terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Grupo de Oração- Grandes Desafios-Avaliação Final





















Estamos chegando ao final do ano, foi um ano de muita batalha e combate espiritual, onde sempre comentamos que apesar de todas as dificuldades, pela misericórdia do Senhor, não nos faltou Unção do Espírito Santo.

Já estamos com vários planos para o próximo ano e dentre eles, já no início do ano, organizar um retiro de formação para o grupo, em especial, para estruturar o núcleo.


Muitas dificuldades ocorreram, mas pela misericórdia do Senhor, crescemos com elas. Feliz é aquele que suporta a provação.


Confiantes na bondade do pai e certos da vitória, o Senhor já nos mostra novos rumos, com novas metas e um ano de glória.


Desejamos a todos, um feliz natal e um próspero ano novo e finalizamos esse tópico explicando o que realmente queremos para o próximo ano, que afinal, foi a nossa luta e pelo amor incondicional de Deus, estamos conseguindo.


Veja artigo:

"O G.O. é a célula fundamental da Renovação Carismática Catolica, é a expressão máxima e principal da RCC, tendo três momentos distintos: núcleo de serviço, reunião de oração e grupo de perseverança.

Podemos também definir Grupo de Oração como sendo uma comunidade carismática que cultiva a oração, a partilha e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo.

Trata-se de uma reunião semanal na qual um grupo de fiéis coloca-se diante de Jesus, sob a ação do Espírito Santo, para louvar e glorificar a Deus, participar dos dons divinos e edificar-se mutuamente.



O grupo de oração da RCC não deve esquecer, obviamente, de sua identidade carismática. Os outros grupos dentro de outras experiências são importantes para a Igreja e para as pessoas, mas o Grupo de Oração carismático tem características próprias: Batismo do Espírito Santo e o uso dos Carismas.

Cada Grupo de Oração precisa ser, na Igreja e no mundo, rosto e memória de Pentecostes, assumir a responsabilidade pela transformação da nossa cultura, criando não só na Igreja, mas no mundo todo, uma cultura de Pentecostes através da qual todos busquem a construção do Reino de Deus.

A vivência dessa vocação da Renovação Carismática pede uma consagração sincera de cada um de nós, sem reservas, mantendo a perseverança até nossa Páscoa definitiva.

Um Grupo de Oração cumpre bem sua missão quando seus integrantes vivem plenamente a vida de oração, pessoal e comunitária, aliada à formação, guardiã dos carismas.

Autor: José Maria de Mello Júnior – Coordenador da Comissão Nacional de Formação – Brasília – DF"

AUGUSTA MOREIRA DOS SANTOS DÁ TESTEMUNHO QUE FOI CURADA DA VISÃO-AGAPETERAPIA







Nesta Segunda feira, no grupo de oração, pude testemunhar o Poder de Deus no Retiro que fiz em Mococa, conforme vídeo abaixo, inclusive sobre a cura que tive e, que Deus me concedeu sequer sem pedir, provando assim, que Deus nos conhece e sabe tudo que precisamos.



A palavra de Deus é viva, afinal é ele que  diz: Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e tudo o mais vos será dado em acréscimo.



Fiquei por alguns instantes na pracinha, a principal da Cidade de Mococa e pude apreciar a natureza e refrescar um pouquinho, pois estava muito quente. Isso ocorreu no dia 02 de dezembro de 2011.



Enquanto aguardava o horário para ir para o Convento São José, onde teria o Retiro, sentei na pracinha, tirei algumas fotos e como estava lanchando, resolvi partilhar com os passarinhos, as pombinhas e até mesmo um cachorro que apareceu por ali.



Pude analisar que na correria, o povo tem esquecido dos animais, tanto quanto na área da alimentação, quanto do carinho que deveriam lhes dar e conseqüentemente receber a paz que proporciona por tal gesto.



Quanto ao Retiro, foi maravilhoso, como disse anteriormente e vale a pena participar, tanto que estou querendo fazer novamente.



Estar com Jesus, durante 06 dias, ordenando o nosso passado para o amor, é uma dádiva celestial.



Recebi além da cura interior, mais do que pedi, pois fui privilegiada com a Cura da Visão.



Usava óculos a bastante tempo, tanto que podem verificar pelos vídeos anteriores que usava óculos e para a glória de Deus, fui curada.



Veja, algumas fotos e o vídeo dando meu testemunho.



Ao final, após vídeo e fotos, segue explicações extraídas do site http://www.agapeterapia.com.br/, sobre o que realmente é o Retiro do Agapeterapia, que vem atraindo religiosos, leigos e demais pessoas que desejam passar por uma profunda cura interior.




























































Agapeterapia





É um Retiro Espiritual por Cura Interior, que está apoiado em um tripé:



- Interiorização: busca colocar a pessoa em contato com ela mesma e com sua realidade psíquica, para que possa detectar quais são suas feridas mais profundas e buscar a cura das mesmas. Para isso são utilizados os ensinos, que tem por finalidade levar a pessoa a entrar em contato mais significativo com cada fase de sua vida.



