
Quando São Paulo apóstolo nos fala sobre os dons, ele menciona no Livro 1COR cap. 12 versiculo 10: a outro, o dom de milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas.
Isso significa que nós somos o corpo de Cristo e Ele quer usar a cada para compor esse corpo. Tanto que Ele subiu ao céu e distribuiu os dons. O bom é que precisamos uns dos outros para viver.
A escritura discerne os nossos pensamentos e intenções, porque é o Senhor que nos fala. Observe:
Livro HB cap. 4 versiculo 12: Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração.
O que mais ocorre conosco cristãos é o que acontece no próximo versículo que mencionarei, pois temos zelo por Deus, mas não sabemos lidar em determinadas situações. Analise:
Livro RM cap. 10 versiculo 2: Pois lhes dou testemunho de que têm zelo por Deus, mas um zelo sem discernimento.
Temos que avançar sempre naquilo que fazemos e vejo que é preciso nos moldar à palavra. Perceba:
Livro RM cap. 12 versiculo 2: Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito.
Olha o sentido figurado. A falta de discernimento é enorme:
Livro JN cap. 4 versiculo 11: E então, não hei de ter compaixão da grande cidade de Nínive, onde há mais de cento e vinte mil seres humanos, que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e uma inumerável multidão de animais?...
Estamos vivendo tempos difíceis, a insensatez está muito grande. Devemos vigiar e orar.Entenda:
Livro ECLO cap. 36 versiculo 21: O paladar discerne o gosto da caça; o coração sensato discerne as palavras enganadoras.
Nem vou comentar o próximo versículo, pois as palavras falam por si:
Livro MT cap. 16 versiculo 3: E, pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, sabeis discernir a face do céu, e não conheceis os sinais dos tempos?
O que fazer, meu Deus! Tenha misericórdia de nós.
Livro PR cap. 13 versiculo 16: Todo homem prudente age com discernimento, mas o insensato põe em evidência sua loucura.
Vou concluir com a célebre oração de Salomão:
Livro 1RS cap. 3 versiculo 9: Dai, pois, ao vosso servo um coração sábio, capaz de julgar o vosso povo e discernir entre o bem e o mal; pois sem isso, quem poderia julgar o vosso povo, um povo tão numeroso?
Que Deus nos dê este coração sábio.
Augusta Moreira dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário