de 26 a 29 de abril . Num encontro de uma hora, Dom Mamberti transmitiu as saudações do Papa Bento XVI a todos os franciscanos daquela Provincia e reafirmou a inestimável importância do papel dos religiosos na Igreja local e em todo o mundo. 














Medjugorje hoje 











Os videntes estão todos casados e com filhos e os três que não receberam os dez segredos, mas apenas nove, continuam tendo aparições diariamente. Todos eles de forma muito consciente continuam dedicando suas vidas à missão a eles confiada pela Rainha da Paz. 





Vicka - Nasceu em 3.9.64, casada com Mario Mijatovic tem dois filhos Maria e Antônio.Vive em Krehin Grac, próximo a Medjugorje e continua atendendo aos peregrinos. Nossa Senhora lhe aparece diariamente. 





Marija - Filha de modestos agricultores, nasceu em 1.4.65. Casada com Paolo Lunetti com quem têm quatro filhos: Michele Maria, Francesco Maria, Marco Maria e Giovanni Maria. Vive com a família na Itália na cidade de Monza e vem com freqüência à Medjugorje. Desde 1984, por meio dela, a Virgem Maria dá uma mensagem para a Paróquia de Medjugorje que é rapidamente distribuída pelo mundo inteiro em dezenas de línguas. Inicialmente a mensagem era semanal, e a partir de 1987 passou a ser mensal em todos os dias 25. Nossa Senhora lhe aparece diariamente. 





Ivan - Nasceu em 25.5.65, casado com Laureen Murphy. Eles tem 3 filhos: Cristina Maria , Mihayla e Daniel. Moram a maior parte do ano nos Estados Unidos e outra parte em Medjugorje. Além disso, nos últimos 10 anos Ivan tem viajado pelo mundo levando a mensagem de Nossa Senhora para o maior número de pessoas. Em Hong Kong (China), Japão, Coréia, Austrália, Filipinas, Nova Zelândia, por toda a Europa e pelos Estados Unidos ele tem se encontrado com presidentes, familiais reais, embaixadores, políticos, personalidades do esporte, do cinema e também com as pessoas mais pobres que não podem ir à Medjugorje.Ivan vai aonde é convidado (veja matéria no Boletim nº 2 - Fevereiro de 2008). Ele também realiza encontros de oração em sua casa onde recebe e acolhe os participantes.Nossa Senhora lhe aparece diariamente. Ivan certa vez revelou que "Há um motivo para eu estar vivendo nos Estados Unidos e para Marija estar vivendo na Itália" 





Os outros três videntes que já receberam os dez segredos são: 





Mirjana - Nasceu em 18.3.65. Está casada com Marko Soldo desde 16 de setembro de 1989 e tem duas filhas: Maria e Verônica. Vive com sua família em Medjugorje. Tem aparições anuais desde 1983 em 18 de março e aparições mensais a cada dia 02 desde 1987 quando juntamente com Nossa Senhora elas rezam pelos incrédulos, isto é, por aqueles que ainda não conhecem o amor de Deus.





Ivanka - Nasceu em 21.6.66. Está casada com Rajko Elez desde 1986 e têm três filhos: Cristina, José e Ivan. Vive com a família em Medjugorje. é a que menos aparece em público. Ela diz simplesmente que ‘nós devemos rezar mais e vivermos as mensagens de Medjugorje’. Tem aparições anuais de Nossa Senhora erm 25 de junho.





Jakov - Nasceu em 6.3.71 , casado com Anna Lisa Barozzi. O casal tem três filhos: Arianna Maria, David e Miriam. Vive com a família em Medjugorje e se dedica a atender aos peregrinos.Recebeu o décimo segredo em 12 de setembro de 1998 e tem aparições anuais de Nossa Senhora em 25 de dezembro.











Mirjana e Jakov já receberam os dez segredos 











Medjugorje se consolida cada vez mais como um grande Santuário Mariano com número crescente de peregrinos que desde o começo até hoje ultrapassam os 30 milhões. Mensalmente milhares de pessoas se reunem para a aparição do dia 02 à Mirjana. E milhões acompanham as mensagens do dia 25 à Marija Pavlovic Lunetti. O Festival da Juventude atrai milhares de peregrinos a Medjugorje. A ciência já fez os estudos mais importantes. A internet se tornou uma fonte importante de rápida divulgação. Milhares de Grupos de Oração seguem as mensagens de Medjugorje, Comunidades religiosas têm sido formadas para seguirem de forma mais radical às orientações de Nossa Senhora. A Igreja acompanha de forma tranqüila e atenta o desenrolar dos acontecimentos. 