- Adoração ao Santíssimo Sacramento: toda cura que vai ocorrer é fruto da ação de Deus; na intimidade com Jesus Eucarístico, toma-se consciência de dores e de feridas profundas, sem que haja qualquer estado alterado de consciência, como por exemplo regressão, hipnose, etc. Somente Jesus é o terapeuta e a cura.



- Silêncio: Para que possa haver interiorização, a tomada de consciência das dores, sofrimentos, traumas do passado, lembranças negativas; e do que o Senhor quer curar. É necessário a reflexão, a abertura interior para que a pessoa possa ser tocada por Deus, e para isso o silêncio é fundamental.



Agapeterapia não é uma técnica psicológica que levará a um estado de consciência alterado, mas é o AMOR DE DEUS CURANDO, e para isso faz uso de algum conhecimento científico da Psicologia.



Como o Retiro Acontece?

Voltando-nos para o valor da dimensão terapêutica da fé, numa Escola de Amor , durante todo Retiro, os participantes e os organizadores permanecem reunidos em oração, escuta e abertura de coração, sob a orientação de psicólogos(as) que irão esclarecendo os participantes a respeito das fases do desenvolvimento humano desde sua concepção, atingindo todas as etapas da vida, até uma nova visão do futuro, como uma forma de ajuda para interiorização e, uma acolhida ainda maior à graça poderosa do Espírito Santo de Amor.





Parte importante neste processo é a caminhada espiritual que cada um percorre durante todo o Retiro, individualmente e em grupo, com momentos de profunda adoração ao Santíssimo Sacramento, de vigília, de interiorização e oração com a Palavra de Deus e muito louvor. Nos três primeiros Retiros já realizados, muitos frutos foram colhidos, e os testemunhos de todos os participantes são edificantes e nos incentivam a prosseguir.





Como nasceu o Agapeterapia?


Este projeto nasceu a partir de um retiro ministrado pelo casal Pascal e Marie-Laurence Parinet, em Fortaleza, na Comunidade Shalom, em novembro de 2003, do qual participamos. Psicoterapeutas da Diocese de Toulouse, na França, estão sob a orientação e acompanhamento de Dom Dominique Rey, seu bispo e fundador da Casa Diocesana Santa Maria Madalena, - da qual eles são co-fundadores -, que dá acolhimento e acompanhamento psico-espiritual aos fiéis, e cuja finalidade é indicar um caminho de libertação interior, e dar formação espiritual e pastoral a quem os procura.



Quem deve fazer o Agapeterapia?


Muitos se mostram interessados quando mencionamos este Retiro, mas os Coordenadores do Ministério de Oração por Cura e Libertação devem, juntamente com sua Equipe e com os psicoterapeutas que os acompanham, ser os primeiros interessados a experimentar esta graça, a viver estes momentos de profunda cura, certos de que a realização do AgapeTerapia - RETIRO ESPIRITUAL POR CURA INTERIOR - é muito importante e necessária, especialmente para nossas lideranças.


Mas o retiro destina-se a TODOS!















domingo, 18 de dezembro de 2011

O VALOR DE UMA DONA DE CASA



Um homem chegou em sua casa, após o trabalho e encontrou os seus

três filhos brincando do lado de fora,

ainda vestindo os pijamas



                  Estavam sujos de terra, cercados por embalagens vazias de

comida entregue em casa



                  A porta do carro da sua esposa estava aberta.



                  A porta da frente da casa também.



                  O cachorro estava sumido, não veio recebê-lo.

                  Enquanto ele entrava em casa, achava mais e mais bagunça.



                  A lâmpada da sala estava queimada,

             o tapete estava enrolado e

                    encostado na parede.



                  Na sala de estar, a televisão ligada aos berros num desenho animado qualquer,

e o chão estava atulhado de brinquedos e roupas

.......espalhadas.



                  Na cozinha, a pia estava transbordando de pratos; ainda havia

café da manhã na mesa,

a geladeira estava aberta,

tinha comida de cachorro no

chão e até um copo quebrado em cima do balcão.



                  Sem contar que tinha um montinho de areia perto da porta.



                  Assustado, ele subiu correndo as escadas, desviando dos

brinquedos espalhados e de peças de roupa suja.



                  Será que a minha mulher passou mal?





' Pensou....



                  Será que alguma coisa grave aconteceu?'



                  Daí viu um fio de água correndo pelo chão,

vindo do banheiro.



                  Lá encontrou mais brinquedos no chão,

toalhas ensopadas,

sabonete líquido espalhado por toda parte e muito

papel higiênico na pia.





