sexta-feira, 15 de novembro de 2013

A obediência é prova de garantia e fidelidade a Deus!



Tenho lido bastante a bíblia e não tenho dúvidas de que ela direciona a minha vida. É a palavra que me orienta no caminho do bem, como também é a mesma, que me dá discernimento na forma de agir.


Hoje, com o surgimento de tantas igrejas e seitas, com a falsa impressão de que estão certos, chegando aos nossos lares através da Tv ou até mesmo pessoalmente, tentam tirar aquilo que nos é tão precioso, a fé solidificada, baseada no conhecimento, tradição e autoridade da Igreja.



A tradição, ao contrário do que se pensa, nos dá uma certa garantia de estarmos certos, pois tem sido repassado de pais para filhos, desde quando o Senhor Jesus Cristo veio ao mundo para nos libertar da escravidão do pecado.



Assim, a obediência que devemos ter em relação às autoridades eclesiásticas, à hierarquia da Igreja, nos leva à santidade. Vai sendo domado em nós, a rebeldia, o orgulho, a inesperiência, até chegarmos à santidade, pois sem ela ninguém poderá ver a Deus.



A princípio pensei que toda espécie de desobediência é do mal e até certo ponto é mesmo. Mas Deus que é infinitamente bom, utiliza até aquilo que é errado para o proveito comum.



Podemos ver isso com relação aos judeus, que não acreditam que Jesus Cristo ressuscitou dos mortos.



Na verdade, eles não acreditam que Jesus era "Jesus". Então, ao invés de Deus ficar furioso por não acreditarem na nova aliança, no novo testamento e nem na eucaristia, Deus utilizou essa desobediência ao sagrado para chegar aos pagãos, que não tinham nenhuma chance de salvação, segundo as leis da época.



Veja o que diz a palavra: Romanos 11, (30) Outrora, vós fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes a misericórdia, em conseqüência da desobediência deles. (31) Agora, são eles que desobedecem, dando ocasião à misericórdia de Deus para convosco, para que, finalmente, eles também alcancem misericórdia. (32) Pois Deus encerrou todos na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos.



Então, dá para perceber que a palavra de Deus é vida e que Deus é capaz de fazer de um erro um bem maior.



Mas, quero comentar um pouquinho sobre obediência:



Hb,13,17: obedecei aos vossos dirigentes e segui suas orientações, pois eles velam por vós como quem há de prestar contas. Que possam fazê-lo com alegria, e não com queixas, o que não seria vantajoso para vós.



Tt,3,1: Lembra a todos que devem sujeitar-se aos magistrados e às autoridades em geral, obedecer- lhes às ordens, ser prontos para toda boa obra.



A obediência é agradável a Deus e e de grande responsabilidade por quem comanda, visto que essas pessoas serão cobradas por Deus daquilo que fazem.



Então, com toda segurança, podemos obedecê-las mesmo que isso signifique estar em desacordo com aquilo que quero e planejo, a menos que seja algo que me leve a pecar.



Por isso, que aquele que está dando ordens deve ser prudente e deve fazer aquilo que Salomão fez em oração:



1Rs,3,9: Dá, pois, a teu servo, um coração obediente, capaz de governar teu povo e de discernir entre o bem e o mal. Do contrário, quem poderá governar este teu povo tão numeroso?”



Deus nos dá tudo o que necessitamos :Eclo,17,5: Concedeu aos humanos discernimento, língua, olhos, ouvidos e um coração para pensar; encheu-os de inteligência e instrução.



Depois que os hebreus receberam a Lei de Deus por meio de Moisés, esse povo exclamou: ´Tudo do que Iahweh falou, nós o faremos e obedeceremos´ (Ex 24,7). Esta era a vontade do povo, no entanto, sabemos que este mesmo povo prestou culto aos deuses dos pagãos.



Quando Josué conclamou o povo, a ser fiel a Deus, e só a Ele prestar culto na Terra que Deus lhes dava, o povo respondeu: ´A Iahweh nosso Deus serviremos e à sua voz e te obedeceremos(Js 24,24). Mas sabemos que após atravessarem o rio Jordão, e tomar posse da Terra esperada, esse povo não demorou a render aos deuses dos cananeus.



Isto mostra que não é fácil para nós, viver a fidelidade ao Senhor, pois também hoje os deuses falsos nos atraem, e querem ocupar os nossos corações.



Foi pela obediência que Jesus salvou a humanidade, porque fez exatamente o que o primeiro Adão recusou a fazer. Na obediência radical a Deus, Jesus desatou o nó da desobediência de Adão e nos reconciliou com Deus.



Da mesma forma, ensinam os Santos Padres, pela obediência de Nossa Senhora, ela desatou o laço da desobediência de Eva. A partir daí, a obediência a Deus passou a ser a marca principal daquele que crê.



A obediência é o melhor remédio para os males que o pecado original deixou em nossa natureza: orgulho, auto suficiência,vaidade, soberba,exibicionismo, etc.



Portanto, a obediência sempre foi e sempre será a prova e a garantia da fidelidade a Deus.





Augusta Moreira dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário