Hoje, observando a palavra de Deus, algo me chamou a atenção: "Ela foi destinada para ti desde sempre e tu a salvarás".
É muito bom saber que o chamado de Deus é desde sempre. Uns são chamados a serem padres, outras freiras, celibatários e há aqueles que são chamados desde sempre ao casamento. E o mais interessante é que a pessoa que vai se casar uma com a outra foi destinada por Deus.
Tem pessoas que não acreditam no destino. Mas o que é destino? O destino é algo que não se pode evitar, que já está determinado.
Observe palavra por palavra do diálogo do anjo Rafael com Tobias:
Tb,6,18: "Quando estiveres para te unir a ela, antes levantai-vos ambos e orai e suplicai ao Senhor do céu, para que vos seja concedida misericórdia e saúde. Não temas. Ela foi destinada para ti desde sempre e tu a salvarás. Ela irá contigo e tenho certeza de que terás filhos com ela, os quais serão para ti como irmãos. Não fiques preocupado”.
Veja que para a concretização daquilo que já estava determinado desde sempre havia uma condição: orar e suplicar a Deus, para que fosse concedida misericórdia e saúde.
Porque deveriam fazê-lo?
Porque os sete maridos anteriores a Tobias, haviam morrido.
Acredito muito no destino. Naquilo que Deus determinou desde sempre na minha vida.
Outros textos bíblicos que me convenceram foi o daqueles gêmeos que nasceram e que foi dito que o mais velho serviria ao mais moço. Também, aquela passagem onde Jesus fala para Pedro que antes que o galo cantasse duas vezes, ele o negaria três vezes.
Então são situações que já estavam determinadas.
Quando fui fazer a minha cirurgia fui para a sala confiante, pois sei que Deus tem uma missão na minha vida que ainda não cumpri. Então, essa certeza me fez acreditar que a cirurgia ia dar certo.
O interessante é que mesmo sabendo que "acontecerá algo determinado" temos que ir ao encontro desta realidade e mexer os "pauzinhos" para que ocorra.
É preciso crer que se realizará tal como Deus nos mostrou.
No caso de Tobias e da sua futura esposa, a Sara, ela tinha vocação matrimonial, mas casou com "homens errados". Eles morriam antes mesmo da consumação do ato sexual.
No caso presente, Sara já havia sido destinada para Tobias desde sempre.
Temos o livre arbítrio, mas a nossa resposta Deus já sabe antes de nós.
Deus já sabia que Tobias ia aceitar a sugestão do Anjo Rafael.
Tobias poderia não ter se casado com Sara, pois seria o oitavo marido a morrer. Mas, ele acreditou na promessa do anjo Rafael de que nada lhe aconteceria. Então, ele colaborou para que tudo se realizasse como o anjo lhe falou.
Penso, que não tem aparecido anjos verdadeiros, como o Rafael, mas Deus tem utilizado de pessoas comuns para serem anjos na vida dos outros e assim revelar situações para que as pessoas possam cumprir a vontade de Deus nas suas vidas.
Esse livro de Tobias é muito bom. Quero reler esse livro.
Augusta Moreira dos Santos.