sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Profecia atribuida a São Pio de Pietrelcina sobre os tempos finais:

Foto: Profecia atribuida a São Pio de Pietrelcina sobre os tempos finais:<br /><br />"Precedido de tormentas, ventos desencadeados e terríveis terremotos haverá, que abrirão a terra e a farão tremer. Eu virei numa noite, durante os frios meses de inverno, a este mundo carregado de pecados. Raios e centelhas, saídos de nuvens incandescentes incendiarão e reduzirão a cinzas tudo o que está contaminado pelo pecado. A destruição será total. O ar envenenado por gases sulfurosos levantará asfixiantes labaredas, que serão levadas por rajadas violentas para lugares distantes. Todas as obras erigidas pelo homem, com espírito louco e atrevido, de adoração a si mesmos, como querendo demonstrar o seu poder ilimitado, serão aniquiladas. Então a raça humana compreenderá que existe uma vontade superior à sua, que destruirá seus vícios, alardes e vanglórias. <br /><br />O mundo vos chamará de fanáticos, de loucos e criaturas miseráveis. Ameaçará fazê-los vacilar em vossa constância com eloquência enganosa. Os trapaceiros intrigantes do inferno intentarão vos comprar com seus astutos enganos. Lutai com humildade e silêncio. Combatei com as almas pelas boas obras. Vossa época será testemunha de um castigo terrível. Meus anjos se encarregarão de exterminar a todos os que se riem de Mim, e não acreditam nos meus profetas. Furacões de fogo serão lançados das nuvens e se espalharão por toda a terra. Temporais, trovões, tempestades, chuvas ininterruptas e terremotos haverá por toda a terra. Pelo espaço de três dias e três noites uma chuva ininterrupta de fogo terá curso, para demonstrar que Deus é o dono da criação.<br /><br />Os que não prestam atenção a esta advertência serão abandonados e instantaneamente mortos pelo furor da cólera divina. O vento transportará gases venenosos que se difundirão por toda a terra. Os que sofrerem de modo inocente serão considerados mártires e entrarão em meu reino. Depois dos castigos os anjos baixarão dos céus e difundirão um espírito de paz por toda a terra. Um sentimento de incomensurável gratidão se irá apoderar de todos os que sobreviverem a esta terrível prova. Rezai continua e piedosamente o Rosário, em comum, ou sozinhos."




"Precedido de tormentas, ventos desencadeados e terríveis terremotos haverá, que abrirão a terra e a farão tremer. Eu virei numa noite, durante os frios meses de inverno, a este mundo carregado de pecados. Raios e centelhas, saídos de nuvens incandescentes incendiarão e reduzirão a cinzas tudo o que está contaminado pelo pecado. A destruição será total. O ar envenenado por gases sulfurosos levantará asfixiantes labaredas, que serão levadas por rajadas violentas para lugares distantes. Todas as obras erigidas pelo homem, com espírito louco e atrevido, de adoração a si mesmos, como querendo demonstrar o seu poder ilimitado, serão aniquiladas. Então a raça humana compreenderá que existe uma vontade superior à sua, que destruirá seus vícios, alardes e vanglórias. 





O mundo vos chamará de fanáticos, de loucos e criaturas miseráveis. Ameaçará fazê-los vacilar em vossa constância com eloquência enganosa. Os trapaceiros intrigantes do inferno intentarão vos comprar com seus astutos enganos. Lutai com humildade e silêncio. Combatei com as almas pelas boas obras. Vossa época será testemunha de um castigo terrível. Meus anjos se encarregarão de exterminar a todos os que se riem de Mim, e não acreditam nos meus profetas. Furacões de fogo serão lançados das nuvens e se espalharão por toda a terra. Temporais, trovões, tempestades, chuvas ininterruptas e terremotos haverá por toda a terra. Pelo espaço de três dias e três noites uma chuva ininterrupta de fogo terá curso, para demonstrar que Deus é o dono da criação.





Os que não prestam atenção a esta advertência serão abandonados e instantaneamente mortos pelo furor da cólera divina. O vento transportará gases venenosos que se difundirão por toda a terra. Os que sofrerem de modo inocente serão considerados mártires e entrarão em meu reino. Depois dos castigos os anjos baixarão dos céus e difundirão um espírito de paz por toda a terra. Um sentimento de incomensurável gratidão se irá apoderar de todos os que sobreviverem a esta terrível prova. Rezai continua e piedosamente o Rosário, em comum, ou sozinhos."





Fonte:http://www.facebook.com/pages/S%C3%A3o-Pio-de-Pietrelcina/

"Estes nossos infelizes irmãos... que se lançam de braços abertos na infame seita da maçonaria"



Profecias de Padre Pio:



Foto: Profecia atribuida a São Pio de Pietrelcina sobre os tempos finais:<br /><br />"Precedido de tormentas, ventos desencadeados e terríveis terremotos haverá, que abrirão a terra e a farão tremer. Eu virei numa noite, durante os frios meses de inverno, a este mundo carregado de pecados. Raios e centelhas, saídos de nuvens incandescentes incendiarão e reduzirão a cinzas tudo o que está contaminado pelo pecado. A destruição será total. O ar envenenado por gases sulfurosos levantará asfixiantes labaredas, que serão levadas por rajadas violentas para lugares distantes. Todas as obras erigidas pelo homem, com espírito louco e atrevido, de adoração a si mesmos, como querendo demonstrar o seu poder ilimitado, serão aniquiladas. Então a raça humana compreenderá que existe uma vontade superior à sua, que destruirá seus vícios, alardes e vanglórias. <br /><br />O mundo vos chamará de fanáticos, de loucos e criaturas miseráveis. Ameaçará fazê-los vacilar em vossa constância com eloquência enganosa. Os trapaceiros intrigantes do inferno intentarão vos comprar com seus astutos enganos. Lutai com humildade e silêncio. Combatei com as almas pelas boas obras. Vossa época será testemunha de um castigo terrível. Meus anjos se encarregarão de exterminar a todos os que se riem de Mim, e não acreditam nos meus profetas. Furacões de fogo serão lançados das nuvens e se espalharão por toda a terra. Temporais, trovões, tempestades, chuvas ininterruptas e terremotos haverá por toda a terra. Pelo espaço de três dias e três noites uma chuva ininterrupta de fogo terá curso, para demonstrar que Deus é o dono da criação.<br /><br />Os que não prestam atenção a esta advertência serão abandonados e instantaneamente mortos pelo furor da cólera divina. O vento transportará gases venenosos que se difundirão por toda a terra. Os que sofrerem de modo inocente serão considerados mártires e entrarão em meu reino. Depois dos castigos os anjos baixarão dos céus e difundirão um espírito de paz por toda a terra. Um sentimento de incomensurável gratidão se irá apoderar de todos os que sobreviverem a esta terrível prova. Rezai continua e piedosamente o Rosário, em comum, ou sozinhos."




Apesar de sua fama de santidade, reconhecida no mundo inteiro, padre Pio sofreu a incompreensão e hostilidade do Vaticano, que o manteve suspenso a divinis, isto é, impedido de exercer o ministério sacerdotal, por vários anos. Foi durante este período que, em 19 de março de 1910, ele escreveu ao seu diretor espiritual:





"Na manhã de sexta-feira, estava ainda na cama quando me apareceu Jesus. Tinha o rosto profundamente entristecido e desfigurado. Mostrou-me uma multidão de padres, entre os quais havia diversos dignitários da Igreja... A contemplação de Jesus assim angustiado me causou muita pena, levando-me a perguntar-lhe pelo motivo de tanto sofrimento. Não obtive resposta. Mas ele olhava para os padres... e no momento em que retirou a vista, pude ver as lágrimas que lhe sulcavam as faces. 





Por fim se afastou daquela multidão de padres e, com uma expressão de profundo desgosto e desprezo, os chamou de macellai (=açougueiros). Depois, voltando-se, me falou: Filho meu, não pense que minha agonia durou três horas. Não. Eu continuo em agonia até o fim do mundo, por causa das almas mais favorecidas por mim. O meu coração procura uma gotinha de compaixão humana, mas ai! me deixam sozinho sob o peso da indiferença. A ingratidão e o sono de meus ministros torna ainda mais dura a minha agonia. Ah, como correspondem mal ao meu amor! 





O que mais me faz sofrer é que, ao seu indiferentismo, eles acrescentam o desprezo e a incredulidade. Quantas vezes estive a ponto de acabar com eles, mas não o fiz porque os anjos e as almas enamoradas me detiveram o braço. Escreva isto ao seu padre diretor, referindo-lhe o que viu e ouviu nesta manhã'. Jesus continuou falando, mas o que me disse não posso revelar. Esta aparição me causou tal dor no corpo e maior ainda na alma que, durante o dia senti uma prostração tamanha que teria morrido, se o dulcíssimo Jesus não me socorresse".





A carta encerra abruptamente com uma afirmação que se então fosse tomada pública, teria causado a maior surpresa, pois anunciava o começo da escalada maçônica nos altos vértices da Igreja: "Estes nossos infelizes irmãos... que se lançam de braços abertos na infame seita da maçonaria"(Lettere al Padre Spirituale, Edizione "Pro Sanctitate". Roma 1970.)





Fonte:http://www.facebook.com/pages/S%C3%A3o-Pio-de-Pietrelcina/










quinta-feira, 15 de novembro de 2012

É possível vivenciar esses versículos bíblicos?










“Ouvistes que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente! ’Ora, eu vos digo: não ofereçais resistência ao malvado! Pelo contrário, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda!Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto!Se alguém te forçar a acompanhá-lo por um quilômetro, caminha dois com ele!Dá a quem te pedir, e não vires as costas a quem te pede emprestado. “Ouvistes que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo! ’Ora, eu vos digo: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem!Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus; pois ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos.Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os publicanos não fazem a mesma coisa?E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Sede, portanto, perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.(Mateus 5,38-48)





O que é olho por olho e dente por dente? Esse princípio permite que as pessoas façam justiça por elas mesmas e de forma desproporcional, no tratamento de crimes e delitos. Embora fosse o costume daquela época a vingança, Jesus disse que era para desarmar o mal, fazendo exatamente o contrário, tanto é verdade, que ele disse se alguém te bater numa face oferece a outra, também.





Analisando assim, é muito difícil viver o evangelho, digo que só é possível pela graça de Deus. Humanamente não somos capazes. É preciso a ação de Deus no nosso querer e no nosso agir.





Até me lembrei agora de minha mãe. Quando ela nos educava sempre dizia se alguém te bater não revide fique quietinha. A gente ficava mordendo de raiva mas obedecia mamãe.





Agora percebo que aquilo que ela nos ensinou é um ensinamento de Jesus. Se alguém quiser abrir um processo contra você, para tomar-lhe algo, dá não só aquilo que ela quer te tomar mas dê mais ainda, do que ela quer, pois o importante não são as coisas e sim as pessoas. O que adianta a briga entre duas pessoas por isso ou aquilo? 





Assim, Jesus nos dá uma lição de humildade e vejo até como um ato de amor. Tem que ter muito amor e muita fé, para entregar aquilo que a pessoa em litígio te pediu e ainda dar o que não pediu também.  E dar não com ódio, mas com afeição, desejando o bem.





Caminhando por essa palavra, pois diria até que é um caminho para a salvação e uma verdadeira lição de vida que as vezes insistimos em não obedecer, continuemos:





“Se alguém te forçar a acompanhá-lo por um quilômetro, caminha dois com ele!Dá a quem te pedir, e não vires as costas a quem te pede emprestado”.





Ser Cristão desta forma é muito difícil, mas se Jesus ensinou assim, é porque é possível. Normalmente tem aqueles espertinhos que fazem isso conosco. Conheço pessoas de caminhada que fazem assim, usam as pessoas. Tornando um peso para o outro e sem necessidade.




O correto então é fazer mesmo aquilo que o outro quer e levamos as vezes o nome de trouxa, de bobo. 


Realmente, aqui neste mundo somos considerados isso, pois há conflito entre o mundo espiritual e o carnal e Deus é espírito.



“Ouvistes que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo! ’Ora, eu vos digo: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem!Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus; 





Hoje, fui ter um acerto de contas com o moço que chocou com o meu carro, e o preço que ele me deu foi o que paguei, sem exigir nota e nem ir lá na loja onde ele mandou arrumar, é que houve um acidente comigo, e humanamente falando eu estava errada, então, o carro bateu no meu veículo numa rodovia. Tivemos a firme convicção de uma ação do mal, pelas circunstâncias e também porque eu havia feito uma oração de cura e libertação para alguém e saí imediatamente para uma comunidade rural, onde as irmãs dão catequese, ocorrendo o acidente em seguida.





Quando iria sair da rodovia para entrar na estrada de chão, os meus olhos humanamente falando viram um carro bem longe e então deduzi que poderia atravessar a pista, só que infelizmente foi uma artmanha do inimigo pois o carro estava pertinho, o carro amassou todinho e do meu lado quem vê não sabe como estou com vida.



Hoje, na capela, fazendo adoração ao Santíssimo, Deus me mostrou o acidente. E pude perceber mais ainda a misericórdia do Senhor.



Você já imaginou um carro numa rodovia movimentada ele vindo da rodovia e eu cruzando a rodovia? Ao cruzar a rodovia pois iria passar para uma estrada de chão, o carro dele no cruzamento bateu no meu. Então, tínhamos tudo para ter morrido todos ou quase todos e saimos praticamente ilesos, exceto eu, com um ferimento na cabeça, mas sem grandes proporções, tanto que foi dado três pontos.



Tenho que pagar os dois carros. Poderia ficar triste, desesperar, reclamar, pois estava servindo a Deus e fui fazer um favor e de repente terei que pagar dois carros.



Um já até paguei o do moço, ontem. E já havia decidido mesmo antes de conhecer família que pagaria o que ele me pedisse. Inclusive contei a ele que de um outro acidente que tive o mecânico havia me roubado tanto, que trouxe imensas complicações na minha vida.



Mas, que mesmo assim, decidi viver a palavra de Deus e seguir o que está nela. Quando diz assim, que se tirarem uma túnica oferece-lhe a outra, ninguém então quer viver a palavra de Deus só fala nela.



Pois eu digo para vocês, quero ser conduzida pela palavra de Deus e ser conduzida pela palavra de Deus é vivê-la com alegria.



Dou graças a Deus por não ter morrido. E digo a vocês quando o moço veio aqui, acertei com ele e fui invadida por uma alegria que não soube explicar e pela primeira vez depois que estou morando no maranhão levantei oito horas da manhã, coisa que não havia feio anteriormente pois levanto bem cedo e não acordei nesta manhã no horário de costume.





Não exigi nada, porque não usaria o direito humano, embora tenha feito o curso de direito e pós graduação em Direito. É que cheguei a essa conclusão: quero viver pela fé e isso por si já é pela graça de Deus que é possível.





O correto seria ir lá na loja verificar a veracidade dos preços e das peças e pagar pessoalmente na loja. No entanto, abri mão disso pela fé. Dá aquilo que te pediram.




O nosso medo de perder dinheiro ou algo, é tão grande que a gente para de amar, vive num mundo materialista.





Nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência. De fato, temos procedido em todo o mundo, e principalmente em relação a vós, com a simplicidade e a retidão que vêm de Deus, guiados não por cálculos humanos, mas pela graça de Deus. (II Coríntios 1,12)





Temos que ser guiados pela graça de Deus e quero isso viver aquilo que está na palavra.





“Pois a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados, as potestades, os dominadores deste mundo tenebroso, os espíritos malignos espalhados pelo espaço”. (Efésios 6,12)





Sei em quem pus a minha confiança. Então, acredito que Deus enviou um anjo para me livrar da morte, pois os anjos são espíritos que estão encarregados de um ministério, enviados a serviço daqueles que deverão herdar a salvação.(Hebreus 1,13-14)



Deus faz nascer o seu sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos.Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis?



É isso aí, hoje, por exemplo, Deus me mostrou algo lindo: " Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado" Mais adiante Jesus diz: "Se observardes os meus mandamentos permanecereis no meu amor". Está em João 15 esses versículos.



Então é necessário observar as ordens de Jesus para permanecer no seu amor. "Eu vos disse isso para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa".



Assim, para a nossa alegria ser completa é necessário observar os mandamentos e obviamente praticá-los, além de poder pedir o que for em nome de Jesus que nos será dado.



Dei uma risadinha e disse: " Então vou pedir um carro zero km com ar condicionado", já que o meu carro estragou e além de ter que pagar o meu tive que pagar o do moço.



Depois, pedi perdão ao Senhor. Pois não é assim que devemos fazer com a palavra de Deus. Penso, que Jesus ao falar assim, quis dizer aos discípulos que aquele que é fiel, que obedece a palavra de Deus, que Ele escuta as preces desta pessoa e que quando orar por um cego e pedir Ele vai restaurar a sua visão, que quando orar por um enfermo ele será curado, que quando suplicar por alguém que sofre, Jesus dará o alívio. É assim que observo esta palavra.




Assim, meus amados, percebemos que está chegando a hora da decisão, é preciso tomarmos atitudes concretas, não posso ser cristã pela metade. Preciso decidir pela palavra de Deus e assim vivenciá-la na integridade.





Somos do entendimento de que é possível sim, pela graça de Deus, vivenciar tudo aquilo que contém na escritura sagrada.





Augusta Moreira dos Santos

Ministérios: Pregação e Cura e Libertação- RCC




segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A consciência é uma lei inscrita no coração do homem.



Olá!






Por: Augusta Moreira dos Santos





É muito bom podermos avaliar o que acontece no nosso interior. E hoje, particularmente quero refletir sobre a nossa consciência. Na bíblia há 44 versículos que menciona a palavra consciência.





Assim, vou transcrever alguns que achei bem interessantes e logo após vou transcrever tudo o que está escrito no Catecismo da Igreja Católica sobre consciência.





Vale a pena lermos com o coração aberto e recebermos a instrução que é necessária a cada um de nós.


Vejamos: "Nisto consiste a graça: sofrer injustamente, suportando as aflições, com a consciência da presença de Deus". (I São Pedro 2,19)





Com fé e boa consciência. Por terem repudiado a boa consciência, alguns naufragaram na fé. (I Timóteo 1,19)





"Pois tua consciência sabe, que tu também falaste mal dos outros muitas vezes". (Eclesiastes 7,22)





Saibam guardar o mistério da fé graças a uma consciência pura. (I Timóteo 3,9)





Compenetrados do temor do Senhor, procuramos convencer as pessoas, sendo sempre transparentes para Deus. Espero que sejamos transparentes também para as vossas consciências. (II Coríntios 5,11)





ele não tem consciência de que o tempo vai passar, * { a morte vai se aproximar, } e ele morrerá, deixando tudo para outros. (Eclesiástico 11,20)





Isto tem sentido simbólico para o tempo presente. As dádivas e sacrifícios oferecidos são incapazes de tornar íntegra a consciência daquele que os oferece. (Hebreus 9,9)





Nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência. De fato, temos procedido em todo o mundo, e principalmente em relação a vós, com a simplicidade e a retidão que vêm de Deus, guiados não por cálculos humanos, mas pela graça de Deus. (II Coríntios 1,12)





Tal pessoa foi extraviada e está em pecado, sendo condenada por sua própria consciência. (Tito 3,11)





Por isso, eu também me esforço por manter sempre a consciência irrepreensível diante de Deus e dos homens. (Atos dos Apóstolos 24,16)





não te gabes à custa dos ramos cortados. Se, no entanto, cederes à vanglória, toma consciência de que não és tu que sustentas a raiz, mas é a raiz que te sustenta. (Romanos 11,18)





ara os puros tudo é puro, mas para os impuros e incrédulos nada é puro; até o seu pensamento e sua consciência estão manchados. (Tito 1,15)





É verdade que minha consciência não me acusa de nada. Mas isto não quer dizer que eu deva ser considerado justo. (I Coríntios 4,4)




C.65 CONSCIÊNCIA





§1776 "Na intimidade da consciência, o homem descobre uma lei. Ele não a dá a si mesmo. Mas a ela deve obedecer. Chamando-o sempre a amar e fazer o bem e a evitar o mal, no momento oportuno a voz desta lei ressoa no íntimo de seu coração... É uma lei inscrita por Deus no coração do homem.. A consciência é o núcleo secretíssimo e o sacrário do homem, onde ele está sozinho com Deus e onde ressoa sua voz. "





I. O juízo da consciência





§1777 Presente no coração da pessoa, a consciência moral lhe impõe, no momento oportuno, fazer o bem e evitar o mal. Julga, portanto, as escolhas concretas, aprovando as boas e denunciando as más. Atesta a autoridade da verdade referente ao Bem supremo, de quem a pessoa humana recebe a atração e acolhe os mandamentos. Quando escuta a consciência moral, o homem prudente pode ouvir a Deus, que fala.





§1778 A consciência moral é um julgamento da razão pelo qual a pessoa humana reconhece a qualidade moral de um ato concreto que vai planejar, que está a ponto de executar ou que já praticou. Em tudo o que diz e faz, o homem é obrigado a seguir fielmente o que sabe ser justo e correto. E pelo julgamento de sua consciência que o homem percebe e reconhece as prescrições da lei divina:





A consciência é uma lei de nosso espírito que ultrapassa nosso espírito, nos faz imposições, significa responsabilidade e dever, temor e esperança... E a mensageira daquele que, no mundo da natureza bem como no mundo da graça, nos fala através de um véu, nos instrui e nos governa. A consciência é o primeiro de todos os vigários de Cristo.





§1779 É importante que cada qual esteja bastante presente a si mesmo para ouvir e seguir a voz de sua consciência. Esta exigência de interioridade é muito necessária, pelo fato de a vida nos deixar freqüentemente em situações que nos afastam:





Volta à tua consciência, interroga-a... Voltai, irmãos, ao interior e em tudo o que fizerdes atentai para a testemunha, Deus.





§1780 A dignidade da pessoa humana implica e exige a retidão da consciência moral. A consciência moral compreende a percepção dos princípios da moralidade ("sindérese"), sua aplicação a circunstâncias determinadas por um discernimento prático das razões e dos bens e, finalmente, o juízo feito sobre atos concretos a praticar ou já praticados. A verdade sobre o bem moral, declarada na lei da razão, é reconhecida prática e concretamente pelo juízo prudente da consciência. Chamamos de prudente o homem que faz suas opções de acordo com este juízo.





§1781 A consciência permite assumir a responsabilidade dos atos praticados. Se o homem comete o mal, o julgamento justo da consciência pode continuar nele como testemunho da verdade universal do bem e ao mesmo tempo da malícia de sua escolha singular. O veredicto do juízo de consciência continua sendo um penhor de esperança e misericórdia. Atestando a falta cometida lembra a necessidade de pedir perdão, de praticar novamente o bem e de cultivar sem cessar a virtude com a graça de Deus.





Diante dele tranqüilizaremos nosso coração, se nosso coração nos acusa, porque Deus é maior que nosso coração e conhece todas as coisas (1 Jo 3,19-20).





§1782 O homem tem o direito de agir com consciência e liberdade, a fim de tomar pessoalmente as decisões morais. "O homem não pode ser forçado a agir contra a própria consciência. Mas também não há de ser impedido de proceder segundo a consciência, sobretudo em matéria religiosa."





II. A formação da consciência





§1783 A consciência deve ser educada e o juízo moral, esclarecido. Uma consciência bem formada é reta e verídica. Formula seus julgamentos seguindo a razão, de acordo com o bem verdadeiro querido pela sabedoria do Criador. A educação da consciência e indispensável aos seres humanos submetidos a influências negativas e tentados pelo pecado a preferir seu julgamento próprio e a recusar os ensinamentos autorizados.





§1784 A educação da consciência é uma tarefa de toda a vida. Desde os primeiros anos, alerta a criança para o conhecimento e a prática da lei interior reconhecida pela consciência moral. Uma educação prudente ensina a virtude, preserva ou cura do medo, do egoísmo e do orgulho, dos sentimentos de culpabilidade e dos movimentos de complacência, nascidos da fraqueza e das faltas humanas. A educação da consciência garante a liberdade e gera a paz do coração.





§1785 Na formação da consciência, a Palavra de Deus é a luz de nosso caminho; é preciso que a assimilemos na fé e na oração e a ponhamos em prática. É preciso ainda que examinemos nossa consciência, confrontando-nos com a Cruz do Senhor. Somos assistidos pelos dons do Espírito Santo, ajudados pelo testemunho e conselhos dos outros e guiados pelo ensinamento autorizado da Igreja.





III. Escolher segundo a consciência





§1786 Posta diante de uma escolha moral, a consciência pode emitir um julgamento correto, de acordo com a razão e a lei divina, ou, ao contrário, um julgamento errôneo, que se afasta da razão e da lei divina.





§1787 Às vezes o homem depara com situações que tornam o juízo moral menos seguro e a decisão difícil. Mas ele deverá sempre procurar o que é justo e bom e discernir a vontade de Deus expressa na lei divina.





§1788 Para tanto, o homem deve se esforçar por interpretar os dados da experiência e os sinais dos tempos graças à virtude da prudência, aos conselhos de pessoas avisadas e à ajuda do Espírito Santo e de seus dons.





§1789 Algumas regras se aplicam a todos os casos:





Nunca é permitido praticar um mal para que daí resulte um bem.


A "regra de ouro": "Tudo aquilo que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles".


A caridade respeita sempre o próximo e sua consciência: "Pecando contra vossos irmãos e ferindo sua consciência... pecais contra Cristo" (1 Cor 8,12). "E bom se abster... de tudo o que seja causa de tropeço, de queda ou enfraquecimento para teu irmão" (Rm 14,21).


IV. O juízo errôneo





§1790 O ser humano deve sempre obedecer ao juízo certo de sua consciência. Se agisse deliberadamente contra este último, estaria condenando a si mesmo. Mas pode acontecer que a consciência moral esteja na ignorância e faça juízos errôneos sobre atos a praticar ou já praticados.





§1791 Muitas vezes esta ignorância pode ser imputada à responsabilidade pessoal. É o que acontece "quando o homem não se preocupa suficientemente com a procura da verdade e do bem, e a consciência pouco a pouco, pelo hábito do pecado, se torna quase obcecada". Neste caso, a pessoa é culpável pelo mal que comete.





§1792 A ignorância de Cristo e de seu Evangelho, os maus exemplos de outros, o servilismo às paixões, a pretensão de uma mal-entendida autonomia da consciência, a recusa da autoridade da Igreja e de seus ensinamentos, a falta de conversão ou de caridade podem estar na origem dos desvios do julgamento na conduta moral.





§1793 Se - ao contrário - a ignorância for invencível ou o julgamento errôneo não for da responsabilidade do sujeito moral, o mal cometido pela pessoa não lhe poderá ser imputado. Mas nem por isso deixa de ser um mal, uma privação, uma desordem. É preciso trabalhar, pois, para corrigir a consciência moral de seus erros.





§1794 A consciência boa e pura é esclarecida pela fé verdadeira, pois a caridade procede ao mesmo tempo "de um coração puro de uma boa consciência e de uma fé sem hipocrisia" (l Tm 1,5).





"Quanto mais prevalece a consciência reta, tanto mais as pessoas e os grupos se afastam de um arbítrio cego e se esforçam por conformar-se às normas objetivas da moralidade."





§1795 "A consciência é o núcleo secretíssimo e o sacrário do homem, onde ele está sozinho com Deus e onde ressoa sua voz. "





§1796 A consciência moral é um julgamento da razão pelo qual a pessoa humana reconhece a qualidade moral de um ato concreto.





§1797 Para o homem que cometeu o mal, o veredicto de sua consciência permanece um penhor de conversão e de esperança.





§1798 Uma consciência bem formada é reta e verídica. Formula seus julgamentos seguindo a razão, de acordo com o bem verdadeiro querido pela sabedoria do Criador. Cada qual deve usar os meios adequados para formar sua consciência.





§1799 Colocada diante de uma escolha moral, a consciência pode emitir um julgamento correto de acordo com a razão e a lei divina ou, ao contrário, um julgamento errôneo, que se afasta da razão e da lei divina.





§1800 O ser humano deve obedecer sempre ao julgamento certo de sua consciência.





§1801 A consciência moral pode estar na ignorância ou fazer julgamentos errôneos. Essa ignorância e esses erros nem sempre são isentos de culpa.





§1802 A Palavra de Deus é luz para nossos passos. É preciso que a assimilemos na fé e na oração e a coloquemos em pratica. Assim se forma a consciência moral.





C.65.1 Autoridade e consciência





§1903 A autoridade só será exercida legitimamente se procurar o bem comum do grupo em questão e se, para atingi-lo empregar meios moralmente lícitos. Se acontecer de os dirigentes promulgarem leis injustas ou tomarem medidas contrárias à ordem moral, estas disposições não poderão obrigar as consciências. "Neste caso, a própria autoridade deixa de existir degenerando em abuso do poder."





C.65.2 Conversão e consciência





§1435 A conversão se realiza na vida cotidiana por meio de gestos de reconciliação, do cuidado dos pobres, do exercício e da defesa da Justiça e do direito, pela confissão das faltas aos irmãos, pela correção fraterna, pela revisão de vida, pelo exame de consciência pela direção espiritual, pela aceitação dos sofrimentos, pela firmeza na perseguição por causa da justiça. Tomar sua cruz, cada dia, seguir a Jesus é o caminho mais seguro da penitencia.





§1453 A contrição chamada "imperfeita" (ou "atrição") também é um dom de Deus, um impulso do Espírito Santo. Nasce da consideração do peso do pecado ou do temor da condenação eterna e de outras penas que ameaçam o pecador (contrição por temor). Este abalo da consciência pode ser o início de uma evolução interior que ser concluída sob a ação da graça, pela absolvição sacramental. Por si mesma, porém, a contrição imperfeita não obtém o perdão dos pecados graves, mas predispõe a obtê-lo no sacramento da penitência.





§1797 Para o homem que cometeu o mal, o veredicto de sua consciência permanece um penhor de conversão e de esperança.





§1848 Como afirma S. Paulo: "Onde avultou o pecado, a graça superabundou" (Rm 5,20). Mas, para realizar seu trabalho, deve a graça descobrir o pecado, a fim de converter nosso coração e nos conferir "a justiça para a vida eterna, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor" (Rm 5,21). Como o médico que examina a ferida antes de curá-la, assim Deus, por sua palavra e por seu Espírito, projeta uma luz viva sobre o pecado.





A conversão requer que se lance luz sobre o pecado; ela contém em si mesma o julgamento interior da consciência. Pode-se ver nisso a prova da ação do Espírito de verdade no mais íntimo do homem, e isso se torna ao mesmo tempo o início de um novo dom da graça e do amor: "Recebei o Espírito Santo". Assim, nesta ação de "lançar luz sobre o pecado" descobrimos um duplo dom: o dom da verdade da consciência e o dom da certeza da redenção. O Espírito de verdade é o Consolador.





C.65.3 Definição e significação





§1776 "Na intimidade da consciência, o homem descobre uma lei. Ele não a dá a si mesmo. Mas a ela deve obedecer. Chamando-o sempre a amar e fazer o bem e a evitar o mal, no momento oportuno a voz desta lei ressoa no íntimo de seu coração... É uma lei inscrita por Deus no coração do homem.. A consciência é o núcleo secretíssimo e o sacrário do homem, onde ele está sozinho com Deus e onde ressoa sua voz. "





§1778 A consciência moral é um julgamento da razão pelo qual a pessoa humana reconhece a qualidade moral de um ato concreto que vai planejar, que está a ponto de executar ou que já praticou. Em tudo o que diz e faz, o homem é obrigado a seguir fielmente o que sabe ser justo e correto. E pelo julgamento de sua consciência que o homem percebe e reconhece as prescrições da lei divina:





A consciência é uma lei de nosso espírito que ultrapassa nosso espírito, nos faz imposições, significa responsabilidade e dever, temor e esperança... E a mensageira daquele que, no mundo da natureza bem como no mundo da graça, nos fala através de um véu, nos instrui e nos governa. A consciência é o primeiro de todos os vigários de Cristo.





§1795 "A consciência é o núcleo secretíssimo e o sacrário do homem, onde ele está sozinho com Deus e onde ressoa sua voz. "





C.65.4 Dignidade humana e consciência moral





§1700 A dignidade da pessoa humana se fundamenta em sua criação à imagem e semelhança de Deus (artigo 1); realiza-se em sua vocação à bem-aventurança divina (artigo 2). Cabe ao ser humano a livre iniciativa de sua realização (artigo 3). Por seus atos deliberados (artigo 4), a pessoa humana se conforma ou não ao bem prometido por Deus e atestado por sua consciência moral (artigo 5). As pessoas humanas se edificam e crescem interiormente: fazem de toda sua vida sensível e espiritual matéria de crescimento (artigo 6). Com a ajuda da graça, crescem na virtude (artigo 7), evitam o pecado e, se o tiverem cometido, voltam como o filho pródigo, para a misericórdia de nosso Pai do Céus (artigo 8). Chegam, assim, à perfeição da caridade.