O que ainda está para acontecer 














Neste local Nossa Senhora apareceu pela primeira vez e aqui se realizará o terceiro segredo - o sinal visível 





Para o futuro o que aparentemente todos esperam com mais expectativa é a realização dos 10 segredos. Porém, para aqueles que têm fé, na verdade, não deve ser assim.Para os que tem fé a maior preocupação deverá sempre ser a de procurar viverem bem o dia de hoje diante de Deus. A vidente Marija quando perguntada se não se preocupava, se não tinha temor devido aos segredos ela respondeu que "quem confia em Deus não tem o que temer, e que se ela tivesse medo não teria se casado e nao teria tido quatro filhos". 





Porém, é fato que os segredos aparecem como uma profecia para um futuro muito próximo e, embora não saibamos as datas, elas podem ser parcialmente presumidas por estarem vinculadas ao tempo de vida dos protagonistas destas aparições.





Baseando-nos no que já sabemos o padre Pedro tem 62 anos e é ele que, tendo sido escolhido por Mirjana e aprovado por Nossa Senhora vai revelar os segredos. Jakov o vidente mais jovem tinha 10 anos quando as aparições começaram e agora está com 37. Ivanka que tinha 16 agora tem 42. Se somarmos um tempo igual aquele que já passou encontraremos Jakov com 64 anos e Ivanka com 69. E o padre Pedro...62 + 27 = 89. Podemos, assim, pensar razoavelmente que se considerarmos o tempo total destas aparições que já passamos da metade do tempo.





Como já revelamos anteriormente a guerra da Croácia, começou em 25 de junho de 1991, exatamente 10 anos após o inicio das aparições em 25 de junho de 1981. Jakov teve a sua última aparição diária regular em 11 de setembro de 1998, exatamente 3 anos antes dos atentados de 11 de setembro de 2001 e ele estava nos Estados Unidos da América. Isso nos faz supor que as datas das últimas aparições aos videntes, ou mesmo as datas das aparições, têm associadas a si há possibilidade de algum evento futuro. Mirjana mesmo já disse: "As pessoas pensam que Nossa Senhora vem a mim em 18 de março por ser a data do meu aniversário. Com certeza ela não vem naquela data por ser o meu aniversário. Ela nunca me disse “feliz aniversário” Quando tudo começar a acontecer vocês saberão porque o dia 18 de março, porque cada dia 2 do mês e porque quartas e sextas-feiras são dias de jejum. Então tudo ficará claro”.





Antes da revelação dos segredos faltam ainda três videntes receberem o décimo segredo. Mirjana recebeu o décimo segredo apenas 18 meses após o inicio das aparições no dia de Natal de 1982. Quatro anos após o inicio, em 1985, foi a vez de Ivanka receber o décimo segredo. Jakov foi receber o décimo segredo 17 anos após a primeira aparição. Agora já são quase 10 anos sem que a nenhum dos videntes o décimo segredo seja revelado. 





Os que ainda não receberam são: Ivan que mora nos Estados Unidos, Marija que mora na Itália e Vicka que mora em Medjugorje. A declaração de Ivan de que há uma razão especial porque ele mora nos Estados Unidos e que Marija mora na Itália por um motivo especial pode ser presumida por algumas razões. Marija, em uma entrevista, foi referida como tendo um especial amor e preocupação pelo Santo Padre e este seria um motivo razoável para ela morar na Itália. Significaria um sinal de maior proximidade de Nossa Senhora ao Papa. Os Estados Unidos, a maior potência bélica mundial também pode ser motivo de preocupação. Ou o fato de estar morando nos Estados Unidos associa uma maior visibilidade ao vidente Ivan que viaja por diversos países do mundo levando a mensagem de Nossa Senhora de Medjugorje para personalidades importantes da História das mais diversas áreas de atuação humana. 