                  A pasta dos dentes tinha sido usada e deixada aberta e a banheira transbordando água e espuma.

                  Finalmente, ao entrar no quarto de casal,

ele encontrou a mulher ainda de pijama,

na cama,

deitada e lendo uma revista.



                  Ele olhou para ela completamente confuso,

e perguntou:



   Que aconteceu aqui em casa?



                  Por quê toda esta bagunça



                  Ela sorriu e disse:



                  - Todos os dias,

quando você chega do trabalho,

me pergunta:



                  Afinal de contas,
o que você fez o dia inteiro dentro de casa?



   Bem...Hoje eu não fiz nada, FOFO!!!!



                 
Sentiu a diferença???







                  Um homem chegou na sua casa, após o trabalho,

Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor

Os amigos de Jesus, cada um vivendo e agindo de uma forma diferente, mas afinal, prevaleceu o amor.



“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai.



Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constitui para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça.



Eu assim vos constitui, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda. O que vos mando é que vos amei uns aos outros.” (Jo 15, 15-17).



Espiritualidade: Ninguém segue o Senhor e se torna seu amigo, sem antes conhecê-lo, pois antes de um ministério (serviço), nós somos chamados por Deus para amá-lo e deixar-se amar.



Assim como Moisés diante da sarça ardente (cf. Ex 3,1ss), antes de recebermos uma missão (no seu caso libertar o povo dos egípcios), precisamos nos encontrar com o Senhor, deixando que ele se revele.



A intimidade (amizade) e a experiência pessoal com o Senhor precedem o serviço.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O Nascimento de Jesus

Ficheiro:Worship of the shepherds by bronzino.jpg
O nascimento de Jesus retratado numa tela de 1535-40,
 pintada pelo artista florentino Agnolo Bronzino.




Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o Grande, que os romanos haviam designado para governar a Judéia. Os calendários são contados a partir do ano em que se supõe ter nascido Lucas surian , mas as pessoas que fizeram essa contagem equivocaram-se com as datas: Herodes morreu no ano 4 a.C., de modo que Jesus nasceu 3 anos antes, a quando dos censos do povo Judeu, que ocorreu, exactamente, 1 ano após os censos dos outros povos também subjugados ao poder Romano.


Estes censos ocorreram para facilitar aos Romanos a contagem do povo e a respectiva cobrança dos impostos. Os Judeus sempre se opuseram a qualquer tentativa de contagem, por essa razão, esta ocorreu um ano depois de ter ocorrido nos povos vizinhos. Desde o século IV, os cristãos festejam o Natal, ou nascimento de Cristo, no dia 25 de Dezembro. Esta foi uma adaptação das festas ao deus Sol dos povos pagãos, adquirida pelos Romanos. A data real ainda é incerta, ver mais adiante.

A notícia do anjo Gabriel

Maria foi a mãe de Jesus. Ela e o carpinteiro José, seu marido, moravam em Nazaré, uma cidade da província da Galiléia, no norte da Palestina. O Evangelho de Lucas conta que o arcanjo Gabriel apareceu a Maria e anunciou que ela ia dar à luz o filho de Deus, o prometido Messias.


Lucas relata também que, após receber a notícia do anjo, Maria teria passado uns três meses com Isabel e Zacarias nas montanhas de Judá e que depois retornou para sua casa.


Mateus, por sua vez, traz a informação de que José, não teria compreendido inicialmente que Maria recebera a importante missão de conceber o Messias e se afastou de Maria, pelo que um anjo lhe pareceu em sonhos para que ele a recebesse.

 Nascimento em uma manjedoura



Algum tempo antes de Jesus nascer, Maria e José foram a Belém, a fim de terem seus nomes registrados em um recenseamento. Devido a um decreto de Otávio Augusto, todas as pessoas que viviam no mundo romano tiveram que se alistar em suas respectivas cidades, sendo que José era de Belém.


Belém era uma pequena cidade do sul da Judéia,  Maria e José encontraram abrigo num estábulo, e foi aí que Jesus nasceu. Maria fez de uma manjedoura o berço para ele.


O Evangelho de Lucas fala de pastores que, perto de Belém, viram anjos no céu e os ouviram cantar: Glória a Deus nas alturas e, na Terra, paz e boa vontade entre os homens [1]. Algumas traduções da Bíblia dizem: paz na Terra aos homens de boa vontade.

Circuncisão de Jesus

Jesus foi circuncidado em casa aos oito dias.Completados os dias da purificação da mulher(40 dias para filho homem,70 dias se fosse mulher) , Jesus foi apresentado ao templo por sua família para ser apresentado à Deus, quando então foi apresentado por Simeão e Ana. Os pais do menino foram abençoados,Jesus era a própria benção

A visita dos magos do Oriente

A Bíblia também relata que vieram sábios do oriente para ver o Messias recém-nascido. A princípio perguntaram por ele na corte de Herodes. Mais tarde puderam localizá-lo, seguindo até Belém a luz de uma estrela. Trouxeram a Jesus oferendas de ouro, incenso e mirra.