§1780 A dignidade da pessoa humana implica e exige a retidão da consciência moral. A consciência moral compreende a percepção dos princípios da moralidade ("sindérese"), sua aplicação a circunstâncias determinadas por um discernimento prático das razões e dos bens e, finalmente, o juízo feito sobre atos concretos a praticar ou já praticados. A verdade sobre o bem moral, declarada na lei da razão, é reconhecida prática e concretamente pelo juízo prudente da consciência. Chamamos de prudente o homem que faz suas opções de acordo com este juízo.





§2524 As formas revestidas pelo pudor variam de uma cultura a outra. Em toda parte, porém, ele permanece como o pressentimento de uma dignidade espiritual própria do homem. O pudor nasce pelo despertar da consciência do sujeito. Ensinar o pudor a crianças e adolescentes é despertá-los para o respeito à pessoa humana.





C.65.5 Direito de agir com liberdade de consciência





§1782 O homem tem o direito de agir com consciência e liberdade, a fim de tomar pessoalmente as decisões morais. "O homem não pode ser forçado a agir contra a própria consciência. Mas também não há de ser impedido de proceder segundo a consciência, sobretudo em matéria religiosa."





C.65.6 Direito de agir segundo a consciência





§1786 Posta diante de uma escolha moral, a consciência pode emitir um julgamento correto, de acordo com a razão e a lei divina, ou, ao contrário, um julgamento errôneo, que se afasta da razão e da lei divina.





§1787 Às vezes o homem depara com situações que tornam o juízo moral menos seguro e a decisão difícil. Mas ele deverá sempre procurar o que é justo e bom e discernir a vontade de Deus expressa na lei divina.





§1788 Às vezes o homem depara com situações que tornam o juízo moral menos seguro e a decisão difícil. Mas ele deverá sempre procurar o que é justo e bom e discernir a vontade de Deus expressa na lei divina.





§1789 Algumas regras se aplicam a todos os casos:





Nunca é permitido praticar um mal para que daí resulte um bem.


A "regra de ouro": "Tudo aquilo que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles".


A caridade respeita sempre o próximo e sua consciência: "Pecando contra vossos irmãos e ferindo sua consciência... pecais contra Cristo" (1 Cor 8,12). "E bom se abster... de tudo o que seja causa de tropeço, de queda ou enfraquecimento para teu irmão" (Rm 14,21).





§1799 Colocada diante de uma escolha moral, a consciência pode emitir um julgamento correto de acordo com a razão e a lei divina ou, ao contrário, um julgamento errôneo, que se afasta da razão e da lei divina.





§1907 Supõe, em primeiro lugar, o respeito pela pessoa como tal. Em nome do bem comum, os poderes públicos são obrigados a respeitar os direitos fundamentais e inalienáveis da pessoa humana. A Sociedade é obrigada a Permitir que cada um de seus membros realize sua vocação. Em particular, o bem comum consiste nas condições para exercer as liberdades naturais indispensáveis ao desabrochar da vocação humana: "Tais são o direito de agir segundo a norma reta de sua consciência, o direito á proteção da vida particular e à justa liberdade, também em matéria religiosa".





§2106 "Em matéria religiosa, ninguém seja obrigado a agir contra a própria consciência, nem impedido de agir, dentro dos justos limites, de acordo com ela, em particular ou em público, só ou associado a outrem." Este direito funda-se na própria natureza da pessoa humana, cuja dignidade a faz aderir livremente à verdade divina que transcende a ordem temporal. Por isso, este direito "continua a existir ainda para aqueles que não satisfazem à obrigação de procurar a verdade e de aderir a ela"





§2242 O cidadão é obrigado em consciência a não seguir as prescrições das autoridades civis quando estes preceitos são contrários às exigências da ordem moral, aos direitos fundamentais das pessoas ou aos ensinamentos do Evangelho. A recusa de obediência às autoridades civis, quando suas exigências são contrárias às da reta consciência, funda-se na distinção entre o serviço a Deus e o serviço à comunidade política, "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus" (Mt 22,21). 'E preciso obedecer antes a Deus que aos homens" (At 5,29):





Se a autoridade pública, exorbitando de sua competência, oprimir os cidadãos, estes não recusem o que é objetivamente exigido pelo bem comum; contudo, é lícito defenderem os seus direitos e os de seus concidadãos contra os abusos do poder, guardados os limites traçados pela lei natural e pela lei evangélica.





§2256 O cidadão está obrigado em consciência a não seguir as prescrições das autoridades civis, quando contrárias às exigências da ordem moral. "É preciso obedecer antes a Deus que aos homens" (At 5,29).





C.65.7 Direitos deveres e consciência





§912 Os fiéis devem "distinguir acuradamente entre os direitos e os deveres que lhes incumbem enquanto membros da Igreja e os que lhes competem enquanto membros da sociedade humana. Procurarão conciliar ambos harmonicamente entre si, lembrados de que em qualquer situação temporal devem conduzir-se pela consciência cristã, uma vez que nenhuma atividade humana, nem mesmo nas coisas temporais, pode ser subtraída ao domínio de Deus".





C.65.8 Fé e consciência





§160 Para que o ato de fé seja humano, "o homem deve responder a Deus, crendo por livre vontade. Por conseguinte, ninguém deve ser forçado contra sua vontade a abraçar a fé. Pois o ato de fé é por sua natureza voluntário". "Deus de fato chama os homens para servi-lo em espírito e verdade. Com isso os homens são obrigados em consciência, mas não são forçados... Foi o que se patenteou em grau máximo em Jesus Cristo." Com efeito, Cristo convidou à fé e à conversão, mas de modo algum coagiu. "Deu testemunho da verdade, mas não quis impô-la pela força aos que a ela resistiam. Seu reino... se estende graças ao amor com que Cristo, exaltado na cruz, atrai a si os homens."





§162 A fé é um dom gratuito que Deus concede ao homem. Podemos perder este dom inestimável; São Paulo alerta Timóteo sobre isso: 'Combate... o bom combate, com fé e boa consciência; pois alguns, rejeitando a boa consciência, vieram a naufragar na fé" (1Tm 1,18-19). Para viver, crescer e perseverar até o fim na fé, devemos alimentá-la com a Palavra de Deus; devemos implorar ao Senhor que a aumente; ela deve "agir pela caridade" (Gl 5,6), ser carregada pela esperança e estar enraizada na fé da Igreja.





§1802 A Palavra de Deus é luz para nossos passos. É preciso que a assimilemos na fé e na oração e a coloquemos em pratica. Assim se forma a consciência moral.





C.65.9 Formação da consciência





§1783 A consciência deve ser educada e o juízo moral, esclarecido. Uma consciência bem formada é reta e verídica. Formula seus julgamentos seguindo a razão, de acordo com o bem verdadeiro querido pela sabedoria do Criador. A educação da consciência e indispensável aos seres humanos submetidos a influências negativas e tentados pelo pecado a preferir seu julgamento próprio e a recusar os ensinamentos autorizados.





§1784 A educação da consciência é uma tarefa de toda a vida. Desde os primeiros anos, alerta a criança para o conhecimento e a prática da lei interior reconhecida pela consciência moral. Uma educação prudente ensina a virtude, preserva ou cura do medo, do egoísmo e do orgulho, dos sentimentos de culpabilidade e dos movimentos de complacência, nascidos da fraqueza e das faltas humanas. A educação da consciência garante a liberdade e gera a paz do coração.





§1785 Na formação da consciência, a Palavra de Deus é a luz de nosso caminho; é preciso que a assimilemos na fé e na oração e a ponhamos em prática. É preciso ainda que examinemos nossa consciência, confrontando-nos com a Cruz do Senhor. Somos assistidos pelos dons do Espírito Santo, ajudados pelo testemunho e conselhos dos outros e guiados pelo ensinamento autorizado da Igreja.





§1798 Uma consciência bem formada é reta e verídica. Formula seus julgamentos seguindo a razão, de acordo com o bem verdadeiro querido pela sabedoria do Criador. Cada qual deve usar os meios adequados para formar sua consciência





§1802 A Palavra de Deus é luz para nossos passos. É preciso que a assimilemos na fé e na oração e a coloquemos em pratica. Assim se forma a consciência moral.





C.65.10 Juízo da consciência





§1777 Presente no coração da pessoa, a consciência moral lhe impõe, no momento oportuno, fazer o bem e evitar o mal. Julga, portanto, as escolhas concretas, aprovando as boas e denunciando as más. Atesta a autoridade da verdade referente ao Bem supremo, de quem a pessoa humana recebe a atração e acolhe os mandamentos. Quando escuta a consciência moral, o homem prudente pode ouvir a Deus, que fala.





§1800 O ser humano deve obedecer sempre ao julgamento certo de sua consciência.





C.65.11 Juízo errôneo e consciência





§1790 O ser humano deve sempre obedecer ao juízo certo de sua consciência. Se agisse deliberadamente contra este último, estaria condenando a si mesmo. Mas pode acontecer que a consciência moral esteja na ignorância e faça juízos errôneos sobre atos a praticar ou já praticados.





§1791 Muitas vezes esta ignorância pode ser imputada à responsabilidade pessoal. É o que acontece "quando o homem não se preocupa suficientemente com a procura da verdade e do bem, e a consciência pouco a pouco, pelo hábito do pecado, se torna quase obcecada". Neste caso, a pessoa é culpável pelo mal que comete.





§1792 A ignorância de Cristo e de seu Evangelho, os maus exemplos de outros, o servilismo às paixões, a pretensão de uma mal-entendida autonomia da consciência, a recusa da autoridade da Igreja e de seus ensinamentos, a falta de conversão ou de caridade podem estar na origem dos desvios do julgamento na conduta moral.





§1793 Se - ao contrário - a ignorância for invencível ou o julgamento errôneo não for da responsabilidade do sujeito moral, o mal cometido pela pessoa não lhe poderá ser imputado. Mas nem por isso deixa de ser um mal, uma privação, uma desordem. É preciso trabalhar, pois, para corrigir a consciência moral de seus erros.





§1794 A consciência boa e pura é esclarecida pela fé verdadeira, pois a caridade procede ao mesmo tempo "de um coração puro de uma boa consciência e de uma fé sem hipocrisia" (l Tm 1,5).





"Quanto mais prevalece a consciência reta, tanto mais as pessoas e os grupos se afastam de um arbítrio cego e se esforçam por conformar-se às normas objetivas da moralidade."





§1801 A consciência moral pode estar na ignorância ou fazer julgamentos errôneos. Essa ignorância e esses erros nem sempre são isentos de culpa.





C.65.12 Lei divina e consciência





§1706 Por sua razão, o homem conhece a voz de Deus, que o insta a "fazer o bem e a evitar o mal". Cada qual é obrigado a seguir esta lei que ressoa na consciência e se cumpre no amor a Deus e ao próximo. O exercício da vida moral atesta a dignidade da pessoa.





§1776 "Na intimidade da consciência, o homem descobre uma lei. Ele não a dá a si mesmo. Mas a ela deve obedecer. Chamando-o sempre a amar e fazer o bem e a evitar o mal, no momento oportuno a voz desta lei ressoa no íntimo de seu coração... É uma lei inscrita por Deus no coração do homem.. A consciência é o núcleo secretíssimo e o sacrário do homem, onde ele está sozinho com Deus e onde ressoa sua voz. "





§1778 A consciência moral é um julgamento da razão pelo qual a pessoa humana reconhece a qualidade moral de um ato concreto que vai planejar, que está a ponto de executar ou que já praticou. Em tudo o que diz e faz, o homem é obrigado a seguir fielmente o que sabe ser justo e correto. E pelo julgamento de sua consciência que o homem percebe e reconhece as prescrições da lei divina:





A consciência é uma lei de nosso espírito que ultrapassa nosso espírito, nos faz imposições, significa responsabilidade e dever, temor e esperança... E a mensageira daquele que, no mundo da natureza bem como no mundo da graça, nos fala através de um véu, nos instrui e nos governa. A consciência é o primeiro de todos os vigários de Cristo.





§1786 Posta diante de uma escolha moral, a consciência pode emitir um julgamento correto, de acordo com a razão e a lei divina, ou, ao contrário, um julgamento errôneo, que se afasta da razão e da lei divina.





§1787 Às vezes o homem depara com situações que tornam o juízo moral menos seguro e a decisão difícil. Mas ele deverá sempre procurar o que é justo e bom e discernir a vontade de Deus expressa na lei divina.





C.65.13 Mentalidade eleições e consciência





§1788 Para tanto, o homem deve se esforçar por interpretar os dados da experiência e os sinais dos tempos graças à virtude da prudência, aos conselhos de pessoas avisadas e à ajuda do Espírito Santo e de seus dons.





§1789 Algumas regras se aplicam a todos os casos:





Nunca é permitido praticar um mal para que daí resulte um bem.


A "regra de ouro": "Tudo aquilo que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles".


A caridade respeita sempre o próximo e sua consciência: "Pecando contra vossos irmãos e ferindo sua consciência... pecais contra Cristo" (1 Cor 8,12). "E bom se abster... de tudo o que seja causa de tropeço, de queda ou enfraquecimento para teu irmão" (Rm 14,21).





§1799 Colocada diante de uma escolha moral, a consciência pode emitir um julgamento correto de acordo com a razão e a lei divina ou, ao contrário, um julgamento errôneo, que se afasta da razão e da lei divina.





C.65.14 Mídia e formação da consciência





§2496 Os meios de comunicação social (especialmente a mídia) podem gerar certa passividade entre os usuários, tornando-os consumidores pouco criteriosos a respeito das mensagens e dos espetáculos, Os usuários hão de se impor moderação e disciplina quanto à mídia. Hão de formar em si uma consciência esclarecida e correta, para resistir mais facilmente às influências menos honestas.





C.65.15 Moralidade dos atos humanos e consciência conforme Ato humano e Moralidade





§1749 A liberdade faz do homem um sujeito moral. Quando age de forma deliberada, o homem é, per assim dizer, o pai de seus atos. Os atos humanos, isto é, livremente escolhidos após um juízo da consciência, são qualificáveis moralmente. São bons ou maus.





§1751 O objeto, a intenção e as circunstâncias constituem as "fontes" ou elementos constitutivos da moralidade dos atos humanos. O objeto escolhido é um bem para o qual se dirige deliberadamente a vontade. É a matéria de um ato humano. O objeto escolhido especifica moralmente o ato de querer, conforme razão o reconheça e julgue estar de acordo ou não com o bem verdadeiro. As regras objetivas da moralidade enunciam a ordem racional do bem e do mal, atestada pela consciência.





§1796 A consciência moral é um julgamento da razão pelo qual a pessoa humana reconhece a qualidade moral de um ato concreto.





C.65.16 Ouvir a voz da consciência





§1779 É importante que cada qual esteja bastante presente a si mesmo para ouvir e seguir a voz de sua consciência. Esta exigência de interioridade é muito necessária, pelo fato de a vida nos deixar freqüentemente em situações que nos afastam:





Volta à tua consciência, interroga-a... Voltai, irmãos, ao interior e em tudo o que fizerdes atentai para a testemunha, Deus.





§1800 O ser humano deve obedecer sempre ao julgamento certo de sua consciência.





C.65.17 Pecado e falta contra a reta consciência





§1849 O pecado é uma falta contra a razão, a verdade, a consciência reta; é uma falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo, por causa de um apego perverso a certos bens. Fere a natureza do homem e ofende a solidariedade humana. Foi definido como "uma palavra, um ato ou um desejo contrários à lei eterna".





§1860 A ignorância involuntária pode diminuir ou até escusar a imputabilidade de uma falta grave, mas supõe-se que ninguém ignora os princípios da lei moral inscritos na consciência de todo ser humano. Os impulsos da sensibilidade, as paixões podem igualmente reduzir o caráter voluntário e livre da falta, como também pressões exteriores e perturbações patológicas. O pecado por malícia, por opção deliberada do mal, é o mais grave.





§1865 O pecado cria uma propensão ao pecado; gera o vício pela repetição dos mesmos atos. Disso resultam inclinações perversas que obscurecem a consciência e corrompem a avaliação concreta do bem e do mal. Assim, o pecado tende a reproduzir-se e a reforçar-se, mas não consegue destruir o senso moral até a raiz.





C.65.18 Perdão dos pecados e consciência





§1454 Convém preparar a recepção deste sacramento fazendo um exame de consciência à luz da Palavra de Deus. Os textos mais adaptados esse fim devem ser procurados na catequese moral dos evangelhos e das cartas apostólicas: Sermão da Montanha, ensinamentos apostólicos.