Ainda aguardamos que Vicka, autorizada por Nossa Senhora, libere para que seja publicada e se torne conhecida a história da vida da Virgem Maria que a própria Mãe do Senhor narrou à vidente.Na entrevista ao padre Livio, Vicka revelou que um dos videntes continuará tendo aparições diárias duranjte a revelação dos segredos.





Muitas pessoas ficam numa posição de rejeição às aparições declarando que "a Igreja ainda não aprovou..." A Igreja tem se manifestado a respeito de Medjugorje, pois não é apenas pelas declarações que ela se manifesta, mas também uma não proibição depois de 27 anos não deixa de ser um testemunho a favor. A presença de bispos, milhares de sacerdotes, milhões de leigos, a aprovação particular de João Paulo II, as tomadas de posição de Bento XVI favoráveis à Medjugorje quando bispos locais se mostravam dispostos a reprimir os fatos , a recente visita de Dom Dominique Mamberti, o Secretário da Santa Sé para as Relações com os Estados (leia sobre este fato na página 'Notícias' deste Boletim de junho) O relacionamento fraterno com os franciscanos da Bósnia-Herzegovina...em tudo isto a Igreja está falando. Depois, a menos que no caso particular de Medjugorje a Igreja mude a sua prática habitual de esperar o final dos acontecimentos para se declarar, ninguém vai nunca chegar a ouvir uma declaração oficial, pois, as aparições sendo verdadeiras evoluirão com a revelação dos segredos e não terão terminado antes que todos sejam revelados e sabemos que alguns dos segredos são acontecimentos catastróficos. Além disso, Nossa Senhora disse que 'ninguém deverá ficar esperando pelos segredos para crer, pois, então, já poderá ser muito tarde". 





Se a Igreja fosse contra por que não proibiria ao padre Pedro Ljubicic de fazer declarações públicas tão sérias como são as declarações sobre os segredos e a revelação dos mesmos?





Na primeira declaração oficial da Comissão Científico-Teológica Ítalo-Francesa que estudou os videntes de Medjugorje em 1984-1985, a Comissão tendo já antes reconhecido a idoneidade dos videntes e a natureza sobrenatural dos fenomenos (já que não pode ser explicado pela ciência) sugeriu que seria bom que a Igreja reconhecesse a natureza extraordinária dos mesmos. Foi feita a seguinte declaração oficial pela Comissão no item onze : Como conseqüência se pode concluir que depois de um exame mais profundo dos protagonistas dos fatos e de seus efeitos não somente em nível local, mas também a respeito de uma resposta da Igreja a nível geral seria bom para a Igreja reconhecer a origem sobrenatural e por meio deste reconhecimento confirmar o propósito dos eventos de Medjugorje:





Para além de tudo isso, o final das aparições conforme revelou Nossa Senhora é que o poder do inimigo será destruído e que Deus triunfará. Não sabemos se vamos viver até lá aqui nesta Terra ... por isso, devemos estar preparados para nos encontrarmos com Deus ainda hoje... Você está preparado?





A participação na Santa Missa, se possível, diariamente, a confissão mensal, a leitura diária da Bíblia para praticá-la e do Evangelho de São Mateus 6, 24 a 34 às quintas-feiras, a reza diária do rosário e o jejum a pão e água são as melhores formas de preparação.






Fonte: http://vocacionadosdedeusemaria.blogspot.com.br/search/label/Medjugorje





Como entender a pedofilia na igreja ?







Reporter: Frei Erick Ramon 





Você sabe quantos Padres temos no Brasil? 


Vamos fazer uma conta?





Até o dia 1º de maio de 2010, a Igreja contava com 18 mil padres no Brasil. 


E mais de 100 milhões de fiéis. 


Isso significa que cada padre tem que atender a mais de 5555 fiéis.





Agora faça essa conta comigo:





· 10% de 18 mil padres = 1.800 padres


· 1% de 18 mil padres = 180 padres


· 0,1% de 18 mil padres = 18 padres


· 0,01% de 18 mil padres = 1,8 padres





Quantos padres brasileiros estão envolvidos em escândalos pela mídia? 


· 2 ou 3? Isso significa menos de 0,02% de todos os padres do Brasil!