Herodes pedira-lhes que voltassem para informá-lo quando tivessem encontrado o menino, mas eles não fizeram isso. Herodes tomou-se de fúria e, com medo desse novo rei dos judeus, mandou que fossem mortos todos os meninos de Belém que tivessem dois anos de idade ou menos.


Um anjo apareceu a José, em sonho, e o preveniu. José fugiu então para o Egito, com Maria e o menino Jesus. Só retornaram a Nazaré depois da morte de Herodes.


Fonte:

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.





Na foto presépio em Atenas



Jornada Mundial da Juventude

Rio começa a planejar visita do Papa Bento XVI e a Jornada Mundial da Juventude.quinta-feira, outubro 6th, 2011

Veja On Line


O Rio de Janeiro teve nesta quarta-feira o primeiro compromisso formal, com participação do estado, para organizar a Jornada Mundial da Juventude, agendada para julho de 2013.


O governo do Rio criou uma comissão composta por 30 pessoas para coordenar os preparativos do evento, que, apesar de menos badalado, tem uma previsão expressiva de público: são esperados quatro milhões de católicos e o papa Bento XVI. Mais de 10 secretarias estaduais estão envolvidas no projeto, além da Arquidiocese.


Para o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, a Igreja está atenta, em especial, a dois problemas da cidade: “Dois aspectos talvez nos preocupem. Um é como acolher os visitantes no Rio de Janeiro. O segundo é como ter facilidade nos deslocamentos”, afirmou Dom Orani.


O governador Sérgio Cabral afirmou que esse grande encontro de católicos será o principal evento no Rio durante os próximos anos. Ele, junto com o prefeito Eduardo Paes, chegou a ir a Madri em agosto deste ano, onde ocorreu a jornada.


E disse ter ficado impressionado com o número de jovens nas ruas da capital espanhola.Como governador, vi a cidade (Madri) cheia em um momento de baixa (no turismo). Tanto os hotéis de cinco estrelas quanto os de uma estrela estavam cheios. Como governador, achei que valeu a pena”, disse Cabral ressaltando o Estado laico.

O governador é católico e, para uma plateia formada sobretudo de padres, disse nesta quarta que foi “uma emoção muito grande ver aquela energia positiva cristã do bem (em Madri)”.


Sem perder a oportunidade política, o governador fez referência à série de eventos que o Rio vai abrigar, como a Copa das Confederações, em 2013, Copa do mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016.


Cabral afirmou para Dom Orani que o trabalho de trazer a jornada da juventude ao Brasil começou em 2007, quando assumiu o governo do Rio. 

“Esse trabalho começou quando assumimos e olhamos a situação precária, com a imagem do Rio de Janeiro tão desfavorável interna e, sobretudo, externamente. Havia só um voo direto do Rio para o exterior e um desafio enorme para realizar os jogos Pan-americanos”, lembrou.

O governador gabou-se de o estado do Rio ter recebido, em 2010, mais investimentos nacionais e estrangeiros do que São Paulo- 18 milhões de dólares e 10 milhões respectivamente. Após evocar uma sequência de fatos positivos, disse: “Posso assumir esse compromisso sem nenhuma dúvida sobre ele.


 Faremos um grande evento. O Maracanã já estará aberto e pode ser palco de eventos”, afirmou Cabral. O governo preparará mil escolas para serem usadas durante o evento. A utilidade pode ir desde a mobilização dos jovens até uma forma de hospedagem alternativa.

O lema da jornada, anunciado pelo papa Bento XVI em agosto, será “Ide e fazei discípulos em todas as nações”. O evento acontece desde 1985 e foi instituído pelo papa João Paulo II, cujo papado foi marcado por ações voltadas para levar os jovens à Igreja católica.

O RELÓGIO DA PAIXÃO

O RELÓGIO DA PAIXÃODE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
15:00 ÀS 16:00 hs.  JESUS É TRANSPASSADO PELA LANÇA.


Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3, 16).


Os judeus temeram que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque já era a Preparação e esse sábado era particularmente solene. Rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas e fossem retirados.


Vieram os soldados e quebraram as pernas do primeiro e do outro, que com ele foram crucificados. Chegando, porém, a Jesus, como o vissem já morto, não lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água. (Jo 19, 31-34).