§1468 "Toda a força da Penitência reside no fato de ela nos reconstituir na graça de Deus e de nos unir a Ele com a máxima amizade." Portanto, a finalidade e o efeito deste sacramento é a reconciliação com Deus. Os que recebem o sacramento da Penitência com coração contrito e disposição religiosa "podem usufruir a paz e a tranqüilidade da consciência, que vem acompanhada de uma intensa consolação espiritual". Com efeito, o sacramento da Reconciliação com Deus traz consigo uma verdadeira "ressurreição espiritual", uma restituição da dignidade e dos bens da vida dos filhos de Deus, entre os quais o mais precioso é a amizade de Deus (Cf Lc 15,32).





§1493 Aquele que quiser obter a reconciliação com Deus e com a Igreja deve confessar ao sacerdote todos os pecados graves que ainda não confessou e de que se lembra depois de examinar cuidadosamente sua consciência. Mesmo sem ser necessária em si a confissão das faltas veniais, a Igreja não deixa de recomendá-la vivamente.





§1496 Os efeitos espirituais do sacramento da Penitência são:





a reconciliação com Deus, pela qual o penitente recobra a graça;


a reconciliação com a Igreja;


a remissão da pena eterna devida aos pecados mortais;


a remissão, pelo menos em parte, das penas temporais, seqüelas do pecado;


a paz e a serenidade da consciência e a consolação espiritual;


o acréscimo de forças espirituais para o combate cristão.


C.65.19 Prudência e consciência





§1806 A prudência é a virtude que dispõe a razão prática a discernir, em qualquer circunstância, nosso verdadeiro bem e a escolher os meios adequados para realizá-lo. "O homem sagaz discerne os seus passos" (Pr 14,15). "Sede prudentes e sóbrios para entregardes às orações" (1 Pd 4,7). A prudência é a "regra certa da ação", escreve Sto. Tomás citando Aristóteles. Não se confunde com a timidez ou o medo, nem com a duplicidade ou dissimulação. E chamada "auriga virtutum" ("cocheiro", isto é "portadora das virtudes"), porque, conduz as outras virtudes, indicando-lhes a regra e a medida. E a prudência que guia imediatamente o juízo da consciência. O homem prudente decide e ordena sua conduta seguindo este juízo. Graças a esta virtude, aplicamos sem erro os princípios morais aos casos particulares e superamos as dúvidas sobre o bem a praticar e o mal a evitar.





C.65.20 Recusa do emprego de armas por razões de consciência





§2311 Os poderes públicos devem prever eqüitativamente o caso daqueles que recusam o emprego das armas por motivos de consciência, mas que continuam obrigados a servir sob outra forma à comunidade humana.





C.65.21 Reparação moral e dever de consciência





§2487 Toda falta cometida contra a justiça e a verdade impõe o dever de reparação, mesmo que seu autor tenha sido perdoado. Quando se toma impossível reparar um erro publicamente, deve-se fazê-lo em segredo; se aquele que sofreu o prejuízo não pode ser diretamente indenizado, deve-se dar-lhe satisfação moralmente, em nome da caridade. Esse dever de reparação se refere também às faltas cometidas contra a reputação de outrem. Essa reparação, moral e às vezes material, será avaliada na proporção do dano causado e obriga em consciência.





C.65.22 Responsabilidade dos atos e consciência





§1781 A consciência permite assumir a responsabilidade dos atos praticados. Se o homem comete o mal, o julgamento justo da consciência pode continuar nele como testemunho da verdade universal do bem e ao mesmo tempo da malícia de sua escolha singular. O veredicto do juízo de consciência continua sendo um penhor de esperança e misericórdia. Atestando a falta cometida lembra a necessidade de pedir perdão, de praticar novamente o bem e de cultivar sem cessar a virtude com a graça de Deus.





Diante dele tranqüilizaremos nosso coração, se nosso coração nos acusa, porque Deus é maior que nosso coração e conhece todas as coisas (1 Jo 3,19-20).





C.65.23 Salvação e consciência





§847 Esta afirmação não visa àqueles que, sem culpa, desconhecem Cristo e sua Igreja:





"Aqueles, portanto, que sem culpa ignoram o Evangelho de Cristo e sua Igreja, mas buscam a Deus com coração sincero e tentam, sob o influxo da graça, cumprir por obras a sua vontade conhecida por meio do ditame da consciência podem conseguir a salvação eterna".





C.65.24 Voz da consciência





§33 O homem: Com sua abertura à verdade e à beleza, com seu senso do bem moral, com sua liberdade e a voz de sua consciência, com sua aspiração ao infinito e à felicidade, o homem se interroga sobre a existência de Deus. Mediante tudo isso percebe sinais de sua alma espiritual. Como "semente de eternidade que leva dentro de si, irredutível à só matéria" sua alma não pode ter origem senão em Deus.





§46 Quando escuta a mensagem das criaturas e a voz de sua consciência, o homem pode atingir a certeza da existência de Deus, causa e fim de tudo.





§1706 Por sua razão, o homem conhece a voz de Deus, que o insta a "fazer o bem e a evitar o mal". Cada qual é obrigado a seguir esta lei que ressoa na consciência e se cumpre no amor a Deus e ao próximo. O exercício da vida moral atesta a dignidade da pessoa.





§1776 "Na intimidade da consciência, o homem descobre uma lei. Ele não a dá a si mesmo. Mas a ela deve obedecer. Chamando-o sempre a amar e fazer o bem e a evitar o mal, no momento oportuno a voz desta lei ressoa no íntimo de seu coração... É uma lei inscrita por Deus no coração do homem.. A consciência é o núcleo secretíssimo e o sacrário do homem, onde ele está sozinho com Deus e onde ressoa sua voz. "





§1779 É importante que cada qual esteja bastante presente a si mesmo para ouvir e seguir a voz de sua consciência. Esta exigência de interioridade é muito necessária, pelo fato de a vida nos deixar freqüentemente em situações que nos afastam:





Volta à tua consciência, interroga-a... Voltai, irmãos, ao interior e em tudo o que fizerdes atentai para a testemunha, Deus.





§1795 "A consciência é o núcleo secretíssimo e o sacrário do homem, onde ele está sozinho com Deus e onde ressoa sua voz. "





§2071 Embora acessíveis à razão, os preceitos do Decálogo foram revelados. Para chegar a um Conhecimento completo certo das exigências da lei natural, a humanidade pecador tinha necessidade desta revelação:





Uma explicação completa dos mandamentos do Decálogos e tornou necessária no estado de pecado, por causa do obscureci mento da luz da razão e do desvio da vontade





Conhecemos os mandamentos de Deus pela Revelação divina que nos é proposta na Igreja e por meio da consciência moral.








Mãe e Virgem de Guadalupe interceda por nós, vigie-nos com os seus olhos maternos


domingo, 11 de novembro de 2012

O que é ser justo?





Assim acontecerá no fim do mundo: os anjos virão para separar os maus dos justos, (São Mateus 13,49)





Então, se vai haver uma separação no fim do mundo, entre os maus e os justos, isso significa que quem é injusto é mal.





Dá então para perceber que o justo significa as pessoas boas.





Ambos eram justos diante de Deus e cumpriam fielmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor. (São Lucas 1,6)





Ser justo diante de Deus é cumprir fielmente os mandamentos e preceitos do Senhor. Ora, se Deus diz que não é para roubar se eu o fizer estou descumprindo uma determinação, uma ordem, um mandamento do Senhor. E ao descumprir estou sendo injusta. 





O SENHOR disse a Noé: “Entra na arca com todos os de tua casa. Tu és o único justo que encontrei nesta geração. (Gênesis 7,1)





Quero fazer desse versículo um consolo para nós que somos servos do Senhor. Se Deus salvou Noé do dilúvio porque era o único justo e mesmo assim, salvou junto sua família, isso significa que através de nós nossas famílias podem ser salvas.





O SENHOR respondeu: “Se eu encontrar em Sodoma cinqüenta justos, perdoarei por causa deles a cidade inteira”. (Gênesis 18,26)





Mais adiante no texto a gente percebe que Deus é capaz de salvar a Cidade Inteira por bem menos pessoas.





Glória a Deus por isso.





Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? (São Lucas 12,57)





Então, ele lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos outros, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que as pessoas exaltam é detestável para Deus. (São Lucas 16,15)





Veja aí no seu interior e faça esse questionamento. Gosto de parecer justa diante dos outros? Ou para mim importa é o que Deus pensa de mim e não o que os outros pensam de mim?