E os outros 99,98%?





Nós vamos condenar todos os padres por causa de 2 ou 3?


Nós vamos deixar de acreditar em 11 Discípulos porque Judas traiu Jesus?


Nós vamos deixar de acreditar no Senhor por causa disso?


Deixaremos de ir à Igreja e de comungar por causa da mídia escandalosa?





Pense bem: mesmo você sendo pecador e imperfeito, mesmo com dúvidas, mesmo que você se afaste da Igreja de Cristo, mesmo assim Jesus morreu por você!





Pense nisso com carinho.


Dom Eduardo Pinheiro da Silva






Como compreender a vontade de Deus?








Postado por Frei Erick Ramon






Precisamos de equilíbrio entre iniciativa e docilidade ao Espírito. 








Este é um questionamento que muitas pessoas fazem, o qual, para muitos, passa a ser um verdadeiro tormento. E todo início de ano essa pergunta é reavivada no nosso coração. Quero partilhar com você uma reflexão com base em um livro que li nas minhas férias: 'A evangelização das profundezas: nas dimensões psicológica e espiritual', de Simone Pacot.





Espero que este texto possa auxiliar você que busca descobrir e viver a vontade de Deus para a sua vida.


Jesus diz que o seu alimento é fazer a vontade de Deus, e ao afirmar isso, o faz com alegria, com vida, pois parte de Seu relacionamento íntimo e amoroso com o Pai.





Muitos se esquecem de que Cristo veio para trazer vida e vida em abundância para todos. Vida que só nos é possível a partir de um relacionamento íntimo e amoroso com Deus. Portanto, a vontade de Deus para cada um de seus filhos pode ser traduzida em sermos Seus favoritos, em termos um relacionamento íntimo e amoroso com Ele.





Fazer a vontade de Deus é a resposta pessoal de cada indivíduo ao desígnio divino. Cada ser humano, sendo único, vai manifestar, encarnar o plano de Deus, segundo a sua identidade, de uma maneira inteiramente específica, nos diz Simone Pacot. Portanto, a vontade de Deus nunca estará em contradição com os nossos desejos e aspirações mais profundas, porque Ele é o autor deles.





A questão é que muitos se inquietam tanto em descobrir a vontade divina, que chegam a ponto de perder a noção dos seus próprios desejos, não sabem mais o que querem, nem sabem como situar os próprios desejos mais profundos.





É certo que todos nós somos chamados por Deus para uma vocação, uma missão própria. Mas a resposta de cada um não está fixada em nenhum lugar, não está inscrita em nenhum lugar, senão no coração de Deus, como esperança de nos ver realizados, plenos. A resposta de cada um é inteiramente específica, pessoal, única. O que importa para que possamos compreender a vontade do Senhor é sermos dóceis à ação do Espírito Santo e deixar que Ele opere em nós, aprendermos a ouvir a voz d'Ele.





O medo que muitos possuem de se enganarem a respeito da vontade divina chega a lhes causar paralisia. No entanto, não podemos nos deixar levar por esse sentimento, pois somente por meio de nossa vontade é que a vontade de Deus se manifesta para nós, a partir do momento em que é o Senhor quem vai colocando no nosso coração os desejos e as aspirações mais profundas. Precisamos, portanto, de equilíbrio entre iniciativa e docilidade ao Espírito.





Evidentemente, para as decisões mais importantes se faz necessário buscarmos o acompanhamento de alguém que possa nos auxiliar no processo de discernimento. Isso ajuda inclusive a vencermos o medo de nos enganar a respeito da vontade divina. Para as grandes decisões, além desse acompanhamento, é importante que não tenhamos pressa; mas sem deixarmos de dar os devidos passos.





Quero ressaltar que uma das melhores formas de viver a vontade de Deus é viver bem o momento presente. Quando escolhemos estar onde estamos, fazer o que fazemos com a alegria, ofertando tudo a Deus como sacrifício de louvor, mudamos a disposição do nosso coração e o abrimos para escutar a voz do Espírito Santo, que nos conduz à vontade divina. O presente pode ser vivido com fecundidade, gerando vida; ou com tristeza, com pesar, gerando esterilidade. Para vivermos o presente com fecundidade o que precisa mudar é a disposição de nosso coração e não as circunstâncias em que vivemos. Podemos fazer essa experiência consagrando a Deus o nosso coração a cada dia. Essa consagração nos compromete a não vivermos mais sós, nos compromete a buscarmos viver guiados pela Palavra de Deus, guiados pelo Espírito Santo. A essa consagração todos são chamados, a qual é feita no coração e renovada a cada dia.