O TESTEMUNHO DO DISCÍPULO


Todos os olhos o verão, mesmo aqueles que o traspassaram... (Apc 1, 7)


Olharão para aquele que transpassaram (Zc 12,10). (Jo 19, 37)


O que foi testemunha desse fato o atesta (e o seu testemunho é digno de fé, e ele sabe que diz a verdade), a fim de que vós creiais. Assim se cumpriu a Escritura: Nenhum dos seus ossos será quebrado (Ex 12,46). E diz em outra parte a Escritura: Olharão para aquele que transpassaram (Zc 12,10). (Jo 19,37 )






sábado, 10 de dezembro de 2011

* O que distingue um caso de possessão, infestação ou manifestação diabólica de uma doença?

 



O Pe. François Dermin, presidente nacional do Grupo de Pesquisa e Informação Religiosa (GRIS, na sigla em italiano), prior do convento de São Domingos de Bolonha e professor de teologia moral, italiano com origens canadenses, é um dos professores do curso de exorcismo que será realizado esta semana no Ateneu Pontifício ‘Regina Apostolorum’, em Roma.


Hoje se conhece mais sobre o demônio do que se conhecia, por exemplo, na Idade Média?
Pe. François Dermin: Do ponto de vista teológico, não se sabe mais do que se sabia na época. Grandes doutores da Igreja, como São Tomás, São Boaventura e Santo Agostinho, e tantos outros santos, falaram do demônio de maneira profunda, também especulativa, filosófica e teológica.


No entanto, podemos saber mais sobre algumas doenças que no passado eram consideradas manifestações da ação diabólica, mas que são apenas doenças. Por exemplo, no passado, a epilepsia era relacionada a uma forma de possessão diabólica, quando, na verdade, é uma doença a ser curada.


Pe. François Dermin: Esta é, a meu ver, uma das principais dificuldades do exorcista, pois ele deve discernir e esta é a parte central do ministério exorcístico. Porque algumas pessoas acreditam estar à mercê de uma ação do demônio, não necessariamente possuídas, mas perseguidas, humilhadas, obcecadas ou coisas assim.


Portanto, temos de perceber se são pessoas que sofrem alucinações ou algo do tipo. Nestes casos, é preciso falar com elas e, quando necessário, deve-se recorrer a médicos e psiquiatras. Por exemplo, quando eu era exorcista em minha diocese, minha equipe incluía dois padres e dois psiquiatras, a quem acudíamos em caso de dúvidas.


O discernimento nem é sempre imediato. Conversando com as pessoas ou sobre elas, você percebe se há algumas reações – não necessariamente espetacular, como no caso de possessão -, mas reações particulares, como uma sucessão de calor e frio, desmaios ou se a pessoa começa a arrotar ou fazer algo assim. O discernimento é feito também com a oração. Devemos recordar que o exorcismo é uma obra sobrenatural e que o personagem principal é Deus.
Jesus realizou exorcismos.


Pe. François Dermin: João Paulo II dizia que um dos principais ministérios de Jesus era o exorcismo. Não foi por acaso que ele realizou tantos, embora na Bíblia e nos Evangelhos nem sempre seja clara a distinção entre cura e libertação.


O exorcismo é frequentemente associado, quase exclusivamente, à possessão, mas muitas vezes o exorcista tem de lidar com pessoas que são vítimas de outras formas de perseguição diabólica: infestações de casas onde se ouvem barulhos, móveis que se mexem ou se quebram etc.


Há também casos de possessão em que as pessoas ouvem vozes dentro de si. Isso geralmente acontece quando se pratica o espiritismo. É claro que você tem que verificar se não são casos de esquizofrenia.


A libertação também ocorre através de uma jornada espiritual. A pessoa tem que mudar a sua vida, frequentar os sacramentos etc. 
Um exorcismo único é suficiente ou é um processo?
Pe. François Dermin: Aqui, estamos tocando um tema muito delicado. Tenho ouvido testemunhos de exorcistas de quarenta ou cinquenta anos atrás, que mostram que um só exorcismo era suficiente para libertar uma pessoa. Hoje pode durar meses e, às vezes, anos. E nós temos que refletir sobre por que isso acontece.


Alguns podem pensar que isso se deve a uma sociedade que se afastou de Deus, de certa forma, que apostatou.


Aqui, no entanto, dou uma opinião absolutamente pessoal: o exorcista não faz uma oração pessoal, mas ora em nome da Igreja. E se a fé se enfraquece no interior da Igreja, não excluo a possibilidade de que isso contribua para a redução da eficácia do exorcismo.
Qual é a relação entre as fórmulas do exorcismo e a fé?


Pe. François Dermin: As fórmulas sem a fé não valem nada. Mas não é somente a fé do exorcista, e sim a fé da Igreja. Aqui, quando eu digo “Igreja”, quero dizer a Igreja institucional que sempre acreditou e ensinou a realidade sobre o demônio e a possibilidade concreta de perseguição por parte dele. Falo, no entanto, dos homens de Igreja. Entendo que esta é uma questão muito delicada.