Eis algumas instruções no Catecismo da Igreja Católica que são esclarecedoras e que nos ajudam a buscar a justiça através da consciência:






C.65 CONSCIÊNCIA






§1776 "Na intimidade da consciência, o homem descobre uma lei. Ele não a dá a si mesmo. Mas a ela deve obedecer. Chamando-o sempre a amar e fazer o bem e a evitar o mal, no momento oportuno a voz desta lei ressoa no íntimo de seu coração... É uma lei inscrita por Deus no coração do homem.. A consciência é o núcleo secretíssimo e o sacrário do homem, onde ele está sozinho com Deus e onde ressoa sua voz. "





I. O juízo da consciência


§1777 Presente no coração da pessoa, a consciência moral lhe impõe, no momento oportuno, fazer o bem e evitar o mal. Julga, portanto, as escolhas concretas, aprovando as boas e denunciando as más. Atesta a autoridade da verdade referente ao Bem supremo, de quem a pessoa humana recebe a atração e acolhe os mandamentos. Quando escuta a consciência moral, o homem prudente pode ouvir a Deus, que fala.





§1778 A consciência moral é um julgamento da razão pelo qual a pessoa humana reconhece a qualidade moral de um ato concreto que vai planejar, que está a ponto de executar ou que já praticou. Em tudo o que diz e faz, o homem é obrigado a seguir fielmente o que sabe ser justo e correto. E pelo julgamento de sua consciência que o homem percebe e reconhece as prescrições da lei divina:





A consciência é uma lei de nosso espírito que ultrapassa nosso espírito, nos faz imposições, significa responsabilidade e dever, temor e esperança... E a mensageira daquele que, no mundo da natureza bem como no mundo da graça, nos fala através de um véu, nos instrui e nos governa. A consciência é o primeiro de todos os vigários de Cristo.






Mas retornando o nosso raciocínio do texto, o justo viverá pela fé. O que é ter fé. Ter fé é exatamente isso, o que importa é o que Deus pensa de mim, então farei tudo aquilo que é do agrado de Deus, mesmo que isso signifique desagradar a mim mesma. 





Senhor que seja feita a tua vontade e não a minha. Lembra de Abrãao que ia sacrificar o próprio filho porque iria fazer a vontade de Deus? 





Quantas vezes sofremos porque temos que sacrificar nossas vontades, para fazer a vontade do pai. É bem verdade que não entendemos porque fazemos isso ou aquilo, mas é o Espírito Santo que habita em nós, que nos orienta a morrer para o mundo e viver para Deus, dando obviamente o livre arbítrio, a decisão é nossa.





Deus é espírito, então temos que buscar essa espiritualidade divina e muitas vezes entra em contraposição por causa da nossa fraqueza humana.





Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça. (São Mateus 13,43)





É lindo demais essa palavra saber que a pessoa justa, boa, brilhará como o sol no Reino de Deus.





“De fato, não é a justos que vim chamar, mas a pecadores”. (São Mateus 9,13)





As vezes queremos estar perto dos justos e cometemos até injustiças por isso. Nós, particularmente gostamos muito de estar entre os da igreja, entre os irmãos católicos, aqueles que têm a mesma linha de pensamento nosso. Mas, o Senhor diz que veio chamar os pecadores. Então  é preciso que a gente vá ao encontro deles. Afinal quando Cristo subiu ao Céu, passou uma procuração para nós, para ir atrás desses que levam uma vida errônea, para que se convertam e se salvem.





Quem receber um profeta por ele ser profeta, terá uma recompensa de profeta. Quem receber um justo por ele ser justo, terá uma recompensa de justo. (São Mateus 10,41)





O bom é que Deus sabe como agir. Ei aí o que Ele fala.





Então, somos do entendimento de que devemos cumprir os mandamentos e preceitos do Senhor, para alcançar a justiça.



Augusta Moreira dos Santos

Ministério Pregação e Cura e Libertação- RCC




“Quem é fiel nas pequenas coisas será fiel também nas grandes, e quem é injusto nas pequenas será injusto também nas grandes”.




Olá!




Há um versículo bíblico que mexeu imensamente comigo neste momento e resolvi escrever.





“Quem é fiel nas pequenas coisas será fiel também nas grandes, e quem é injusto nas pequenas será injusto também nas grandes”. (São Lucas 16,10)





A injustiça não tem tamanho e nem peso. Não dá para dizer que ciclano foi meio injusto. Ou ele é justo ou injusto.





Isso é muito grave meus irmãos, porque as pessoas estão sendo egoístas, mentirosas e interesseiras. Isso a gente vê em todos os lugares, nas repartições públicas, na vida religiosa ou laical, nas famílias, na área da saúde, nas profissões em geral e no cotidiano das pessoas.





Até parece que é feio ser justo. As pessoas são chamadas de bobas, mas na verdade sofrem aqueles que tentam viver a justiça num mundo injusto.



Diz na bíblia:Assim acontecerá no fim do mundo: os anjos virão para separar os maus dos justos, (São Mateus 13,49)



Ora, então significa que quem é mau é injusto e que o justo é bom.



É preciso aprendermos a saborear a palavra de Deus que nos educa.






Quem é fiel nas pequenas coisas será fiel também nas grandes. Ser fiel significa que trair, imutável naquilo que acha ser o justo. Se sou fiel, por exemplo a uma pessoa, não trairei ela. Se sou fiel a verdade, não mentirei. 



Se sou fiel aos mandamentos, por exemplo se devo num lugar e não pago estou violando a lei de Deus, roubando de forma direta, pois comprei e não paguei.





Se sou fiel a Deus, farei a vontade Dele, cumprirei o que está na escritura, que foi escrita para nos ensinar, nos exortar, nos edificar, para nos levar ao caminho do bem. Podemos verificar algumas instruções que nos ajudam a ser justo:



No catecismo da Igreja Católica : C.65 CONSCIÊNCIA

§1776 "Na intimidade da consciência, o homem descobre uma lei. Ele não a dá a si mesmo. Mas a ela deve obedecer. Chamando-o sempre a amar e fazer o bem e a evitar o mal, no momento oportuno a voz desta lei ressoa no íntimo de seu coração... É uma lei inscrita por Deus no coração do homem.. A consciência é o núcleo secretíssimo e o sacrário do homem, onde ele está sozinho com Deus e onde ressoa sua voz. "






§1778 A consciência moral é um julgamento da razão pelo qual a pessoa humana reconhece a qualidade moral de um ato concreto que vai planejar, que está a ponto de executar ou que já praticou. Em tudo o que diz e faz, o homem é obrigado a seguir fielmente o que sabe ser justo e correto. E pelo julgamento de sua consciência que o homem percebe e reconhece as prescrições da lei divina:





A consciência é uma lei de nosso espírito que ultrapassa nosso espírito, nos faz imposições, significa responsabilidade e dever, temor e esperança... E a mensageira daquele que, no mundo da natureza bem como no mundo da graça, nos fala através de um véu, nos instrui e nos governa. A consciência é o primeiro de todos os vigários de Cristo.




A fé por exemplo começa pelos ouvidos. E como podem crer se ainda não ouviram? 





A fé é um ato de adesão a Deus; isto é, submissão que implica obediência à Sua santa e perfeita vontade.





Pois eu digo: Cristo tornou-se servo dos circuncisos, para mostrar que Deus é fiel e cumpre as promessas feitas aos pais. (Romanos 15,8)





Portanto, fidelidade  é algo precioso. Deus é fiel. O justo viverá pela fé.A palavra fé na Bíblia é também traduzida como fidelidade a Deus. 





Então, uma palavra é associada a outra, observe:“Quem é fiel nas pequenas coisas será fiel também nas grandes,e quem é injusto nas pequenas será injusto também nas grandes”. 





Portanto, somos do entendimento de que quem é fiel é justo e quem é infiel é injusto. E que não importa o tamanho da injustiça, pois uma vez cometida ela foi injusta na totalidade e que quando você trai, não tem como fazê-lo pela metade e sim na sua totalidade. 



Quando a gente transgride a vontade de Deus, então há a desobediência.





Que Deus nos conceda tanto a graça da fidelidade quanto da justiça, para que possamos alcançar a santidade e ter mais intimidade com Deus.





Augusta Moreira dos Santos


Ministério da Pregação e Cura e Libertação. RCC