Portanto, podemos dizer que fazer a vontade de Deus consiste em viver o nosso cotidiano à luz do Espírito. Consiste no esforço de encarnar a nossa maneira a partir do que somos e de como vivemos o desígnio de Deus.


Neste início de ano, consagre o seu coração, o seu trabalho, a sua família a Deus, vivendo cada dia na escuta da voz do Espírito, vivendo com alegria, simplicidade e paz o seu momento e as realidades de hoje.



Fonte: http://vocacionadosdedeusemaria.blogspot.com.br/2009/01/como-compreender-vontade-de-deus.html

Carismas no Ministério de Cura


















"A
grande graça que Deus concedeu à sua Igreja neste fim do segundo milênio foi a
abundância do dom do Espírito Santo. A atualidade da presença operante do
Espírito santo se manifesta no vigor exuberante da Renovação Carismática...É
realmente uma autêntica renovação pessoal e social. O Novo Catecismo da Igreja
Católica recorda várias vezes a redescoberta dos carismas e a renovação do
Pentecostes na Igreja de hoje:





‘ O
Espírito Santo é o Princípio de toda ação vital verdadeiramente salutar em cada
uma das diversas partes do Corpo. Ele opera de múltiplas maneiras a edificação
do Corpo inteiro na caridade: pela Palavra de Deus(...) pelas virtudes que
fazem agir segundo o bem, enfim pelas múltiplas graças especiais (chamadas
carismas), através das quais torna os fiéis aptos e prontos a tomarem sobre si
os vários trabalhos e ofícios, que contribuem para a renovação e maior
incremento da Igreja’ (Novo Catecismo, parágrafo 798).






Eles são uma maravilhosa riqueza da graça para a vitalidade apostólica e para a
santidade de todo o Corpo de Cristo...(NC, parágrafo 800).





"Os
carismas, além de serem dons que o Espírito Santo nos concede para nos associar
à sua obra, para nos tornar capazes de colaborar com a salvação dos outros e
com o crescimento do Corpo de Cristo, a Igreja, manifestam também a força da
graça do Cristo ressuscitado " (NC, parágrafo 2003 e 1508).





Os
carismas são diversos. São Paulo faz uma lista de vários. Porém, não significa
dizer que todos os carismas possíveis já teriam sido enumerados no Novo
Testamento e que o Espírito Santo deveria limitar-se hoje a distribuir os dons
que já teriam sido concedidos nos tempos apostólicos. 





Ora,
o Espírito que é a vida da igreja, cada dia, procede do Pai e do /filho para
dar novos dons que permitam fazer face, em cada época, às novas necessidades da
Igreja, com a liberdade soberana da qual ela dispõe." (D. João Evangelista
Martins Terra, SJ - " Os Carismas em São Paulo" - Ed. Loyola - pg
12).





O
ministro de cura, necessita dos carismas para exercer sua missão. Eles são como
que as ferramentas através das quais, Deus realiza sua obra salvífica no meio
do seu povo. Os carismas manifestam a presença de Jesus ressuscitado entre nós,
salvando, curando e libertando os homens (Lc 4,18 ss).





"
O carisma, é portanto, uma ação manifesta da pessoa do Espírito Santo. É uma
operação do Espírito...Não é uma coisa, que quando dada, torna-se ‘propriedade
privada’ de quem o recebe, e da qual ele pode fazer uso como queira, quando
queira, sem mais qualquer vínculo ou relação com o Doador. 





A
manifestação da presença e da força do carisma depende, sempre, da manifestação
imediata do próprio Espírito", que age como quer e quando quer.


(Pe.
Alírio Pedrini SCJ - "Carismas para o nosso tempo".





Sabemos,
porem, que Deus quer se manifestar ao seu povo, pois é Ele que procura o homem
para salva-lo. O próprio Jesus nos diz no evangelho que o Pai dará o Espírito
Santo aos que lho pedirem.