Não a Igreja gloriosa, mas a militante?


Pe. François Dermin: A Igreja aqui na terra pode ser tentada também com o secularismo. É o racionalismo. Existe o risco de enfraquecer a fé sobre a existência do demônio.
O sacerdote que exerce o ministério do exorcismo tem de adquirir experiência?


Pe. François Dermin: Nunca se termina de aprender e a experiência enriquece sempre, é fundamental. O problema hoje é que os exorcistas se tornam exorcistas sem um professor para ensiná-los. Pela minha parte, eu tive pouca experiência prática e, em certo sentido, tive de lidar com isso, cometendo inclusive alguns erros. A experiência é adquirida gradualmente. O ideal seria ter professores neste campo.


Nem sempre encontramos uma explicação para tudo; no entanto, devemos acreditar que Deus está presente, que age, que estamos do lado do vencedor e que o demônio quer incomodar o homem, afastá-lo de Deus ou até mesmo destruí-lo. E que Deus dá à Igreja os meios para combater vitoriosamente o demônio.


Fonte:http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/22707-o-que-distingue-um-caso-de-possessao-infestacao-ou-manifestacao-diabolica-de-uma-doenca

Quem são os "irmãos" de Jesus?

 



Os cristãos protestantes costumam ensinar que Maria, Mãe de Jesus, teve outros filhos além de Nosso Senhor. Que o Verdadeiro Espírito Santo nos permita mostrar aos nossos irmãos separados a verdade sobre os "irmãos" do Senhor.


Jesus, o primogênito
No Evangelho de São Lucas lemos: "Maria deu à Luz o seu filho primogênito" (Lc 2,7). Aqui os protestantes enxergam indícios de que o Senhor foi somente o primeiro filho de Maria. Ora, a palavra "primogênito" só significa primeiro filho, podendo ele ser filho único ou não.


A própria Escritura Sagrada dá testemunho disto, vejamos:
"O Senhor disse a Moisés: "Faze o recenseamento de todos os primogênitos varões entre os israelitas, da idade de um mês para cima, e faze o levantamento dos seus nomes." (Num 3,40) (grifos meus).
Se para que seja primogênito é preciso que haja outros irmãos, como pode haver primogênitos "da idade de um mês para cima"?


Um outro exemplo está no livro do Êxodo: "e morrerá todo primogênito na terra do Egito, desde o primogênito do faraó, que deveria assentar-se no seu trono, até o primogênito do escravo que faz girar a mó, assim como todo primogênito dos animais." (Ex. 11,5).


E a promessa de Deus se cumpre, onde lemos: "Pelo meio da noite, o Senhor feriu todos os primogênitos no Egito, desde o primogênito do faraó, que devia assentar-se no trono, até o primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais. O faraó levantou-se durante a noite, assim como todos os seus servos e todos os egípcios e fez-se um grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto" (Ex. 12,29-30).


A própria tradição ensina que o Faraó só tinha um único filho. Desta forma, a palavra "primogênito" em Lc 2,7 não prova que o Senhor teve outros irmãos.
José "conheceu" Maria?


No Evangelho de São Mateus lemos: "José não conheceu Maria [não teve relações com ela] até que ela desse à luz um filho." (Mt 1,25).


Neste trecho os protestantes entendem que depois do parto, José "conheceu" Maria.
Quem entende o mínimo de exegese bíblia e cultura judaica, saberá que o Evangelho de Mateus é coberto de "aramaísmos", isto é, expressões típicas da língua aramaica e hebraica, que quando traduzidas para outra língua não possuem o mesmo significado.


A expressão "até que", "até" ou "enquanto" na linguagem bíblica, diz respeito somente ao passado. Para que isso fique mais claro vejamos outros exemplos na própria Escritura:


Ainda em Mateus, encontramos a promessa do Senhor à Igreja: "Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos." (Mt 28,20) (grifo meu). Será que o versículo quer dizer que após a consumação dos séculos, Jesus não estará mais com a Sua Igreja?


"Micol, filha de Saul, não teve filhos até ao dia de sua morte" (2 Sam 6,23) (grifo meu). O escritor sagrado quer dizer que depois de sua morte, Micol teve filhos?


Falando Deus a Jacó do alto da escada que este vira em sonhos, disse-lhe: "Não te abandonarei, enquanto não se cumprir tudo o que disse" (Gn 28,15) (grifo meu). Depois que se cumprir o que o Senhor disse, Ele então deveria abandonar Jacó?


Em Gênesis lemos: "[Noé] Soltou o corvo que foi e não voltou até que as águas secassem sobre a terra" (Gn 8,7) (grifos meus). Aqui não significa que o corvo voltou após as águas secarem, o que se quer é dar ênfase ao fato de que ele não voltou, mostrando que as águas finalmente secaram.


Desta forma, em Mt 1,15, não significa que depois do parto José deveria "conhecer" Maria. O Evangelista quer mostrar aqui o milagre da encarnação do Verbo, que aconteceu por obra do Espírito Santo, sem a intervenção do homem (cf. Is 7,14).


A palavra "irmãos" na Escritura Sagrada
Nossos irmãos protestantes alegam que em diversos lugares, o Evangelho fala dos "irmãos" de Jesus, como por exemplo: "estando Jesus a falar, disse-lhe alguém: eis que estão lá fora tua mãe e teus irmãos querem ver-te" (Mt 12, 46-47; Mc 3,31-32; Lc 8,19-20).


É importante dizer que nas Sagradas Letras, as palavras "irmão", "irmã", "irmãos" e "irmãs" podem denotar qualquer grau de parentesco. Isto porque, as línguas hebraica e aramaica não possuem palavras que traduzem o nosso "primo" ou "prima", e serve-se da palavra "irmão" ou "irmã". A palavra hebraica "ha", e a aramaica "aha", são empregadas para designar irmãos e irmã do mesmo pai, e não da mesma mãe (Gn 37, 16; 42,15; 43,5; 12,8-14; 39-15), sobrinhos, primos irmãos (1 Par 23,21), primos segundos (Lv 10,4) e até parentes em geral (Jó 19,13-14; 42,11). Existem muitos exemplos na Sagrada Escritura.


Observamos no Gênesis que "Taré gerou Abraão, Naor e Harã; e Harã gerou a Ló" (Gn 11,27). E Ló então era sobrinho de Abraão. Contudo no mesmo Gênesis, mais adiante Abraão chama a Ló de irmão (Gn 13,8).


Ainda em Gn 14,12, o Evangelho nos relata a prisão de Ló; e no versículo 14 observamos: "Ouvindo, pois Abraão que seu irmão estava preso, armou os seus criados, nascido em sua casa, trezentos e dezoito, e os perseguiu até Dã".


Jacó se declara irmão de Labão, quando na verdade era filho de Rebeca, irmã de Labão (Gn 29,12-15).
Assim a qualificação de alguém pela palavra "irmão" ou "irmã" em relação ao Senhor, não significa necessariamente que fossem irmãos de fato. A única certeza que se pode ter neste caso é que eram parentes do Senhor.


A quem os Evangelhos chamam de "irmãos" do Senhor?
Os Evangelhos qualificam algumas pessoas como "irmãos" do Senhor. A primeira referência que encontramos está em São Mateus, onde lemos:
"Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?" (Mt 13,55).


Uma passagem correspondente encontramos em São Marcos:
"Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs? E ficaram perplexos a seu respeito" (Mc 6,3).
Identificando os "irmãos" de Jesus


Vimos que São Paulo dá testemunho da Tradição Apostólica de identificar Tiago, filho de Alfeu, como irmão do Senhor Jesus. Lembremos que este Tiago tem com irmãos Judas Tadeu e José.
Ora, exatamente os nomes Tiago, Judas e José que encabeçam a lista dos "irmãos" de Jesus na lista dos Evangelistas, lembremos:


"Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs? E ficaram perplexos a seu respeito" (Mc 6,3) (grifos meus).
"Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?" (Mt 13,55) (grifos meus).


Identificando a mãe dos "irmãos" de Jesus
Para ficar ainda mais claro que Tiago, José e Judas são primos de Jesus, vamos identificar mãe deles.
Os evangelistas relataram que além da Mãe de Jesus, outras mulheres estavam próximas ao calvário. Vejamos:


"Havia ali [no Calvário] também algumas mulheres que de longe olhavam; tinham seguido Jesus desde a Galiléia para o servir. Entre elas se achavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu" (Mt 27,55-56) (grifos meus).


Segundo São Mateus eram elas: Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e José e a mãe dos filhos de Zebedeu. Com efeito, Tiago e José que também são irmãos de Judas Tadeu tem por mãe uma Maria que não é a mãe do Senhor. Os filhos de Zebedeu são Tiago Maior e São João, cuja mãe também estava na cena da crucificação.


"E também estavam ali algumas mulheres, olhando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago o menor e de José, e Salomé" (Mc 15,40).
São Marcos eram elas: Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e José que também são irmãos de Judas e Salomé. Em concordância com São Mateus, Salomé só pode ser a mãe dos filhos de Zebedeu, isto é, a mãe de Tiago Maior e São João. Novamente a Maria mãe de Tiago, Judas e José não é a Maria mãe de Jesus. Esta Maria tinha por marido Alfeu.