É
necessário e essencial pedir ao Senhor a força e o poder do Espírito Santo para
exercermos o nosso ministério na Igreja, seja ele qual for. Deus quer dar seus
dons aos seus filhos, mas precisamos pedir incessantemente, como nos ordenou
Jesus: "pedí e dar-se-vos-á".





"Seja
feito segundo a tua fé", nos disse Jesus. Por isso, é fundamental
cultivarmos essa postura de fé incondicional, na certeza e confiança de que
Deus responde aos que lhe invocam e realiza neles e através deles os seus
desígnios de amor.





"
Os carismas não são um sinal de santidade daquele que os recebeu. Seria um erro
formar uma convicção de que aquele que é portador de carisma é santo e tenha
recebido os carismas por recompensa por sua santidade pessoal. Outro erro é
imaginar que só pessoas mais adiantadas na vida espiritual possam receber ou
recebem de fato os carismas. 





Sendo
capacitações sobrenaturais para o serviço apostólico, o Espírito dá-los ,
efetivamente, também a fiéis que , embora imperfeitos, carregando a cruz da
fraqueza, da miséria humana, de defeitos e pecados, se dispõem a servir com boa
vontade aos irmãos, na comunidade.





Esta
tem sido, aliás, a comprovação prática nos grupos de renovação
carismática." (Pe. Alírio Pedrini - "Carismas para o nosso
tempo" - pg.22).





Por
isso, é fundamental, termos em mente, o que nos diz S. Paulo, sobre a
excelência da caridade, em função da qual todos os outros carismas ganham
sentido e, sem ela, poderíamos dizer, são vazios e se acabarão. 





Assim,
quanto mais abrirmos o nosso coração à caridade fraterna e buscarmos
concretiza-la no serviço ao outro, tanto mais o Espírito Santo nos usará com os
seus dons para a construção do Reino.





É
muito importante que os ministros de cura tenham um conhecimento básico sobre
os carismas e o exercício dos mesmos no seu ministério, pois o conhecimento
abre fronteiras e, com certeza, nos tornará mais dóceis à ação do Espírito
Santo. Para isso, sugerimos a leitura e o estudo de livros que tratem mais
especificamente deste assunto, como os citados na bibliografia desta apostila.





Enfim,
transcrevemos as palavras do santo padre o Papa Paulo VI, que nos anima a
buscarmos a "força" e o "poder do alto" para o nosso
apostolado:


"A
Igreja tem necessidade de um perene Pentecostes; necessita do fogo no coração,
da palavra nos lábios, de profecia no olhar. 





A
Igreja necessita ser templo do Espírito Santo, isto é, de total limpeza e de
vida interior; necessita voltar a sentir dentro de si, em nosso mundo vazio, de
homens modernos, totalmente extrovertidos pelo encantamento de vida exterior,
sedutora, fascinante, que corrompe com lisonjas de falsa felicidade, necessita
voltar a sentir, repetimos, como que elevar-se do profundo de sua personalidade
íntima um pranto, uma poesia, uma prece, um hino, isto é, a voz orante do
Espírito que, como ensina S. Paulo, ocupa o nosso lugar e ora em nós e por nós
com ‘gemidos inenarráveis’ e interpreta as palavras que nós sozinhos não
saberíamos dirigir a Deus.





Homens
de hoje, jovens, almas consagradas, irmãos no sacerdócio! Vós nos escutais!? A
Igreja tem necessidade disto. Tem necessidade do Espírito Santo. Do Espírito
Santo em nós, em cada um de nós, em todos nós juntos, em nós Igreja. (RCC -
"Carismas" - Ed. Santuário - pg.87).





Fonte:
Comshalom






terça-feira, 1 de maio de 2012

Videos de Cura Interior-Padres Rufus e Leo






Os segredos para chegar à cura total-Eventos Canção Nova-Padre Rufus









Os segredos para chegar à cura total-Eventos Canção Nova-Padre Rufus










Segredos para a Cura Interior-Padre Leo










Praticar a Cura Interior-Padre Leo










Abandone sua Capa-Para vivenciar Cura Interior-Pregação Completa -Padre Leo