"Estavam junto à cruz de Jesus sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria [esposa] de Cleofas, e Maria de Mágdala" (Jo 19,25).
São João identifica Maria esposa de Cleofas como tia de Jesus, isto é, irmã de Santa Maria. Ora, sabemos que Tiago Maior e São João não são primos de Jesus, caso contrário seriam chamados "irmãos do Senhor"; assim, Salomé não é a Maria esposa de Cleofas.
Esta Maria, esposa de Cleofas, é a mãe de Tiago, José e Judas.


Portanto, estes "irmãos" de Jesus, são na verdade seus primos, filhos de Maria, tia de Jesus.
Como na antiguidade os homens normalmente eram conhecidos por dois nomes, alguns acreditam que Cleofas é o outro nome de Alfeu. Outros sustentam a tese de que Cleofas é o marido de um segundo casamento de Maria, tia de Jesus. Com efeito, somente Tiago é referido como filho de Alfeu, enquanto se diz apenas que Judas e José são seus irmãos.


Sendo Alfeu e Cleofas, a mesma pessoa ou não, isso não oferece qualquer problema, pois de fato Tiago, Judas e José, são filhos de Maria, tia de Jesus; não importando se Tiago Menor é filho de Alfeu e Judas e José filhos de Cleofas.


Conclusão
Os "irmãos" de Jesus são seus primos, filhos da irmã da Mãe do Senhor, cujo nome é também Maria; são eles Tiago, José, Judas Tadeu e Simão. Este é o testemunho da Sagrada Escritura e da Memória dos primeiros cristãos.


Alessandro Lima


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por

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* Terra: 7 bilhões de pessoas! O problema não é a superpopulação, mas a “eugenia”.

 

dezembro 9th, 2011

Nuno Marques




Os profetas do apocalipse que andam por aí espalhando o terror sobre o aquecimento global, as mudanças climáticas e pondo a culpa na quantidade de pessoas que vivem sobre a terra (7 bilhões), dizendo que já ultrapassamos o limite, contam com a ignorância das pessoas, a sua boa fé e com preguiça natural e, fazer cálculos.


Tudo esse alarme para  forçarem as suas teses eugênicas de redução da população mundial.
Vejam só esses dados:


1.   Crescimento da população mundial desde 1800
a.    1804 = 1 bilhão
b.    1927 = 2 bilhões (crescimento médio de 0,81% a.a)
c.    1959 = 3 bilhões (crescimento médio de 1,56% a.a = aumento que coincide com as grandes melhoras das condições de vida, queda da mortalidade infantil, novas curas, etc)
d.   1974 = 4 bilhões (crescimento médio de 2,22% a.a = continua a melhora da medicina e das condições de vida e disponibilidade de alimento)
e.    1987 = 5 bilhões (crescimento médio de 1,92% a.a)
f.     1998 = 6 bilhões (crescimento médio de 1,81% a.a)
g.   2011 = 7 bilhões (crescimento médio de 1,28% a.a)
h.   2015 = 8 bilhões (crescimento projetado de 1,02 a.a)
i.     2043 = 9 bilhões (crescimento projetado de 0,69% a.a)
j.     2083 = 10 bilhões (crescimento projetado de 0,27% a.a)


Conclui-se que em 2100 a maior parte das pessoas vai morar em asilos. Logo depois desaparece a vida humana na terra. Nem vai precisar chegar o fim do mundo.


2.   O mundo produz atualmente cerca de 13 milhões de toneladas de alimentos por dia (disponíveis ao consumo o que significa que a produção é maior devido ao alto índice de perda desde o campo até à mesa). Isto significa 1,7 kg de comida para cada um dos 7 bilhões. Mais do que suficiente, embora muito mal distribuídos. Aqui sim, tem que ser feito um trabalho decente de incentivar desenvolvimento econômico mais homogêneo para não exista uns com tanto e outros com tão pouco.


3.   Se os 7 bilhões bebessem 2 litros de água por dia seriam consumidos 14 milhões de metros cúbicos de água. Isto significa apenas 2 horas e 35 minutos da vazão das cataratas do Iguaçu (que tem vazão média de 1500 m3 por segundo). Pelos vistos, água também não é problema. Mesmo assim temos de ter cuidado para não estragarmos a que existe.


4.   O peso dos 7 bilhões numa média per capita de 60Kg equivale a 420 milhões de toneladas, que é o mesmo que o Brasil produziu de minério de ferro. (este dado não tem nada a ver com população mas é interessante).


5.  Se colocássemos todos os 7 bilhões na razão de 4 pessoas por metro quadrado, ocuparíamos somente 1.750 Km2.  Isto equivale a pouco mais que o município do Rio de Janeiro. O resto seria um imenso deserto de gente.


E ainda vêm falar em excesso de população? Precisamos acordar para não sermos enganados pelos espertalhões e seus interesses escusos.


Fonte:http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/